Ex governador Moisés visita Araranguá na véspera da passagem do governador Jorginho; cenários; e mais

Moisés reforça aliança do Republicanos com MDB de Araranguá

O presidente estadual do Republicanos, ex governador Carlos Moisés da Silva, baixou em Araranguá na manhã desta quinta-feira (14) para se reunir com o prefeito César Cesa (MDB) e com lideranças do partido, que hoje é comandado pelo presidente local, o ex vereador Marco Antônio Mota – que foi candidato a deputado estadual nas últimas eleições, junto o vice-presidente André Alves, que deixou o PSDB.

A visita serviu para ratificar a decisão já tomada pelo partido de apoiar a coligação MDB/PSD nas próximas eleições. Carlos Moisés já havia afirmado durante entrevista à Post TV dia 21 de Agosto, que o partido seguiria apoiando César e Tano nas eleições de 2024. A mesma posição foi reafirmada pelo único deputado do partido no estado, o Bispo Sérgio Motta, em sua passagem por Araranguá.

Participaram da conversa alguns pré-candidatos a vereador pelo Republicanos, mas, a presença do vereador Luiz da Farmácia (PL) chamou a atenção, já que seu nome é especulado para sair do partido e se filiar ao Republicanos em março de 2024.

O Republicanos deverá fazer parte de uma frente ampla que irá apoiar a candidatura à reeleição de César e Tano, com MDB, PSD, PDT, Avante, PSDB/Cidadania e União Brasil.

Depois da conversa com o prefeito e atualização sobre os pagamentos feitos pelo Governo do Estado (do pix rebatizado de TEV), Moisés seguiu com César para visitar algumas obras em andamento com recursos liberados durante a gestão do ex governador Moisés.

 

 

Republicanos na Amesc

Moisés faz agenda como líder partidário com passagem pelo Sul do Estado e promessa de girar o estado inteiro para fortalecer o Republicanos, partido no qual se filiou depois de ter deixado o PSL, onde se filiou para vencer as eleições de 2018.

Além de sua passagem por Araranguá, Carlos Moisés, ao lado de Motinha, esteve em Balneário Arroio do Silva, onde almoçaram com o prefeito Evandro Scaini, no acampamento da Semana Farroupilha. Conversaram ainda com as lideranças do partido em Ermo, Sombrio e Santa Rosa do Sul.

O partido tem apenas Scaini na região da Amesc e o vice prefeito de Maracajá, Volnei Rocha, que em princípio não estará na chapa de Aníbal Brambila (PSD) em sua tentativa de reeleição. O prefeito do Arroio ainda não definiu se permanece ou não no Republicanos, já que foi sondado por PSD, União Brasil, Progressistas, PDT, entre outros. Evandro tem dito que a definição será em março. Não tem pressa porque sua reeleição é dada como certa, independente da sigla que levar seu grupo político.

Em Ermo, em princípio, o Republicanos deve apoiar a reeleição do prefeito Paulinho Della Vechia (PL), junto com MDB, PP e PSD.

Em Santa Rosa do Sul, o partido deve apoiar a reeleição de Almides Roberg da Rosa (PSDB).

Em Balneário Gaivota, o vice-prefeito Jonatã Coelho, que havia sido eleito pelo PSL, foi para o Republicanos, mas deixou a sigla depois da derrota de Moisés, deixando o partido desarticulado. Deve se filiar ao PL para concorrer a vice de Kekinha dos Santos (PSDB).

Notadamente, o partido precisa se reorganizar e o fim das coligações proporcionais não favorece partidos pequenos e médios, como é o caso do Republicanos.

 

Jorginho Mello nas inaugurações

Expectativa para a vinda a Sombrio nesta sexta-feira (15) do governador Jorginho Mello (PL) e da secretária de Saúde Carmem Zanotto (Cidadania), para inauguração dos 10 leitos de UTI pediátrica no Hospital Dom Joaquim. O deputado federal Daniel Freitas (PL), que é um dos apoiadores desta causa, já confirmou presença, para a inauguração junto da prefeita Gislaine Cunha (MDB) e do Instituto Maria Schmitt.

Em Criciúma, às 10h30, haverá a inauguração do Centro Lúdico de Inovação e Criatividade do Bairro da Juventude. A tarde, 14h, com a inauguração de oito leitos de UTI do Hospital Materno Infantil Santa Catarina. Em Forquilhinha, 15h30, inauguração da Usina de Asfalto do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da AMREC, que atenderá 3 municípios: Maracajá, Forquilhinha e Nova Veneza. Em princípio, a inauguração seria dia 16/9, mas com a vinda do governador, ela foi adiantada para esta sexta-feira, dia 15. Anibal Brambila (Maracajá), José Claudio Gonçalves (Forquilhinha) e Rogério Frigo (Nova Veneza), via Programa SC Mais Asfalto, do Governo do Estado de Santa Catarina e Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da AMREC, tiveram investimento de R$ 8.753.850,17.

 

Nome que pode unir MDB e PP

O MDB de Jacinto Machado, presidido pelo empresário Herval Borges, faz sua confraternização de final de ano no dia 25/11. A expectativa é pela filiação do empresário Sander Just. Com ligações com o Progressistas, Just apoiou Gaiola Mezzari (MDB) porque são amigos pessoais. Esta amizade pode agora fazer com que Just se filie e seja candidato a prefeito, inclusive com apoio do Progressista. Caso ele não seja o candidato, o PP irá colocar uma nome para disputa.

 

Projeto InovAmfri/Promobis

O Programa Voz do Sul desta quinta-feira (14), recebeu Paulinho Bornhausen (PSD), ex deputado federal e ex secretário de Desenvolvimento Econômico de Santa Catarina, para falar do projeto que levará transporte público 100% elétrico intermunicipal para 11 cidades da região de Itajaí (Bombinhas, Itapema, Porto Belo, Ijajaí, Navegantes… até Luiz Alves). Investimentos previstos (em dólares) de pelo menos 340 milhões: 90mi via Banco Mundial e 30mi dos cofres dos municípios, e 220 mi da iniciativa privada.

Expectativa é de que este ideia se propague por todo o Estado e chegue ao Sul do Estado. Já houve interesse em Criciúma, além de Florianópolis e Joinville, com apoio do Programa Cidades Empreendedoras, do Sebrae.

 

Dupla deve se manter

O município de Ermo comemora no dia 19 de Setembro seu aniversário de Emancipação Político-Administrativa, sob o comando do prefeito Paulinho (PL) e de Edson Zauer, o Bafinho (PP).

 

Diversidade em debate

A 4° Conferência Municipal de Cultura acontece em Araranguá nos dias 18, 19, 25 e 26 de setembro de 2023, das 18h30 às 22h, no Campus da UFSC. A organização é da Prefeitura Municipal de Araranguá, por meio do Departamento de Cultura do Conselho Municipal de Política Cultural, e terá a participação do Senac. O novo Conselho tem Eduardo “Chico” Merêncio (Presidente), Valdemar “Nenê” Hahn (Vice-Presidente) e Gisele Fortunato (Secretária).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *