Search

Vereador Samuca propõe título de cidadania honorária ao prefeito de Meleiro

A homenagem do legislativo araranguaense tem a iniciativa do vereador Samuel Duarte Nunes, o Samuca (PSD), e o título concedido na sessão desta quarta-feira, 09 de agosto, às 19 horas

 

O Prefeito de Meleiro, EDER MATTOS, receberá o título de CIDADÃO HONORÁRIO DE ARARANGUÁ, na sessão da Câmara de Vereadores desta quarta-feira, 09 de agosto. A iniciativa é do vereador Samuel Duarte Nunes, o Samuca, em reconhecimento pelos serviços prestados à comunidade araranguaense.

EDER MATTOS é natural de Meleiro, filho de Manoel Mattos (in memoriam) e Adiles Daniel de Mattos, família tradicional que chegou a região no Distrito de Hercílio Luz. Seu pai atuava no hospital de Meleiro e posteriormente adquiriu sua própria farmácia.

 

Breve Histórico

Eder Mattos foi empreendedor desde moço e quando não estava na sala de aula, atuava na venda de fornalhas para fumicultores da região e depois criou sua própria empresa, uma vidraçaria.

Seguiu o caminho do pai na política e concorreu a vereador em Meleiro, tendo sido eleito em 1992, para o mandato de 1993/1996, foi presidente da Câmara de Vereadores no biênio 93/94, e retornou a Câmara em 2001 para o mandato 2001/2004.

A partir de 1996 passou a atuar no ramo de telecomunicações, destacando-se na venda dos primeiros celulares e em 2005 criou a empresa Sulcatarinense Telecomunicações, abrindo 10 lojas na região.

Em Araranguá sempre teve um bom convívio com a comunidade católica, desenvolvendo ações filantrópicas e na área política, tendo sido candidato a vereador em 2013 e a Deputado Estadual em 2014, em dobradinha com atual governador, Jorginho Mello, na época concorrendo ao cargo de deputado federal e eleito com grande votação.

Eder foi também fundador do PR no Município de Araranguá. É pesquisador e escritor, tendo lançado dois trabalhos, um contando fatos e fotos de Meleiro e a obra em Homenagem à Nossa Senhora Mãe dos Homens, em 2013. Em 2015 fundou o PSB em Meleiro e concorreu a prefeito, sendo vitorioso no pleito de 2016 para o mandato de 2017/2020. Em 2019 passou a integrar o partido PL, com o aval do atual governador Jorginho Mello e concorreu ao segundo mandato como prefeito de Meleiro na eleição de 2020, sagrando-se vencedor para o mandato 2021/2024. Sua paixão pela Cidade das Avenidas e pela história da cidade, fez com que o mesmo adquirisse o Casarão da Rua Coronel Apolinário Pereira, nas margens do Rio Araranguá, com mais de 100 anos para ser sua residência, lugar que chama de “minha terapia”.