Fantasma do fechamento da receita federal
Em 2016, Dilma Rousseff (PT) ainda estava no governo, poucos meses antes de Michel Temer (MDB) assumir. Era um momento turbulento do país com impeachment de uma presidente. Naquela ocasião Araranguá tinha 2 deputados estaduais: Manoel Mota (MDB) e Zé Milton (PP). Há 7 anos atrás a Receita Federal só não foi fechada em Araranguá porque a região sul se mobilizou e fez pressão para dizer que era contrária ao fechamento.
Pois agora, o mesmo fantasma volta a assombrar.
Ao tomar conhecimento do possível fechamento da agência da Receita Federal na região, conforme portaria no Diário Oficial da União, representantes de diversas entidades locais e políticos se reuniram nesta noite de quinta-feira (31) na sede da Associação Empresarial de Araranguá e do Extremo Sul Catarinense (Aciva) para tratar do tema. O presidente da Aciva, Édio Kunhasky Júnior, chegou a cogitar que deslocamento pode ser para Florianópolis.
O encontro mobilizou Aciva, CRC, Sindilojas, Sindicont, CDL, Uama, Poderes Executivo e Legislativo, representados pela vereadora Lena Périco (MDB), vereadores Nelson Soares (PDT), Douglas Michels (PP) e Jair Anastácio (PT), representantes dos deputados Tiago Zilli, José Milton Scheffer, Júlio Garcia, Volnei Weber e Daniel Freitas. A discussão girou em torno dos impactos econômicos e burocráticos que o fechamento da agência poderia causar à região.
O grupo assina documento público contrário ao fechamento da agência e busca apoio dos deputados federais de Santa Catarina, além de uma reunião com os prefeitos da região para tratar sobre o tema.
DESPEDIDA DO X9
Esta semana não foi uma semana qualquer, pelo contrário, foi uma semana atípica. Primeiro, porque ela sucedeu a semana que a região do extremo sul foi atingido por chuvas de granizo e ventos que deixaram um rastro de prejuízos.
Depois, veio a morte do empresário do setor de eventos Joelson Mendes de Medeiros, o Xororó. Ele sempre tirava a segunda-feira para se dedicar ao pós-evento, e este foi o dia dedicado para a despedida dos amigos que cultivou ao longo de toda sua história.
Os funerais deram uma demonstração de sua relevância perante o meio em que ele atuava. Entre o velório e o sepultamento a Câmara de Vereadores de Araranguá, a Igreja Sagrada Família e o Cemitério, passaram todos os segmentos ligados ao entretenimento e à comunicação. Foi uma despedida digna de uma grande sujeito, empresário de tino para negócios e de grande prestígio.
SEIF CANCELA AGENDA NA AMESC
O gabinete do senador catarinense Jorge Seif (PL) comunicou ao prefeito de Ermo, Paulo Della Vecchia (PL), que não virá mais a região neste final de semana. Está cancelada a agenda que cumpriria em Ermo (Sítio Girabas), Sombrio e Balneário Gaivota. A Assessoria alega que terá que ficar em Brasília para uma compromisso. Seif almoçaria em Ermo, visitaria a prefeita Gislaine Cunha (MDB) em Sombrio e participaria de ato de filiação do PL na Rua Nova, em Balneário Gaivota.
TRANSFERÊNCIAS ESPECIAIS
A Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa de Santa Catarina-ALESC, anunciou durante reunião dos parlamentares nesta terça-feira, 29, que vai acompanhar de perto as transferências especiais que serão repassadas pelo Estado aos municípios. De acordo com o deputado Tiago Zilli (MDB) 667 processos estão autorizados para o pagamento.
CENTRO DO EMPREENDEDOR ARARANGUÁ
Os deputados estaduais da Bancada do Sul sinalizaram apoio à construção do Centro do Empreendedor Araranguá, projeto apresentado nesta terça-feira (29) por representantes da Aciva durante reunião na Assembleia Legislativa.
O projeto, orçado em R$ 6,14 milhões, prevê sala do empreendedor, auditórios, estrutura para cursos e eventos, e associações complementares.
Deputado Pepê Collaço (Progressistas), Tiago Zilli (MDB), Júlio Garcia (PSD) e Zé Milton (PSD) se comprometerem com aporte inicial de R$ 500 mil (emendas) para executar o projeto.
EXPECTATIVA DE CONVÊNIOS
O presidente do Republicanos de Araranguá, ex vereador Marco Antônio Mota, recebe nesta manhã de sexta-feira (01) o deputado estadual bispo Sérgio Motta (Republicanos), que irá se reunir com o prefeito César Cesa (MDB) em seu gabinete.
GEOPARQUES
O deputado estadual Tiago Zilli (MDB) estará na comitiva que viaja ao Marrocos para o “10º Encontro de Geoparques da Rede Global de Geoparques Mundiais da Unesco”, que terá ainda os prefeitos de Jacinto Machado – Gaiola Mezzari (MDB); Timbé do Sul – Betinho Biava (PP); e de Morro Grande – Keio Olivo (PP), e os representantes gaúchos. O grupo estará lá dia 13 e retorna dia 14 de Setembro.
AMPESC VAI PARA LITÍGIO
Ampesc Associação dos Mantenedores Particulares de Educação Superior (Ampesc) – descontente com a partição do Programa Universidade Gratuita – 25% Ampesc e 75% A Acafe, entrou com Ação Direta de Inconstitucionalidade para contestar o modelo.
PÓS GRANIZO
Foi ágil a entrega das telhas por parte da Defesa Civil Estadual aos municípios atingidos, especialmente São João do Sul, Santa Rosa do Sul, Sombrio e Balneário Gaivota.
MDB QUER AMPLIAR
O MDB elegeu 6 deputados estaduais em 2022 e pode aumentar a bancada porque o deputado estadual Delegado Egídio (PTB) da região de Blumenau foi convidado a ser o sétimo deputado do partido.
NOVA POSTURA
O deputado Tiago Zilli (MDB) disse que ao presidente do partido em Santa Catarina, deputado federal Carlos Chiodini (MDB), que o partido deve se preocupar mais com as futuras gerações do que com as próximas eleições.
DIA 11 DE SETEMBRO
Luciane Carminatti (PT) cumpre agenda em Brasília. Na volta deve retornar com o assunto “possível greve dos professores”.