Search

O Desfile Cívico e a dança das cadeiras em Araranguá; aliados do Kekinha; e mais

Praticamente todos os vereadores de Araranguá passaram pelo palco de autoridades montado em frente ao Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens para o Desfile Cívico de 7 de Setembro. Eles dividiram o palco com autoridades militares, do poder Judiciário e secretários e diretores municipais.

Nos bastidores da homenagem à pátria conversas ao pé do ouvido que confirmam informações já trazidas pela coluna, especialmente no que diz respeito à troca de partido por parte de alguns vereadores.

 

PP deve reduzir
O Progressistas, que elegeu 4 vereadores em 2020, em março de 2024, deverá ficar apenas com Márcio Tubinho. Trocam de partido Diran Drewke e Jorginho Pereira, que devem ir para o PSD. A situação de Douglas Michels (PP) depende do que o partido fizer para as eleições. Caso Rogério Pessi seja candidato pela região da Barranca/Sanga do Marco, região de Douglinhas, ele pode ir para um dos partidos aliados de César Cesa.

 

PSD maior bancada
O PSD, que tinha a segunda maior bancada em 2020, com 3 vereadores, deve ampliar a bancada mesmo com a saída de Paulinho (que vai para o MDB) e Samuca (que vai para o União Brasil), amplia a bancada em 2024 com chegada de Diran, Jorginho e ainda Zico, que deixa o Avante. Neno Fontoura deverá ficar no PSD e a bancada passa a ter 4 vereadores.

Nomes como Ricardo Ghellere (ex PRTB) e Igor Batista (PL), que disputaram em 2020 como candidatos a prefeito, são cotados para concorrer pelo PSD.

 

MDB maior bancada
O MDB, que elegeu Tico Batista e Lena Périco em 2020, terá a companhia em março de 2024 de Paulinho (que deixa o PSD) e Nelson Soares (que deixa o PDT). Com isso, o partido passar a ter a maior bancada junto com o PSD.

 

Mais 7 cadeiras
MDB e PSD juntos já fazem a maioria da Câmara, que conta com outras 7 cadeiras. O PP fica com 2 ou 1 cadeira. O União Brasil deverá ter 3 cadeiras com a ida para o partido de Luciano Pires (Podemos), Samuca (PSD) e Diego Pires (PDT). O PDT fica sem vereadores, mas pode receber Jair Anastácio (PT). O Republicanos não tem vereador, mas pode receber Douglas do PP ou Luiz da Farmácia do PL.

Até aqui 12 cadeiras estão praticamente definidas, e 3 poder sofrer mudanças (Douglas, Jair ou Luiz da Farmácia).

 

Nova composição na Câmara

Caso Douglas (PP), Jair (PT) e Luiz da Farmácia (PL) permaneçam onde estão em março de 2024, a nova correlação de forças seria esta: ase do governo com 13 vereadores – 4 do MDB, 4 do PSD, 3 do União, 1 do PL, 1 do PT; oposição com 2 vereadores do PP.

 

Em busca de verbas


O prefeito de Balneário Gaivota, Kekinha dos Santos (PSDB), foi até o deputado estadual Marcos Vieira em busca de recursos para ajudar a minimizar os estragos com as chuvas de granizo.

 

PL com Kekinha
O Partido Liberal de Balneário Gaivota fez evento de filiação na última semana, dia 01 de Setembro, no salão comunitário de Rua Nova, com a presença dos prefeitos Eder Mattos, de Meleiro, Paulo Della Vecchia, de Ermo, deputado estadual Jessé Lopes, coordenador regional do PL, André Fernandes, presidente do PL de Araranguá Andresa Ribeiro, representantes dos deputados Daniel Freitas e Júlia Zanatta, coordenadora do PL Mulher regional Leidiane Serrão, entre outras lideranças partidárias.

O prefeito de Balneário Gaivota, Everaldo dos Santos (PSDB), Kekinha e Vice-prefeito Jonatã Coelho (Republicanos), marcaram presença ao lado do presidente do PL local Jailson Trajano, o Ita.

 

Araranguaense no topo da Ablasc

A araranguaense Carmem Espíndola é eleita presidente da Academia Brasileira de Letras e Artes de Santa Catarina.

 

PP e Republicanos com Lula
O Centrão leva mais 2 ministérios no Governo de Lula da Silva (PT), com 2 deputados. André Fufuca (PP/MA) assume o Ministério dos Esportes, no lugar de Ana Moser; e Silvio Costa Filho (Republicanos/PE) fica com o Ministério de Portos e Aeroportos em lugar de Márcio França (PSB), que assume o novo Ministério das Micro e Pequenas Empresas.