Search

R$ 30 milhões em investimentos em Ermo; fantasma da queda de arrecadação na Amesc; 3 chapas em Timbé e Araranguá; e mais

Prefeito comemora 30 anos e faz balanço do governo

O prefeito Paulinho Della Vechia (PL), de Ermo, reuniu lideranças na Câmara de Vereadores do município para comemorar os 30 anos de emancipação político-administrativa e para lançar documentário ao alusivo ao aniversário.

Ao lado do presidente Edson “Bafinho” Zauer (PP) e do presidente da Câmara de Vereadores, Rogério Fagundes (PSD), Paulinho anunciou números próximos a R$ 30 milhões em investimentos (Governo Federal, Governo Estadual e recursos próximos) até o final de 2023.

Marcaram presença André Fernandes (PL), representando o governador Jorginho Mello (PL); Robson Pizzolo (PL) – representante da deputada federal Júlia Zanatta (PL); e Daison Scheffer, representante do deputado Zé Milton (PP).

 

Foram 7 mandatos

O município foi emancipado em 19 de Setembro de 1993, quando Altamiro Schmidt (MDB) era vice-prefeito de Turvo, na gestão de Adoaldo Teixeira (MDB). Com a emancipação Ermo fez em 1996 a primeira eleição com urnas eletrônicas do país. Foi eleita uma chapa única com Altamiro Schmidt (MDB) e um vice do PPB (hoje PP) para governar de 1997 a 2000, simultaneamente a Primo Menegalli (PSDB) em Araranguá. Na eleição seguinte, em 2000, reeleição de Schmidt quando MDB e PP bateram chapa. O segundo prefeito eleito em 2004 foi Marquinhos Leone de Oliveira (DEM, hoje PSDB) – 2005 a 2008, que foi reeleito pelo PSD e ficou de 2009 a 2012. O terceiro prefeito foi Zica Cadorin (PSD) de 2013 a 2016, também reeleito para mandato de 2017 a 2020. Em 2020, Paulinho Della Vechia (pelo MDB) foi eleito e deverá buscar a reeleição em 2024. O município teve 3 prefeitos reeleitos e Paulinho (agora no PL) quer manter a tradição. Deve manter a mesma chapa com Edson “Bafinho” Zauer (PP) de vice, apoio do MDB, PSD e Republicanos.

 

Duas festas em uma

Timbe do Sul comemora 56 anos emancipação político-administrativa, sob comando do prefeito Betinho Biava (PP) e do vice Teio Baesso (União Brasil). De 22 a 24 de Setembro o município comemora seu 56º aniversário também realiza a Festa do Agricultor, cujo ponto alto é o desfile de máquinas e tratores na manhã de domingo.

 

Fantasma da queda na arrecadação

A redução dos ganhos com impostos devido à redução do preço mundial das commodities (grãos especialmente), somado à redução na arrecadação do Imposto de Renda e a redução do consumo com eventual retorno aos municípios, mais a queda no Fundo de Participação dos Municípios no bolo geral da União, fez com que alguns municípios implantes de forma preventiva o turno único na administração. Medidas como redução na concessão de abonos e na realização das horas extras, além das demissões de cargos comissionados começam a assombrar os gestores municipais em todo o país. Não é surpresa para ninguém se estas medidas atingirem alguns municípios da Amesc. Alguns já começaram pela implementação do turno único para enxugar custos.

 

Timbé pode ter 3 chapas

Dia 29 de Setembro deve acontecer a convenção do PL de Timbé do Sul para ratificar o nome de Robson Pizzolo, o Tainha, como pré-candidato a prefeito do Município. Ele deve se somar a Vilmar “Belinha” Mafioletti (PP) e Marlon Arcaro Panatta (MDB) como nomes para disputa em 2024 para sucessão de Betinho Biava. O PSDB, mais uma vez, poderá ser o fiel da balança nas eleições.

 

Efeitos do encontro do PP e do PL

A inevitável aproximação entre PP e PL de Araranguá deverá acontecer e as lideranças começam a costurar as conversas. Deve acontecer na quinta-feira (21), na sede do Progressistas, uma conversa entre as lideranças dos partidos. A proposta do PL deverá ser de ser cabeça-de-chapa para tentar atrair o bolsonarismo para a eleição. Da mesma forma, a coligação de César (MDB) e Tano (PSD), que deverá ter 7 ou 8 partidos, deverá afastar-se do PT, que hoje é base, para evitar uma polarização PT-PL nas eleições. Com isso, cria-se a tendência de 3 chapas em Araranguá: MDB/PSD – PL/PP – PT/partido de esquerda (chapa para unificar os partidos mais à esquerda, exceto PDT, que irá com Cesar).

 

Plantio de árvores

Dia 21 de Setembro, em Araranguá, às 13h30min, no Parque Belinzoni, acontece um evento alusivo ao Dia da Árvore, promoção conjunta entre Prefeitura, Samae e Fama.

 

Turismo

Gislael Floriano e Marcelo Biava serão homenageados na Câmara de Timbé do Sul pelos relevantes serviços prestados ao turismo regional. A iniciativa é do vereador Gelson Polenta (MDB) que terá como co-autora a presidente da Câmara de Vereadores Renata Biava (PP). A moção irá a votação na sessão de 25/09.

 

Deu no Fantástico

A denúncia do final de semana na revista eletrônica da Rede Globo mexeu com os ânimos políticos de Florianópolis, quando um suposto esquema de corrupção – não um caso isolado de cobrança de propina, colocou em cheque um dos prefeitos que mais surfava em ondas tranquilas, Topázio Neto (PSD e ex Republicanos), herdeiro do mandato do então prefeito Gean Loureiro (União Brasil). Até então a reeleição era tida como tranquila. Resta saber se a cobrança de propina por um chefe de divisão para liderar obras com dificuldades ambientais irá respingar ou não no prefeito.