Search

População ganha oito novos leitos de UTI no Hospital Dom Joaquim de Sombrio

Sob gestão do Instituto Maria Schmitt, o Hospital Dom Joaquim de Sombrio comemora mais um avanço de alta complexidade que irá transformar a realidade da saúde pública na região do Extremo Sul de Santa Catarina. A Unidade Hospitalar inaugurou oito novos leitos de UTI graças a emenda da Deputada Federal Geovânia de Sá (PSDB), que garantiu mais de R$ 1 milhão em equipamentos, assim como também a parceria com o governo do Estado, que irá contratualizar o serviço, além do investimento do governo municipal de Sombrio, que revitalizou o local com recursos próprios. As solenidades de entrega dos equipamentos e a abertura oficial dos leitos aconteceram nos dias 4 e 5 de agosto, respectivamente.

“Nós possibilitamos através de emenda parlamentar, mais de R$ 1 milhão com recursos para equipar e instalar a UTI. A partir de agora, vamos contar com o Estado para trazer a habilitação, que é o custeio mensal desses 8 leitos de UTI do Hospital Dom Joaquim. Parabenizo e reconheço o trabalho do IMAS, da equipe do Hospital, que trabalharam com muita seriedade para que esses leitos pudessem estar aqui. São todos os equipamentos que darão apoio e suporte para população que precisar do tratamento”, declarou a deputada que contou também com o apoio dos prefeitos de Sombrio, Santa Rosa do Sul e Balneário Gaivota que, segundo ela, abriram mão de emendas para que fossem implementados esses leitos.

 

A Secretária de Saúde do Estado Carmem Zanotto, ressaltou que essa é uma resposta imediata do Governo do Estado de Santa Catarina, quando em março enfrentou alguns dias de superlotação e neste sábado, Dia Nacional da Saúde, entregou 115 leitos de UTI pelo Estado.

“Vamos habilitar mais 10 leitos de UTI pediátrica nas próximas semanas aqui no Hospital Dom Joaquim. Então ao total serão 125 novos leitos em Santa Catarina.”

De acordo com a Prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha, o espaço destinado a UTI foi todo revitalizado, investimento alto com recursos próprios do município, por isso o Hospital Dom Joaquim está se tornando referência, case de sucesso.

“Com certeza já viramos a página para contar uma nova história do nosso hospital. Conquistamos a alta complexidade, agora esses leitos que irão salvar muitas vidas e, daqui a pouco, a hemodinâmica, em que já existem tratativas junto aos prefeitos da região e a Secretaria Estadual da Saúde, Carmem Zanotto. Temos a certeza que esses novos leitos de UTI geral irão impactar, proporcionando segurança e qualidade de vida para a população que necessitar desse serviço”, comentou a prefeita.

Conforme o Diretor de Regulação e Implantação do IMAS, Dr Robson Schmitt, todos os leitos são vídeo monitorados, têm camas motorizadas, com balança e respiradores de última geração.

“Temos sensores aqui que acusam qualquer tipo de variação do paciente. A bombas são integradas na central. Conseguimos instituir dentro dessa UTI uma modernidade que poucos hospitais conseguem ter. O Dom Joaquim deixou de ser um hospital de Sombrio, da AMESC, é um hospital estadual.”, destacou Dr. Robson. Para ele, o processo de reconstrução do Hospital Dom Joaquim foi um misto de apoio dos poderes municipal, estadual, deputados estaduais e federais, que fizeram tudo isso acontecer juntamente com a comunidade local.

 

A UTI Juarez Teixeira de Borba do Hospital Dom Joaquim foi inaugurada em agosto de 2021 com recursos próprios da prefeitura contemplando 10 leitos habilitados. Com a visita da Secretaria de Saúde Carmem Zanotto, a partir de agora esses novos 8 novos leitos entram em processo de regulação. Ou seja, os 18 serão habilitados e regulados pela Central e já estarão à disposição dos usuários do Sistema Único de Saúde. Com essa inauguração, somente nas unidades hospitalares administradas pelo IMAS no Estado de Santa Catarina, soma-se 120 leitos de UTI, reforçando o compromisso com a gestão de saúde qualificada através de soluções tecnológicas aliadas ao atendimento resolutivo e humanizado, DNA do Instituto Maria Schmitt.

Os dois dias de solenidade contaram com diversas autoridades entre elas a Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina Carmem Zanotto, Deputada Federal Geovânia de Sá, Deputado Estadual Tiago Zilli, Coordenadora Regional de Saúde, Andresa Ribeiro, Prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha, Prefeito de Balneário Gaivota, Kekinha dos Santos, Prefeito de Santa Rosa e presidente da AMESC Almides da Rosa, Prefeito de Timbé do Sul Roberto Biava, Presidente do IMAS Walmiro Charão, Diretor de Regulação e Implantação Dr. Robson Schmitt, Diretora de Projetos Patrícia Paladini, Diretora Geral do Hospital Dom Joaquim Mariele Dassoler, Diretor Técnico do Dom Joaquim Dr. Charles Damian, Secretária de Saúde do município de Luiz Alves Juliana Wust, vereadores e secretários municipais da região, representante do Corpo de Bombeiros de Sombrio Ricardo Bianchi, padre Fábio Roque da Paróquia Santo Antônio de Pádua, a equipe das Doutoras da Alegria, colaboradores do hospital, representantes da comunidade e a imprensa local.