O Dia Mundial dos Pobres, lembrado no dia 19 de novembro, é uma iniciativa da Igreja Católica estabelecida pelo Papa Francisco em 2017.
A intenção é sensibilizar as pessoas em relação à situação dos pobres no mundo inteiro, promover a solidariedade e a partilha como formas de combater a pobreza e as desigualdades sociais.
Em Araranguá, o domingo foi de encontros e muita emoção no Centro de Pastoral do Santuário Diocesano de Nossa Senhora Mãe dos Homens. O evento reuniu famílias assistidas pela Pastoral Social da igreja.
“Neste dia realizamos muitos atendimentos em diferentes áreas, desde consultas psicológicas, avaliações físicas, atendimentos voltados à beleza e promoção do bem estar, palestras e informações sobre saúde. Um dia especial sobretudo para as crianças que tiveram um domingo marcado por diversões e brincadeiras”, enfatiza o reitor do Santuário, Pe. Jonas Emerim Velho.
Dia Mundial dos Pobres busca encorajar as pessoas a se envolverem em ações de solidariedade
Por meio de empresas, centros de ensino e universidades que participaram empenhadas e de maneira voluntária, o Santuário busca amenizar os problemas diários de quem sofre com as desigualdades e faltas de oportunidades.
Neste ano, apenas as famílias atendidas e cadastradas na Pastoral Social foram contempladas com o momento de partilha, a ideia, porém, é aumentar o número de pessoas envolvidas para as próximas edições para que mais famílias sejam assistidas pela igreja.
Homilias deste domingo marcadas pelo pedido de partilha, amor e caridade!
No final do evento, os participantes foram convidados a participar da Santa Missa às 19h no Santuário, assim como na homilia do Papa Francisco na Basílica de São Pedro, o reitor Pe. Jonas Emerim Velho reforçou a necessidade de olharmos para os pobres, cada vez mais “invisíveis na sociedade”.
Da Basílica de São Pedro, o Papa Francisco em sua homilia dominical lembrou:
“Quando se pensa nesta multidão imensa de pobres, a mensagem do Evangelho resulta clara: não enterremos os bens do Senhor! Ponhamos em circulação a caridade, partilhemos o nosso pão, multipliquemos o amor! A pobreza é um escândalo”, enfatizou.