Search

OPERAÇÃO: Polícias entram na Vila Samaria para cumprir mandados de busca e apreensão

As Polícias de Araranguá, desencadearam uma operação na Vila Samaria, conhecida popularmente como “Buraco Quente”. A ação policial aconteceu na tarde desta quinta-feira, 31. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos e pelo menos de 30 famílias que moram na comunidade, 20 tiveram a energia cortada por furto de luz – o famoso “gato”.

Segundo o delegado Regional, Diego de Haro, as Polícias contaram com o trabalho de dezenas de policiais. “É, de certa forma, um ambiente confinado. Apesar da abertura nos fundos da Vila Samaria, é importante que todos que façam a abordagem dessa natureza haja contenção. A participação das polícias, é importante também para que não haja nenhum tipo de situação ou evasão”, explica.

O tenente Naspolini, da Polícia Militar, um mandado de prisão em aberto foi cumprido. “Uma mulher, que estava foragida, foi presa. O nosso cão também fez o faro nas residências de busca. As equipes entraram nas casas, fizeram as abordagens, e após dominado o ambiente, o canil utilizou o cão para verificar se ainda havia armamento ou drogas não encontrados”, relata.

O delegado titular da DIC de Araranguá, Jair Pereira Duarte, foi quem comandou a operação. “Tínhamos a informação sobre o furto de energia, assim como sobre alguns moradores da localidade andarem armados. Optei então pelo mandado de busca e apreensão. Quanto aos cortes de energia será aberto o inquérito policial. A Celesc esteve no local e fez os cortes e a Polícia Científica a perícia”, contou.

Ainda de acordo com o delegado Jair, levando em consideração a situação precária e vulnerabilidade de algumas famílias, a Assistência Social do Município foi chamada para atender àqueles que ficaram sem luz. “Chamamos o social, para que possa ser regularizada a energia e que a Prefeitura dê um apoio às famílias quanto ao padrão, que a maioria não têm condições de pagar por isso”, diz.

Durante a operação, uma mulher foi presa e encaminhada à Penitenciária Feminina. Foram três mandados cumpridos por posse de arma de fogo – e segundo o delegado Jair, as armas até o momento não foram encontradas. “A investigação continua, o inquérito policial vai apurar o furto de energia nos próximos dias e todos os moradores serão ouvidos”, reforça o delegado.

Outro instrumento importante, que auxilia as Polícias, foi o acompanhamento áereo do SAER, fazendo o monitoramento de cima, em auxílio às equipes que estão em solo. A ação foi da Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Científica.