Search

MDB unido em Turvo; Fórum Regional do Turismo; Amin relatório da CPMI; e mais

MDB dá demonstração de unidade

A Convenção do MDB de Turvo domingo (15) marca um novo momento para o partido. A montagem da nova Comissão Executiva por acordo acabou contemplando todos os setores. A presidência ficou com o ex-vereador Esio Simão; o vereador Valcir Vassoler Milanêz (Zebra) é o 1º vice-presidente e o deputado estadual Tiago Zilli ficou como 2º vice-presidente. Completam a Executiva o ex vereador Hendel Maragno Pescador (tesoureiro); Thais Réus Biz (secretária); Heriberto Afonso Schmidt (secretário adjunto); vereadora Cleonice Lima Silvano (1ª vogal); Maria Adenir Gabriel (2ª vogal); o líder de bancada é o vereador Afonso Ribeiro Casteller; Albino Giusti (1º suplente); Selvino Londero (2º suplente); Luiz Lucinei Vitto (3º suplente); e Romanin Dagostin (4º suplente).

 

I Fórum Regional do Turismo

Coube a Praia Grande a missão de sediar a primeira edição do Fórum Regional de Turismo – Região Caminho dos Canyons. O evento começou na segunda-feira (16) e encerra quarta-feira (18) no Auditório da Ceprag.

Lideranças importantes debatem estratégias para unificar o turismo regional, com foco no desenvolvimento sustentável. A coordenação de Turismo é da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense é responsável pela organização.

Destaque para participação do secretário de Turismo de Santa Catarina, Evandro Neiva, que disse que o turismo tem que ser tratado como um negócio, com objetivo de dar lucro.

Na abertura do I Fórum, o prefeito Elisandro “Fanica” Machado; coordenador de Turismo e Cultura da Amesc, Jorge Scandolara Júnior; secretário de Turismo de Praia Grande, Célio Patrício; presidente da Amesc Almides da Rosa; gerente executivo da Amesc, Francisco Dielo; coordenadora do Sebrae do Extremo Sul Catarinense, Juliana Ghizo;  diretor técnico do Geoparque Mundial da Unesco Caminho dos Cânions do Sul, Gilslael Floriano; deputado estadual Tiago Zilli (MDB); presidente da Ceprag, Patrique Alencar; presidente do Colegiado de Turismo da Amesc, Itaionara Recco; gerente comercial da Urbia, Alexandre Hilgemberg; Helen Becker, presidente da Instância de Governança Regional – IGR Caminho dos Cânions; representantes da Casa Civil e dos deputados Zé Milton (PP), Geovania de Sá (PSDB) e Júlia Zanatta (PL).

 

Destino indefinido

O ex vereador Igor Batista (PL), que foi candidato a prefeito de Araranguá em 2020, disse à coluna que ainda não tem definição sobre as eleições de 2024. Fez uma conversa com o PSD, mas não bateu o martelo.

 

Amin contesta relatório

“STF foi agredido pelo Ministro da Justiça que não forneceu as imagens de 8 de janeiro que lhe pertenciam”, disse senador Esperidião Amin (PP) ao final da CPMI dos chamados “atos golpistas”, cujo relatório foi lido pela senadora Eliziane Gama (Cidadania) neste dia 17 de Outubro.

Na opinião do Senador, a CPMI chega ao seu final sem ouvir o lado da omissão.

“Nos foi impedido de ouvir o Ministro da Justiça, Flávio Dino, nos foi impedido avaliar o porquê a Força Nacional não foi acionada. Isso é um embuste e consta do relatório. O Supremo Tribunal Federal foi agredido pelo Ministro da Justiça que não forneceu as imagens de 8 de janeiro que lhe pertenciam. Não sei se o Ministro teve coragem de dizer ao Alexandre de Moraes que elas estão destruídas, até porque circularam por aí.  Além disso, as duas entrevistas do presidente Lula – 12 e 18/01 – que constam do relatório, em que ele disse claramente: “abriram a porta pelo lado de dentro”. É o retrato falado por um homem que fala uma linguagem popular e todos compreendem. Não houve invasão, houve omissão, cumplicidade!”.

 

Presidente afastado

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Herneus De Nadal, foi submetido, na última quinta-feira (12), a uma cirurgia de reconstituição da cartilagem do joelho esquerdo. O procedimento médico foi realizado sem qualquer intercorrência. A plena recuperação pós-operatória é estimada pela equipe médica em até 45 dias, período no qual Herneus ficará ausente das agendas presenciais do TCE/SC.