Search

Primeiro oftalmologista de Araranguá recebe Título de Cidadania Honorária

A primeira sessão de outubro na Câmara de Araranguá, realizada nesta segunda, 02, foi marcada pela aprovação do projeto de lei que concede o Título de Cidadania Honorária ao primeiro médico oftalmologista da cidade, Dr. Evaldo Medeiros de Oliveira.

 

A autoria foi do presidente da casa, Luciano Pires a pedido do ex-presidente, Daniel Viriato Afonso, que é amigo da família do reconhecido médico.

“Pelos relevantes serviços prestados à sociedade araranguaense, pela história de vida e dedicação à cura da visão de nossa população, pela constituição de família em Araranguá, e pelo amor com que trata nossa cidade se declarando araranguaense, é mais que merecida esta homenagem”, defendeu, o presidente, Luciano.

 

Para Evaldo, o reconhecimento marcou um importante momento em sua vida de quase 50 anos de profissãoe mais de 40 anos sóem Araranguá. Prestigiaram a sessão sua esposa, Nazaré Grechi, seus filhos Liana e Elton e amigos.

 

Conheça a história de Dr. Evaldo:

 

“Em 1980 o município de Araranguá passou a contar com os serviços do primeiro oftalmologista disposto a atuar na cidade: Dr. Evaldo Medeiros de Oliveira – formado no Rio Grande do Sul e com especialização médica concluída no Rio de Janeiro poucos anos antes.

O jovem médico escolheu o município por ser próximo da sua cidade natal, Tubarão, aonde toda a sua família residia. Aluno dedicado, colecionou na infância diversos títulos de reconhecimento pelas notas que obteve durante o primário e ginásio, fatos que fizeram com que a família investisse em sua formação em medicina – que era um sonho desde os seus 14 anos.

Evaldo foi bolsista e passou por muitos obstáculos para manter-se na Universidade Federal do Rio Grande do Sul a também na residência médica, mas nunca se abalou e permaneceu firme em conquistar o sonho profissional.

Alguns meses depois que chegou à Araranguá, casou-se com Nazaré Grechi em 1982, e da união nasceram os filhos Liana e Elton, hoje dentistas de formação e profissão. Em 2023 quando completou 73 anos de idade, Dr. Evaldo tem motivos de sobra para comemorar, incluindo os 46 anos de profissão.

Ele coleciona muitas marcas positivas em seu currículo como ser o primeiro oftalmologista a atuar na cidade e somando mais de 500 mil atendimentos de pacientes no Sul Catarinense e Norte Gaúcho.

Seu consultório localizado no edifício Osvaldo Cruz no Centro, onde também foi o primeiro centro médico da cidade, funciona até hoje.

Apesar de estar atualmente aposentado, Dr. Evaldo não deixou de atuar como oftalmologista por entender a importância de seu trabalho na vida dos seus pacientes que se tornaram grandes amigos”.