Search

Frente Parlamentar do Cooperativismo, em Honduras, fala da experiência brasileira

Cooperativismo no Brasil é destaque durante palestra na Conferência Regional de Cooperativas das Américas, em Honduras. O painel com a participação da deputada Geovania de Sá mostrou cases bem-sucedidos de atuação conjunta governo-setor cooperativista na formulação de políticas públicas para o setor.

O Sistema da Organização de Cooperativismo Brasileiro (OCB) e o papel da Frente Parlamentar do Cooperativismo foram destaques durante o painel “Incidencia y políticas públicas para el impacto cooperativo en la economía real” (Advocacia e políticas públicas para o impacto cooperativo na economia real)”, durante a 23ª Conferência Regional de Cooperativas das Américas, na cidade de Comayagua, em Honduras. O painel teve o objetivo de debater cases bem-sucedidos de atuação conjunta governo-setor cooperativista na formulação de políticas públicas para o setor.

A Superintendente Sistema OCB Brasil, Tania Zanella apresentou o modelo da entidade com representação política institucional do cooperativismo.

“O Sistema OCB é a entidade de cúpula de representação dos empreendimentos cooperativistas no Brasil. Atualmente, representa 20,5 milhões de famílias cooperadas, 4.693 cooperativas, que geram 520 mil empregos diretos nas 27 Unidades da Federação. O cooperativismo tem contribuído de forma pujante para o desenvolvimento sustentável de nosso país. Nosso modelo de organização empreendedora preza por valores como a gestão democrática, o desenvolvimento profissional dos associados e a atuação visando o crescimento sustentável das comunidades nas quais o cooperativismo está presente”.

A superintendente enfatizou ainda que o cooperativismo brasileiro vive um momento de grande crescimento e profissionalização.

“Nossas cooperativas têm aumentado sua participação econômica e contribuído para o desenvolvimento social de nossas comunidades. Segundo dados do IBGE, o cooperativismo brasileiro está envolvido em pelo menos 53% da produção agrícola do País. Já as cooperativas financeiras, segundo dados do Banco Central, as cooperativas de crédito somam R$ 456 bilhões em ativos totais, quarto maior entre as instituições financeiras nacionais. Seu crescimento em 2022 chegou aos 23,5%, bem acima da média de crescimento do Sistema Financeiro Nacional, que foi de 7% no período”.

 

O papel da Frente Parlamentar

A deputada federal Geovânia de Sá apresentou o papel da representação da Frente Parlamentar do Cooperativismo.

“Somos uma bancada suprapartidária, que trabalha solidária e coordenadamente na defesa dos interesses do cooperativismo. Além de sermos uma importante ferramenta de aproximação dos líderes do setor com o processo político-decisório. Atuamos em conjunto, OCB e Freencop, para assegurar o adequado tratamento tributário ao cooperativismo na Constituição Federal”.

A parlamentar destacou o texto da PEC 45/2019 aprovado na Câmara dos Deputados que inclui dispositivo para contemplar o adequado tratamento ao ato cooperativo.

“Nós conseguimos fazer que o Senado Federal aprovasse o texto que mantém os avanços conquistados na Câmara, garantindo ao cooperativismo: segurança jurídica, competitividade e sustentabilidade do modelo de negócios. Seguimos mobilizados para que a nova rodada de deliberação na Câmara dos Deputados mantenha as conquistas do cooperativismo”, concluiu Geovania.