Search

Ecoturismo ofertado por Chalé atrai 150 visitantes anualmente para Jacinto Machado

O Chalé da Pedrinha, empreendimento localizado no interior do Município, tem apostado neste segmento turístico, e as atividades do local tem sido um importante colaborador para a economia local

O Ecoturismo é o tipo de turismo que, em termos proporcionais, mais cresce no mundo. A Região Sul, conhecida nacionalmente pelas belezas naturais, tem um grande potencial para expandir esse tipo de atividade turística. Jacinto Machado, cidade localizada aos pés do Parque Nacional da Serra Geral, tem se destacado entre os Municípios que atraem visitantes, seja pela sua localização privilegiada em meio a rios e cachoeiras, e também pela procura das pessoas em sair dos grandes centros urbanos e renovar suas energias na natureza.

O Chalé da Pedrinha, empreendimento localizado no interior de Jacinto Machado, tem apostado neste segmento turístico, e as atividades do local tem sido um importante colaborador para a economia local.

Anualmente, o Chalé atrai mais de 150 visitantes para a cidade. Desde 2020, ano de sua abertura, tem se mostrado importante para o desenvolvimento da região. Segundo a Extensionista Social da Epagri Jacinto Machado, Aline Hahn, o Chalé da Pedrinha é um bom exemplo do que o município tem de melhor a oferecer ao turista.

“Um local que além de aconchegante, está situado em meio à uma natureza exuberante. E o que mais destacamos é o engajamento dos empreendedores no desenvolvimento das ações de turismo do município, sempre dispostos a contribuir com todos os demais parceiros do trade”, enfatizou.

 

Uma experiência única no interior

O Chalé da Pedrinha é um refúgio em meio à natureza, que foi construído por Hélio Giusti, um agricultor que sempre sonhou em compartilhar sua conexão com a região. O Chalé proporciona aos visitantes uma experiência única de ecoturismo, permitindo que eles se desconectem do estresse da vida cotidiana.

De acordo com a gestora do empreendimento, Anibia Machado Giusti, a história do Chalé remonta ao desejo de Hélio de criar um refúgio próximo à Cachoeira da Pedrinha, localizada no interior da comunidade do Pinheirinho Alto, em Jacinto Machado.

“Esse cenário marcou a infância de Hélio e sua família, e após sua partida, a ideia de oferecer aos visitantes a mesma chance de apreciar a beleza natural que ele tanto admirava só cresceu”, explicou.

Situado aos pés dos cânions que separam Santa Catarina do Rio Grande do Sul, o Chalé é um recanto onde os sentidos são acariciados pela exuberância das paisagens.

“A piscina natural ao lado do chalé convida ao relaxamento, e a cachoeira, acessível após uma caminhada de uma hora e meia, é um verdadeiro presente da natureza. Lá, os únicos sons são o canto dos pássaros e o murmúrio do vento entre as árvores”, destacou Anibia.

 

Infraestrutura e acomodações

 

O Chalé da Pedrinha é uma verdadeira extensão do ambiente natural ao seu redor. Com capacidade para hospedar confortavelmente até oito pessoas, a acomodação proporciona uma experiência completa de ecoturismo, sem abrir mão do conforto.

“Internet, smart TV e eletrodomésticos, como fogão e geladeira, estão à disposição dos hóspedes, enquanto o charmoso fogão a lenha adiciona um toque rústico e acolhedor”, acrescentou a gestora.

Mariana Fischer, uma das turistas que se hospedou no local, compartilhou sua experiência em um dos sites de hospedagem onde é possível fazer reservas:

“A limpeza e estrutura do Chalé são impecáveis! O local é muito bem estruturado e completo, cozinha com muitos itens, roupas de camas são bem cheirosas e confortáveis. O local é maravilhoso, em meio a muita natureza, local de paz e tranquilidade”, falou.

Já Michael de Oliveira, outro hóspede encantado, disse que o lugar tem uma vista privilegiada.

“O lugar é simplesmente incrível, e o Chalé é lindo. Natureza na redondeza com uma vista mágica. O som dos pássaros  ao fundo torna o o lugar especial demais. Além disso, os anfitriões foram bem receptivos, dão total suporte para tudo, deixando todos bem tranquilos e bem à vontade”.

Atualmente, o Chalé da Pedrinha recebe visitantes semanalmente, sendo grupos de amigos, famílias ou casais. A gestora do Chalé, Aníbia, diz que a procura aumenta principalmente nos dias de intenso frio, por conta da altitude o aconchego que o fogão a lenha e o fogo de chão proporciona.

“Já no verão, a procura é por se refrescar em nossa piscina natural e cachoeira. Tem atração tanto para os dias frios quanto para os dias quentes por aqui”, salienta.

 

Da trilha ao descanso

O Chalé da Pedrinha oferece uma gama de atividades para conectar os hóspedes à natureza circundante.

“Os visitantes podem escolher entre trilhas guiadas com parceiros locais ou explorar os arredores por conta própria, com destaque para a descida até a piscina natural e a colheita na pequena horta. À noite, acender uma fogueira e preparar pizzas e pinhões no fogão a lenha e criar momentos memoráveis de convívio e descontração”, explicou a gestora.

Independente da época do ano, a hospedagem é uma opção que sempre agrada a todos.

“O inverno é especialmente procurado para desfrutar do aconchego e intimidade, enquanto o verão atrai visitantes em busca do refresco revigorante oferecido pela cachoeira”,.

Siga o @chaledapedrinha nas redes sociais e embarque nessa experiência.