Search

Municípios da região decretam situação de emergência por causa das chuvas

Praia Grande em situação de emergência

O município de Praia Grande enfrentou fortes chuvas que afetaram todas as comunidades entre o final da tarde de sexta-feira (17) e a madrugada de sábado (18). Localidades inacessíveis, com alagamentos ocasionados por 202 milímetros de chuva em 24 horas.

O prefeito Elisandro “Fanica” Machado (PP) decreta situação de emergência e lidera uma força-tarefa com todas as secretarias para prestar assistência às famílias afetadas. Somente em 2023 este é o terceiro decreto emergencial – em menos de cinco meses – por tragédias climáticas.

Os trabalhos iniciaram à partir de 1h30min de sábado em conjunto com os bombeiros e Defesa Civil. A Prefeitura trabalha para restabelecer todos os acessos.

O idoso Alenir Rodrigues Pacheco, 70 anos, da comunidade do Rio do Boi, foi levado pela correnteza na madrugada e seguia desaparecido até a manhã de domingo (19). A casa foi arrastada e acredita-se que ele estava dormindo no momento do incidente.

O balanço de sábado (18) mostrava 90 pessoas desabrigadas e que foram para casa de familiares e conhecidos. Além destas, 24 pessoas desalojadas foram levadas para o ginásio de esportes do município.

As localidades que ficaram isoladas são: Alto da Esperança, Mãe dos Homens, Pedra Branca, Corujão, Aparecida, Rio do Boi e Passo Fundo.

No bairro Pé da Serra 10 casas foram inundadas; no bairro 1º de Maio o alagamento atingiu 25 residências. Ficaram interditadas ainda a Estrada da Pintada (PGR-010), a SC-290 na Serra do Faxinal e a rodovia de acesso ao Rio do Boi, onde uma ponte desabou.

Praia Grande também teve o abastecimento de água interrompido na manhã de sábado (18) em todo município. A Prefeitura teve que distribuir água potável às comunidades isoladas à partir de sábado. O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) Água dos Canyons informou que a rede adutora de abastecimento foi afetada em vários pontos.


Sombrio em situação de emergência

A Força Tarefa de Sombrio se reuniu na tarde de sábado (18), com a presença da prefeita Gislaine Cunha (MDB), vice-prefeito Jeriel Isoppo (MDB), membros da Defesa Civil, representantes do Governo do Estado, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, direção do Instituto Maria Schmidt.


Após o Decreto de Situação de Emergência, a equipe se reuniu para encaminhar as medidas a serem tomadas após as fortes chuvas, ventos e granizo que atingiram a região nesta madrugada. A tempestade deixou ruas alagadas, postes e árvores caídos, causando estragos em diversos prédios públicos como escolas e unidades de saúde, residências e, em especial, o Hospital Dom Joaquim, que passa por uma interdição.

Sombrio sofreu com alagamento de estradas após chuvas de 120mm em 12 horas.

Houve avarias em telhados de residências, pontos comerciais, escolas e outros prédios públicos, postes e árvores caídas. Famílias foram removidas de suas casas. 

 

Hospital Dom Joaquim interditado

O HDJ foi atingido em cheio na madrugada de sábado (18), em várias alas, e danos na parte elétrica. De imediato, pacientes foram transferidos para o Hospital Regional de Araranguá.
Ainda na tarde de sábado, aconteceu uma operação para transferência de pacientes para outros hospitais. Foram utilizadas viaturas do setor da Saúde e do Samu 192 e ainda aeronave do Saer-Sarasul.

Além disso, pacientes do Dom Joaquim serão atendidos em uma unidade municipal adaptada especialmente para atender a esta demanda.

 

Distribuição de lonas e telhas

Os sombrienses que tiveram problemas com o telhado de suas residências, puderam recorrer à Prefeitura Municipal para receber lonas. A partir deste domingo (19) iniciou o cadastramento para o recebimento de telhas, entre 9 e 16 horas, com apresentação de comprovante de residência e documentos pessoais.

Prejuízos para Educação  

Escolas e Centros de Educação Infantil de Sombrio e a Casa da Cultura sofreram danos em decorrência da tempestade desta madrugada. A Secretaria de Educação trabalha no levantamento dos danos.

O maior estrago registrado foi na Escola de Educação Básica Catulo da Paixão Cearense, no centro do município, que ficou praticamente sem telhado, com forro vindo abaixo.  

 

Alagamentos em Passo de Torres

A prefeitura de Passo de Torres informa se preparou para auxiliar comunidades atingidas pelas fortes chuvas que causaram alagamentos no município na madrugada desse sábado (18). O Executivo reuniu as secretarias, bombeiros e Defesa Civil para fazer levantamento dos estragos e iniciar os trabalhos emergenciais após 48 horas de grandes volumes de chuvas.

O prefeito, Valmir Rodrigues (PP) colocou o Salão da Terceira Idade à disposição para acolher famílias. A Prefeitura trabalha para recuperar ruas alagadas, abrir valos e fazer limpeza e drenagem nos bairros mais afetados, Misturama, Praia Azul e Ribeiro.

 

Balneário Gaivota em Situação de Emergência

Na madrugada deste sábado (18), a tempestade com fortes ventos, chuva torrencial e enxurradas causaram uma série de prejuízos, nas áreas urbanas e rural de Balneário Gaivota. A força do temporal derrubou postes na região da Figueirinha, árvores, destelhou parte da sede do CTG Sul Catarinense e um galpão de festas, ruas, avenidas, estradas, calçadas e a enxurrada abriu buracos em diversos pontos.

 

O prefeito Everaldo “Kekinha” dos Santos (PSDB) e vice-prefeito Jonatã Coelho (Republicanos), junto com as equipes da Defesa Civil, secretaria de Obras, Agricultura e Pesca e servidores criaram uma força-tarefa.

A enxurrada causou erosão, danificou o calçadão da Avenida Beira Mar e na segunda, terceira e quarta avenidas.

Na segunda-feira, 20, nossas equipes vão iniciar a recuperação dos prejuízos.

 

Famílias alagadas recebem apoio da área Social

Por determinação do prefeito Kekinha Santos a secretaria de Assistência Social fez a entrega de cestas básicas para as famílias que tiveram suas residências alagadas com o temporal deste sábado (18). De acordo com a secretária Téia Santos, além dos alimentos distribuídos, ao longo da semana será feito um levantamento completo das necessidades de todas as famílias atingidas pelo temporal.