Search

Publicado novo calendário de plantio da soja em SC

Deputado Valdir Cobalchini, que teve a confirmação na semana anterior, compartilha novo calendário

 

Conforme já adiantado pelo deputado federal Valdir Cobalchini em suas redes sociais, o Ministério da Agricultura e da Pecuária alterou o calendário da semeadura de soja em Santa Catarina. A Portaria nº 866/2023, foi publicada oficialmente nesta sexta-feira (15), após solicitação do parlamentar, junto ao superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA/SC), Fúlvio Neto.

 

Com o novo documento, foi oficializada a alteração do calendário, que passou de 100 para 120 dias. A medida contempla as regiões oeste, sul e planalto norte catarinense. O novo cronograma será de 2 de outubro a 30 de janeiro de 2024.

 

Cobalchini comemora a publicação:

“O tema teve a sensibilização que merece. Fizemos um trabalho em conjunto e, finalmente, temos uma boa notícia para o produtor. O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o Superintendente, Fúlvio Neto, foram fundamentais neste processo. Após levarmos o apelo dos produtores para a mudança de data, houve muita dedicação para reverter a situação. Hoje, compartilhamos essa conquista”, enaltece.

 

Cobalchini explica que a mudança viabiliza a safrinha de soja, plantada em algumas regiões do estado, assim como outras culturas em sucessão, como o milho.

“Permitiremos o incremento de aproximadamente 450 mil toneladas do cereal e 150 mil toneladas da oleaginosa por safra”.