Search

Açude Belinzoni: tartarugas multiplicam-se e proporcionam show à parte

Você sabia que as tartarugas jamais colocam seus ovos dentro da água? 



Pois esta é uma das tantas lições diárias testemunhadas pelos zeladores do Parque Belinzoni, no Bairro Urussanguinha, que abriu suas portas para o público no dia 3 de maio e pode ser visitado diariamente das 7h às 17h. O acesso para o local, administrado pelo SAMAE em parceria com a Prefeitura de Araranguá, é livre. 

Caminhando pelas trilhas ecológicas do parque, os visitantes podem visualizar a presença de animais entre a vegetação ou no alto das árvores. Nesta semana, por exemplo, o zelador Narbar Eloy de Souza, teve o privilégio de fotografar uma tartaruga fazendo ninho e colocando ovos. Elas, que estão entre as atrações do açude, deslocam-se em meio a mata para realizar este ato.
Após colocarem os ovos, as tartarugas fazem uso da própria urina para umedecer o solo. Assim que nascem, depois da eclosão ovo, os filhotes de tartaruga seguem caminho em direção às águas do Açude Belinzoni, onde se alimentam de algas e matéria orgânica flutuante.
Os filhotes rompem os ovos e nascem após um período de incubação que varia entre 45 e 60 dias, dependendo de fatores como calor do sol, do sombreamento e regime de chuvas. A saída do ninho ocorre quase sempre à noite, estimulada pelo resfriamento da temperatura. Nessa hora, são menores as chances de serem atacados por predadores.