Search

Sessão Solene para entrega da Comenda do Legislativo na Alesc

Concedida anualmente pela Assembleia Legislativa como reconhecimento aos que se destacaram por seu compromisso social e empreendedorismo em prol do estado, a edição 2023 da Comenda do Legislativo Catarinense será conferida a 43 personalidades, instituições, entidades e empresas. A entrega das homenagens ocorrerá na noite de segunda-feira (20), a partir das 19 horas, em Sessão Solene no Plenário Deputado Osni Régis do Palácio Barriga Verde, em Florianópolis.

A cerimônia será aberta pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro de Nadal (MDB). A Comenda permite aos parlamentares reconhecer ações que tenham contribuído para tornar o Estado mais desenvolvido, mais justo e mais humano.

Instituída pela Resolução nº 002 de 2008, a Comenda unifica as homenagens concedidas pelo Parlamento Estadual e prestigiam, sem qualquer diferenciação, todos os contemplados.

Indicados de forma democrática pelos deputados estaduais, os homenageados têm em comum a dedicação ao bem-estar dos catarinenses. Cerca de 400 pessoas são aguardadas para a solenidade.

 

Os deputados e seus homenageados:

Altair Silva – Mauro Cesar Finco
Ana Campagnolo – Rafael Cassiano da Silva
Antídio Lunelli – Ralf Sebold
Camilo Martins – Nazareno Martins (ex deputado)
Carlos Humberto – Nelson Nitz (in memoriam)
Delegado Egídio Ferrari – Anselmo Firmo de Oliveira Cruz
Dr. Vicente Caropreso – Leonardo Fausto Zipf
Emerson Stein – Roderjan Diehl Volaco
Estêner Soratto – Padre Raimundo José Ghizoni
Fabiano da Luz – Jandira Alves
Fernando Krelling – Lourival Ruthes
Ivan Naatz – Pedro Cascaes Filho
Jair Miotto – Leodoro Fernandes da Silva
Jerry Comper – Francisco Graciola
Jessé Lopes – Vilmar Guedes
José Milton Scheffer – Rotary Club de Sombrio
Julio Garcia – Associação Beneficente Anjos Mineiros
Lucas Neves – Roberto Rogério do Amaral
Luciane Carminatti – Jeruse Maria Romão
Marcius Machado – Orlando Cattoni
Marcos da Rosa – Pastor Nilton dos Santos
Marcos Vieira – Acaert
Mario Motta – Antonio Obet Koerich
Marquito – Analucia de Andrade Hartmann
Massocco – Renato Garibotti
Matheus Cadorin – Adriano Bornschein Silva
Mauricio Eskudlark – Rafael Mirando da Silva
Maurício Peixer – Mario Cezar de Aguiar (Fiesc)
Mauro de Nadal – Márcia Stuelp e Carlos Eduardo Sanchez
Napoleão Bernardes – Valmir Müller
Neodi Saretta – Domingos Pellizzaro
Nilso Berlanda – Marcello Corrêa Petrelli
Oscar Gutz – Manoel Arisoli Pereira
Padre Pedro Baldissera – Padre Marcelo Fernandes de Aquino
Paulinha – Gilberto Tomazoni
Pepê Collaço – Arilton Barreiros de Souza
Rodrigo Minotto – Fernando da Silva Comin (promotor)
Sargento Lima – Reinaldo Antônio Baldessin
Sérgio Guimarães – Daniel Paladino
Sergio Motta – Antonio Hillesheim
Tiago Zilli – Roberto Gabriel Salvaro
Volnei Weber – Grupo Copobras

 

Fernando da Silva Comin receberá a Comenda do Legislativo Catarinense

O ex-Procurador Geral de Justiça de Santa Catarina (PGJ/SC), Fernando da Silva Comin, receberá na próxima segunda-feira (20) a Comenda do Legislativo Catarinense. A sessão solene para a outorga acontece a partir das 19h, na Assembleia Legislativa. A proposição é de autoria do deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT). Comin atualmente integra o Conselho Nacional do Ministério Público.

Fernando da Silva Comin é Mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade de Lisboa. Atuou como Promotor de Justiça nas Comarcas de São José do Cedro, São Miguel do Oeste, Mafra, Chapecó, Joinville, Itajaí e Balneário Camboriú. Foi Procurador Geral de Justiça, entre 2019 e 2023 desenvolvendo projetos que contribuíram para uma instituição mais eficiente, resolutiva e próxima das pessoas.

“Uma honra poder homenagear o amigo Fernando Comin, que desempenhou um grande papel a frente do Ministério Público de Santa Catarina. Sua gestão inovadora e moderna alcançou resultados que aproximaram o MP da sociedade, num esforço de transformação social. Sua trajetória profissional merece esse reconhecimento da Assembleia Legislativa”, pontua Minotto.

“Receber a Comenda do Legislativo Catarinense me traz uma dupla satisfação. Primeiro, porque se trata da maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa. Segundo, por ter sido uma indicação do deputado Rodrigo Minotto, um parlamentar que a gente admira e que tem feito muito por Santa Catarina. Prestar essa homenagem aos que construíram o nosso Estado é relembrar a história”, coloca Comin.

 

Deputado Estêner Soratto irá homenagear Padre Raimundo Ghizoni com a Comenda do Legislativo Catarinense de 2023

Sandra Regina Cascaes da Silva, afilhada de Raimundo, receberá o título em nome do Sacerdote, que faleceu no último dia 6.

 

O Padre Raimundo Ghizoni (1925-2023) será homenageado com a Comenda do Legislativo Catarinense de 2023, em uma cerimônia marcada para esta segunda-feira (20), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, às 19h. A indicação da homenagem foi feita no início do ano pelo Deputado Estadual Estêner Soratto.

“Eu tinha um carinho muito especial pelo Padre Raimundo Ghizoni, pois ele foi quem me batizou. Também reconheço a importância do seu trabalho para toda a sociedade, por isso, não pensei duas vezes em escolher ele para receber esse título”, explicou o Deputado.

O Padre foi convidado para a homenagem ainda em vida, mas infelizmente faleceu no último dia 6, aos 98 anos, em Tubarão. Como uma forma de reconhecimento pelo serviço prestado à comunidade ele ainda será o nome que vai receber o título. Sandra Regina Cascaes da Silva, afilhada de Raimundo, estará presente na sessão solene para receber a Comenda.

“Meus pais tiveram a brilhante ideia de convidá-lo para ser meu padrinho de batismo. Desde então, ele me acompanhou em todos os momentos da minha vida e da minha família. Agradeço a Deus por ter me permitido estar ao seu lado até seus últimos dias de vida terrena”, expressou a afilhada.

A Comenda do Legislativo Catarinense é a mais alta distinção da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, homenageando personalidades e instituições que se destacaram por seu compromisso social e empreendedorismo em prol do Estado.

Raimundo José Ghizoni, natural de Braço do Norte, foi ordenado em 1949, na Catedral de Florianópolis, por Dom Joaquim Domingos de Oliveira. Como Sacerdote, atuou em São Ludgero, Araranguá e Criciúma, mas foi em Tubarão onde passou a maior parte de sua vida, onde chegou a desempenhar o papel de Pároco da Catedral e sendo peça fundamental na construção da nova Catedral Diocesana da cidade.

Padre Raimundo Ghizoni, ainda, fundou a Fundação da Assistência e Cultura à Infância Tubaronense, atualmente APROET, em 1955. A instituição tem como objetivo promover ações voltadas para crianças e idosos, estabelecendo Centros de Promoção e Educação Infantil, Jardins de Infância, Creches, Grupos de Idosos, Cursos e Oficinas de Trabalho, visando sempre o atendimento preferencial de assistência social, promoção e educação.