Search

Sombrio leva 57 delegações ao Desfile Cívico

Na manhã deste dia sete de setembro, o centro de Sombrio foi palco de um grande desfile cívico. O Dia da Independência do Brasil foi celebrado por 57 entidades, entre escolas, Organizações Não Governamentais – ONGs, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Centros de Tradições Gaúchas – CTGs, além da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, Lyons e outros.

Um grande público compareceu à Avenida Nereu Ramos, onde foi montado o palco principal e por onde passaram todas as delegações presentes no desfile, somando mais de dez mil pessoas.
No palco, estavam a prefeita municipal e o vice, todos os secretários e gestores municipais, vereadores, representantes das corporações da Polícia Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, padres e pastores.

A solenidade teve início com a execução do Hino Nacional, com o Grupo Som, Voz e Harmonia, projeto musical da Casa de Cultura de Sombrio.

A Secretária de Educação municipal declarou que acredita profundamente no poder de transformação da educação. De acordo com ela, o desfile visto hoje, começou a ser preparado por todas as escolas públicas municipais e estaduais, Centros de Educação Infantil – CEIs, creches filantrópicas, escolas privadas e entidades há bastante tempo, com ensaios dedicados, para apresentar ao sombriense.

Depois as delegações passaram uma a uma, uniformizadas, com fanfarras, faixas e cartazes, carros, viaturas e caminhões das corporações, alunos fantasiados e até os cães da Olhinhos de Mel tiveram seu lugar na avenida.

Alguns momentos especiais marcaram o desfile, como a apresentação de capoeira do ensino integral das escolas municipais Professora Nilza Matos Pereira e Alcides de Souza Pereira, das fanfarras com ensaios preparados do Instituto Educacional Madre Elisa Savoldi – IEMES e da Associação de Moradores do Bairro Januária – AMJA e do Hino Nacional traduzido para a Linguagem Brasileira dos Sinais – LIBRAS da Escola Professora Nair Alves Bratti, os aplausos de parabéns pelos 50 anos da escola Alda, além dos inúmeros personagens infantis e folclóricos que coloriram a Nereu Ramos nesta manhã.

Segundo a gestora municipal, Sombrio é um cidade modelo para muitas outras, que assim como o povo brasileiro, se adapta às adversidades e colhe bons frutos, transformando sua realidade, se tornando melhor a cada dia. “Sombrio é um pedacinho do Brasil que dá orgulho todos os dias. Sigamos unidos e sejamos a cada dia sendo um exemplo.”