Search

Três dias de festa para homenagear timbeenses e agricultores

Em mais uma edição da festa, município teve grande presença de público e atividades para todas as idades e gêneros. 

No último final de semana Timbé do Sul estava em festa. A Prefeitura Municipal preparou três dias de comemorações para os munícipes e visitantes, na Praça Central. 

Na sexta-feira (22) as atividades foram iniciadas com a Feira da Agricultura Familiar. Para divulgação e valorização da história, a Rádio Araranguá realizou uma programação especial, estando durante todo o dia com transmissão diretamente do município. 

Já pela noite o palco apresentava as luzes típicas de uma festa animada. Com a cerimônia de abertura, autoridades do município comentaram sobre os desejos para as comemorações.

“Agradecemos a todos que fizeram com que Timbé se emancipasse, o esforço dos nossos antepassados, às viagens a Florianópolis em estrada de chão, aos vereadores que sem salário dedicavam a vida para a busca de recursos, a cada agricultor que no braço e na foice abriram picadas para que este município acontecesse. Quero agradecer a cada pessoa que trabalha e pensa ao futuro de Timbé do Sul. Que Deus nos abençoe para ser um município melhor e próspero”, desejou o prefeito Roberto Biava.

 

Para animar a noite, o show gospel de André Teixeira e Banda trouxe em forma de música, palavras aos fiéis. 

No sábado (23), dia do aniversário de 56 anos de emancipação político administrativo de Timbé do Sul, as atividades iniciaram com a Feira da Agricultura Familiar, com a comercialização de alimentos, suculentas, material produzido no CRAS pelos idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, APAE com vendas de bebidas e pastéis, Engenharia Ambiental do DNIT BR 285 com a apresentação de animais taxidermizados, Turismo de Timbé do Sul e Geoparque da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul com material aos presentes. 

 

No início da tarde foi a vez do passeio ciclístico.

“Nem a chuva atrapalhou a presença dos participantes, famílias completas. No início do passeio a chuva estiou e foi possível passar pela praça central, com o acompanhamento da Policia Militar”, contou o vice-prefeito, Acélio Baesso. Foram sorteados brindes e bicicletas aos mais de 120 participantes.

 

Para a noite, a missa rezada pelo Padre Ezequiel Dal Pozzo reuniu religiosos. No palco central, o padre se apresentou junto do Grupo Picumã. Com a praça cheia, quem foi responsável pela festa, às 22hs, foi a banda gaúcha Os Serranos, que tocaram e cantaram os maiores sucessos da banda. Remix Som fechou as noites de festa.

“Queremos agradecer a Deus pela realização de mais um evento. Tivemos um público bom, dentro do esperado. Agradecemos a todos que participaram e colaboraram. A festa foi bonita, muitos tratores, muitos caminhões. Pessoal realmente aderiu. Foi um evento feito para o povo e todos aproveitaram muito”, destacou o presidente da CCO e secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Timbé do Sul, Elias Donadel.

 

As festividades de domingo (24) iniciaram com parque infantil para as crianças na praça. O desfile de tratores de máquinas agrícolas foi o auge do dia. Dentre os que estiveram na passagem, foi iniciado com o desfile dos cavaleiros que representam os tropeiros diante do desenvolvimento de Timbé. Crianças também puderam desfilar com os minitratores conhecidos como Jhondeerzinhos, trazendo toda a delicadeza e beleza. A Fanfarra Municipal esteve presente com a manifestação artística dos participantes diante da marcha e apresentação. Os jeepeiros estiveram presentes esboçando a temática do grupo, em contribuir com doações. Também foi prestado um minuto de silêncio pelas vítimas e famílias enlutadas neste último fim de semana em Timbé.

 

Logo após os tratores, caminhões, carretas e demais veículos agrícolas passaram pela população mostrando a força do agro na região e para o Brasil.

“Foram mais de 260 veículos que participaram do desfile. Gostaríamos de agradecer a todos os agricultores, todos os envolvidos que fizeram com que esta festa acontecesse, a família que estiveram presentes e todas as pessoas que passaram por aqui. Fizemos um evento para família. Preparamos com muito carinho para que todos pudessem apreciar”, declarou o prefeito.

 

Foram sorteados aos participantes mais de R$ 18 mil em prêmios.

 

Ao meio dia a população pode almoçar no Salão Paroquial. Já a tarde a Domingueira da Terceira Idade animou os presentes. A Banda Fórmula 1 foi a responsável pela música na praça no fim de tarde. Já a noite a Banda Matusa tocou e cantou as canções de todas as épocas e estilo, remetendo lembranças dos presentes.