Search

Conti Neto deixa história; Contas de 22 pela aprovação; Magrão no PL; e mais

Arroio perdeu um de seus mais sábios políticos

Durante os funerais do ex vereador e ex secretário de Obras Lourenço Conti Neto (União Brasil), sábado (16), em Balneário Arroio do Silva, passaram muitas lideranças. E elas contaram histórias que viveram com o segundo suplente de vereador.

Conti era atual segundo suplente de vereador, depois do pastor Elias (União Brasil), que assumiu a vaga na Câmara de Vereadores após Lei do Mar Azul (União Brasil) deixar seu posto para assumir a Secretaria de Obras, após Conti Neto deixar a pasta para descansar, já que estava com 76 anos de idade e alegava estar um pouco cansado.

De acordo com a família, Lourenço adoeceu apenas 25 dias antes de vir a óbito.

Das histórias contadas durante os funerais estão a abertura de 2 estradas quando Conti era secretário de Obras na primeira gestão do Arroio, a de Juca Borges (PPB). A abertura da estrada da Avenida Santa Catarina rumo à Praia da Caçamba rendeu uma briga com um grupo de moradores armados de foices e pás. A outra abertura, da estrada da Praia da Meta até o CTG Galpão de Estância, chegou a render a prisão do secretário de Obras.

Em um dos momentos do velório, estavam presentes vereadores que participaram da primeira até a atual legislatura, como Adão Serrano (MDB), Paulo Fatia (MDB) e Lei do Mar Azul (União Brasil).

 

Parecer pela aprovação das contas de 2022

O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE) divulgou na última semana o parecer pela aprovação das contas anuais do exercício de 2022 da gestão do prefeito de Araranguá, Cesar Antônio Cesa (MDB).

 

Definida comissão de recesso na Câmara

Durante a última sessão do ano, realizada na sexta, 15, na Câmara Municipal, os vereadores elegeram a comissão representativa durante o recesso que acontece entre os dias 18/12/23 e 08/01/2024, quando as atividades administrativas e legislativas ficam suspensas na casa. O vice-presidente, Marcio Tubinho (PP), o segundo vice-presidente, Jorge Luiz Pereira (PP), e o segundo secretário, Samuel Nunes (PSD), foram os escolhidos e serão os vereadores responsáveis por responder qualquer eventualidade e tomar as decisões necessárias neste período.

 

DNIT interdita trecho da BR-101 para manutenção

De acordo com nota da Secretaria de Obras de Araranguá nesta terça-feira, dia 19/12, a partir das 8h, o Governo Federal irá bloquear o trânsito no antigo traçado da BR-101 entre o trevo de acesso à ponte Giácomo Mazzuco e a ponte principal de acesso ao bairro Cidade Alta, e que também estará fechada, para manutenção da via, que será realizada pela empresa Neovia Engenharia.

O retorno está previsto para quarta-feira, dia 20/12.

 

Magrão no PL

Na manhã de sábado, 16/12, em Sombrio, o vereador Adriano Magrão (PRTB), em um encontro com o diretório do PL anunciou pretensão de participar do próximo pleito como candidato pelo Partido Liberal. Deve fazer a migração na janela de março de 2024.

A reunião aconteceu com a presença de membros do executivo e lideranças do bairro Santa Fé, comunidade do vereador Magrão, que colocou à disposição entrar no time do governador Jorginho Mello (PL) e Bolsonaro (PL), e a da prefeita Gislaine da Cunha (MDB), de quem era adversário em 2020, quando apoiou a candidatura de Clodoaldo Patrício (PRTB).

 

Ordem de serviço pra calçamento

A Rua Lages, que fica no bairro Santa Fé, em Balneário Gaivota, recebe pavimentação com lajotas.  A Ordem de Serviço foi entregue na tarde de segunda-feira, 18/12, pelo vice-prefeito Jonatã Coelho dos Santos (PL), presidente da Câmara Felipe Santos (PSDB), vereadores Jaison Leal Pereira (PSDB), Maria Nunes (MDB), Josimar Ramos Borges (PSDB), Anderson Joaquim “Nando” dos Santos (PSD), Procurador Jurídico Fernando Borges, diretor de Obras, Roberto Marques e diretor Machadinho. A Administração Municipal autorizou a empresa MGR Pré Moldados Ltda a iniciar os 505,70m – Licitação 65/2023 – Termo de Contrato nº 075/2023, de R$ 326.475,31. O prazo de execução será de 180 dias consecutivos.

 

Câmara barra nova tributação sobre armas e munições

Durante a votação da reforma tributária, na noite de sexta-feira (15), a bancada bolsonarista conseguiu barrar o artigo 153, que previa novo imposto sobre armas e munições. O texto foi derrubado por 293 votos a 198 para alegria da deputada Júlia Zanatta (PL), uma das principais porta vozes da pauta armamentista.