Search

Deputada Geovania de Sá recebe homenagem da Empresa Diamante Geração de Energia

Reconhecimento destaca o trabalho da parlamentar em prol da aprovação da Lei que viabilizou o Programa de Transição Energética (TEJ)

 

A deputada federal Geovania de Sá, durante visita às instalações do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda (CTJL), em Capivari de Baixo, na sexta-feira, 29, foi agraciada com uma homenagem organizada pela Diamante Geração de Energia, atual gestora dos ativos da empresa.

 

A surpresa, conforme o presidente do Conselho da Diamante Geração de Energia, Jorge Nemr, foi pensada em reconhecimento ao trabalho realizado pela parlamentar em prol da aprovação do projeto que implementou a Lei 14299/22, que viabilizou o Programa de Transição Energética Justa (TEJ).

 

“A relatoria da deputada, bem como o esforço de diversas outras pessoas envolvidas nesse processo, foi fundamental para a continuidade da cadeia produtiva do carvão no Sul de Santa Catarina e nos dá uma perspectiva até 2040. A visita dela, aqui, para conhecer de perto a nossa realidade muito nos honra. Esse reconhecimento é uma homenagem necessária”, destaca Nemr.

 

A cadeia produtiva do carvão mineral movimenta R$ 5 bilhões em Santa Catarina. Entre os anos 2019 e 2022, quando a desativação das usinas termelétricas começou a ser cogitada, Geovania, juntamente com outros colegas catarinenses, realizou a mobilização e articulação no Congresso Nacional em favor do PL que deu origem ao Programa de Transição Energética Justa.

“Além do impacto econômico, o encerramento das atividades das termelétricas iria resultar no fechamento de 21 mil postos de trabalho, um cenário inimaginável para a nossa região. A Jorge Lacerda é responsável pela geração de 25% da energia consumida em nosso estado. São as termelétricas que apóiam o sistema nacional de distribuição de energia, garantindo a segurança energética do país, não podíamos pactuar com uma iniciativa que resultaria em sérios problemas para o nosso país”, pontua Geovania ao destacar o esforço realizado para a aprovação do texto relatado por ela na época.

 

O Programa de Transição Energética Justa visa a promoção de uma transição energética justa para a região carbonífera em Santa Catarina, com base nos impactos ambientais, econômicos e sociais e a valorização dos recursos energéticos e minerais alinhada à neutralidade de carbono a ser atingida em conformidade com as metas definidas pelo Governo Federal.