Search

Chuvas Intensas Afetam Jacinto Machado: Comunidade de Tigre Preto Isolada devido à Ponte Danificada

Mais uma vez, a região do extremo sul catarinense passa por intempéries climáticas que afetam a sua população. Desde o sábado, 2 de setembro, até esta segunda-feira, 4, vários municípios têm sido castigados por um alto voluma de chuvas que provocam alagamentos e riscos de deslizamentos, segundo da Defesa Civil estadual. Ainda sob muita chuva, Jacinto Machado registrava algumas ruas alagadas e uma comunidade isolada, neste início de semana.

Com o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina recebendo chuva intensa, municípios próximos às encostas da Serra Geral estão sendo afetados com o alto volume de água que enchem os rios que cruzam a região. Em Jacinto Machado, embora a força da correnteza impressione, os rios se mantinham em seus leitos nesta segunda-feira.

“Estamos acompanhando e também recebendo frequentemente informações de moradores de várias comunidades mais próximas às encostas da serra. Por enquanto, verificamos o deslocamento de pedras na cabeceira da ponte sobre o rio Costão da Pedra, o que deixa Tigre Preto momentaneamente sem acesso”, informou o secretário municipal de Obras de Jacinto Machado, Valdir Furlanetto.

De acordo com o secretário, a ponte molhada foi afetada pela forte correnteza, que agora impede a passagem de veículos, isolando cerca de 40 famílias.

“A chuva cessando e o volume da água baixando – o que deve acontecer nesta terça-feira -, rapidamente fazemos o conserto da cabeceira, liberando o acesso ao Tigre Preto”, salientou.

Embora tenham sido registrados alguns alagamentos pontuais de ruas na área urbana, não houve residências afetadas e famílias desalojadas ou desabrigadas por conta das chuvas.

Com a previsão de continuidade do mal tempo até a manhã desta terça-feira, a expectativa é de que o nível dos rios suba um pouco mais. Por isso, a situação segue sendo monitorada no município.