Search

Quero-quero vira atração ao fazer ninho e chocar ovos

Aberto ao público no dia 3 de maio, o Parque Belinzoni constitui-se em um verdadeiro paraíso da fauna e flora. Assim, aqueles que visitam o local – aberto diariamente das 7h às 17h, inclusive aos fins de semana e feriados – vez por outra podem surpreenderem-se com plantas ou animais que vivem naquele habitat natural.

 

 

 

Nesta quarta-feira, o zelador do parque, Peterson Boeira compartilhou conosco imagens do ninho de quero-queros. As aves moram no local, alimentando-se de insetos, moluscos e sementes. Os quero-queros recebem atenção dos zeladores, que ajudam a preservar seu ninho e zelam pela segurança.

 

 

No início da convivência, as aves eram ariscas, saindo em disparada ao presenciar qualquer tipo de movimento. Hoje, já permitem uma aproximação, desde que não haja movimentos bruscos e barulho. O pássaro até resolveu chocar seus ovos próximo as trilhas ecológicas do parque.

 

 

Com um grito singular, o quero-quero é o primeiro a avisar quando um possível perigo. Apesar de ter um esporão na asa, usa isso para assustar, porém raramente ataca para ferir.

 

 

O Vanellus chilensis, nome científico do quero-quero, pode ser encontrado em toda América do Sul e Central. O tempo de reprodução deles ocorre entre fim de agosto e início de dezembro.