Search

Araranguá se despede do ex vereador João Abílio Pereira

Faleceu neste sábado (2/9) o ex vereador e atual suplente do município pelo PDT João Abílio Pereira, que nasceu em 25/05/1955. Pereira atualmente residia na Praia dos Golfinhos, Balneário Arroio do Silva, mas fez sua trajetória como comerciante e depois vereador eleito vereador pela chamada Região das Areias. Era morador e tinha um comércio (Mercado Pereira) na comunidade de Vila Santa Catarina.

Em 2020, quando ainda era vereador concorreu como candidato pelo PDT e não conseguiu conquistar uma cadeira. Ele já estava lutando contra o câncer desde seu último mandato.

Ficou como primeiro suplente do partido atrás de Diego Pires e Nelson Soares. Seu filho Weliton Pereira (ex PDT) deverá seguir o legado político e ser candidato a vereador pelo PSD.

 

Trajetória vitoriosa

Em 2004 João Abílio Pereira conquistou uma cadeira pelo PSDB com 833 votos.  Depois se reelegeu desta vez pelo Democratas em 2008, ocasião em que o partido recebeu o ex-prefeito Primo Menegalli, que acabou disputando a eleição pela terceira vez contra seu ex vice Mariano Mazzuco (PP). Em 2012, Pereira foi eleito pelo PSD, que apoiou a eleição de Dilnei Almeida pelo PP. Depois, em 2016, João Abílio Pereira conquistou uma cadeira pelo PRB (atual Republicanos) com 860 votos. Trocou o PRB pelo PDT em 2020, onde disputou uma cadeira novamente, mas não conseguiu, ficou como suplente.

 

Secretário Municipal

Em 11 de Maio de 2015 assumiu o comando da Secretaria do Interior na gestão de Sandro Maciel (PT). Na ocasião, a pasta ainda contava com o subsecretário Leandro Gonçalves e com o diretor de Agricultura Douglas Michels – atualmente vereador pelo PP, e a secretária executiva Neiva de Fátima Cardoso.

 

Despedidas finais

O velório acontece desde esta noite deste sábado (2/9), 18 horas, (2/9) no Salão Comunitário de Santa Catarina. As exéquias acontecem no domingo (3/9) às 15 horas.

 

Foto memória

Na foto, Pereira, então vice-presidente da mesa diretora, recebeu a placa com o título “Moeda – o Guardião do Sul” em nome dos demais vereadores.