Search

Comunicador Sarará recebe Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores

O vereador, Neno Fontoura (PSD), foi o autor Moção de Reconhecimento que emocionou todos na sessão de quarta, 11, na Câmara Municipal quando o respeitado comunicador, JOÃO BATISTA PEREIRA, conhecido popularmente como Sarará, teve seus relevantes serviços prestados à comunidade local reconhecidos.

A aprovação foi unânime, e os vereadores não pouparam elogios ao profissional que é um dos grandes nomes da comunicação no Sul Catarinense.

“Não poderia deixar de homenagear este grande profissional e homem de nossa cidade, que marcou a história de muitas outras pessoas com seu talento e voz, além de já ter ocupado assento nesta casa”, enalteceu o vereador, Neno Fontoura.

Familiares e amigos do homenageado acompanharam a sessão e relembraram seus grandes momentos.

 

Confira o histórico de Sarará defendido no plenário pelo autor da moção:

“João Batista Pereira – Sarará, natural de Araranguá, nasceu em 12/10/1952. Filho de: Gonçalves Tertuliano Pereira e Esthelita Máxima da Conceição Pereira. (ambos in memorian). Estudou nos Colégios: Castro Alves/Murialdo e Colégio Estadual de Araranguá. Em 1970, foi eleito Presidente do Grêmio Estudantil Felipe dos Santos, sendo que, com esse cargo adquiriu o direito de comandar o Programa A Hora do Estudante, na ZYT3, Rádio Araranguá AM – 1550 Kilowatts. Apartir daí, começou a substituir os locutores da rádio em algumas programações, na ausência dos mesmos. Em uma dessas substituições, passou a ocupar o lugar do locutor Manoel Antônio, por motivo do falecimento. Com a saída do locutor Mário Silva, passou a trabalhar como funcionário e locutor de fato da Rádio Araranguá, ao lado do apresentador/trovador e repentista Manoel Silvano de Souza, o saudoso Gula, no Programa Rancho de Palha, das 17 às 19 horas. Trabalhou como repórter externo em jogos de futebol e, em transmissões ao vivo, da inauguração do primeiro prédio da Caixa Econômica Federal em Araranguá, e em entrevistas na APAE. Também fazia cobertura e transmitia eventos sociais de Araranguá tais como: o carnaval do Grêmio Fronteira Clube, e do UCCA – União Clube Cidade Alta. Foi locutor do Programa A Hora do Recado entre outros Em 1976 casou-se com Maria Inês Pereira, na igrejinha de Sanga Grande, município de Meleiro. Tiveram três filhos: Aleon (45 anos), Lucas- in memóriam e Murilo (33 anos). Hoje tem 05 netos: Gabriel (21 anos); Mariah (10 anos); os Gêmeos Théo e Rhavi (03 anos) e a Maria (05 meses). Em 1982, candidatou-se a uma vaga de vereador na Câmara Municipal de Araranguá, indicado pelo Grupo Freitas, ficando de suplente. Sendo que, em 1983 assumiu o cargo por três meses, na licença do então vereador Davi da Silva Vaz. Como vereador, fez indicação para construção de um novo cemitério municipal, novas creches para o município e calçamento de várias ruas da cidade de Araranguá, sendo que, essas indicações não chegaram a ir para votação, devido ao término de seu mandato. Em 1984, com a saída da Rádio Araranguá e por intermédio do então Gerente da emissora Sr. Aduci José Vieira (in memóriam), fundou a empresa de sistema de som volante: Sarará Publicidade, João Batista Pereira, O comunicador, mais tarde com o slogam: Sarará Publicidade, faz o melhor comercial. Hoje, está aposentado, deixando para seu filho Aleon a empresa de publicidade volante e dedica-se a compromissos com a Paróquia Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens, através do Movimento de Irmãos Shalom e da Catequese do Matrimônio. Atualmente, continua como locutor/apresentador do tradicional Programa Rancho de Palha, na Rádio Araranguá 95.5 FM, somente aos domingos das 11 às 13 horas”.