Search

Secretaria de Saúde de Sombrio inicia Grupo de Tabagismo

A Prefeitura Municipal de Sombrio, através da Secretaria de Saúde, iniciou na noite de ontem, 22, o Grupo de Tabagismo, com o objetivo de auxiliar aqueles que desejam parar de fumar, em um ambiente acolhedor, com apoio médico e psicológico.

O grupo será acompanhado por uma equipe multidisciplinar experiente, composta por médicos, assistente social, enfermeira, psicóloga, nutricionista, dentista, farmacêutico e fonoaudióloga, com atividades de acordo com as necessidades individuais e coletivas. Dispositivos auxiliares como medicamentos, adesivos de nicotina ou gomas de mascar poderão ser disponibilizados, caso seja indicado na avaliação médica.

Os participantes do Grupo de Tabagismo deixaram seu nome e telefone na assistência social da Secretaria Municipal de Saúde de Sombrio ou nas unidades dos bairros previamente, e foram contatados para o início das atividades.

Tabagismo

O tabagismo é uma doença e a Organização Mundial da Saúde o classifica como a dependência da nicotina, presente não só nos cigarros, mas em charutos, cigarros de palha, fumo de rolo e outros derivados.

A dependência oferece diversos riscos ao fumante e àqueles de sua convivência, sendo responsável pelo aumento e agravo do desenvolvimento de diversas doenças agudas e ou crônicas. O consumo excessivo do cigarro e derivados pode levar à doenças cardiovasculares, cânceres, em especial o pulmonar e de boca e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, além do agravamento de outras, como a hipertensão.