Search

Sabedoria

sabedoria-literalmente

A Sabedoria se faz presente nas sociedades. Sabedoria é ter equilíbrio diante das decisões. É saber ponderar antes de fazer. É saber ser esperto na hora de agir. Uns não aceitam a sabedoria e até invejam os que a agem com harmonia. Outros não entendem a dimensão do que é saber fazer as coisas. Outros com pouca leitura e escolaridade, ficaram aquém das pessoas e não dimensionam a importância da sabedoria.

É sábio aquele que tem inteligência emocional para viver, para agir, para tomar decisões, para entender as coisas. É sábio aquele que sabe administrar bem um fim de relacionamento, um fim de carreira, absorvendo o que é uma missão cumprida. Tantos terminam uma atividade profissional e não se preparam para viver como aposentados. E a nossa extrapola limites da formalidade. Mais do que fazemos, como fazemos, somos e continuamos… O futuro é incerto e a Deus pertence, mas o passado será eternizado pelos momentos felizes que compartilhamos com pessoas maravilhosas como você. Belas e pensadas palavras. Abraço! Abraço a quem trabalhou com a gente. Abraço a quem se aposentou com a gente. Abraço aos que se associaram à gente depois de aposentado. Aposentar-se é abrir novas dimensões de ocupações, de entretenimento, de vivências diferentes, com as diferentes energias que hoje se tem. Depois de 30 anos, hoje muitos vão a 40 anos de atividade profissional, é preciso aprender a se reinventar para seguir. Os caminhos são muitos: estudar, conversar, ler, praticar esportes, vivenciar boas relações sociais, desenvolver a cortesia do respeito ao outro, dimensionando os potenciais próprios e das pessoas circunvizinhas.

O aposentado é um farol a guiar as naus errantes. Cada um será o guia a iluminar os andantes. É preciso encobrir acolhidas com o calor dos beijos e abraços entre amigos e em especial de amados e até de amantes. Mais que tudo, é preciso desdobrar as dobradiças dos pensares marotos, para se superar e ser mais útil ajeitando palavras, aprendendo ao observar, ao ler e ao escrever. As palavras vagas ajeitam os versos, para novas poesias. Quem lê sabe o que pensar, o que dizer, o que discutir. Ajeito os meus pensares e a poesia deita-se em versos que dormem no papel. A lua inspira. O Mar contagia. As árvores beneficiam. O nascer do sol encanta. O por do sol extasia. Os animais num cerrado e tudo, fazem escrever assim:

Te fazes majestosa, Oh, lua! Te despes toda, ficas aí nua. Te dispões completa, minha. Te entregas a mim, todinha. Te fazes seres ainda mais lua. Nua toda te vejo, tua, minha. E por aí desencanto os versos, associo a beleza lunar e a feminilizo eroticamente, aguço a sexualidade, exponho o que penso numa poesia doce e sutil. Por quê? Porque é assim que somos, beleza, natureza, sexualidade. Uma coisa completa outra. A sexualidade é atraente quando natural e espontânea. É qualidade, transfere aprendizado e tem de ser encarada de forma espontânea e natural. O segredo da felicidade é ter perspectivas. Sonhos engraçados podem virar realidade.

O silêncio flui e me encontro diante do mar. Entre o mar e o céu, há um contemplar extasiante do céu estrelado. Aí silencio mais ainda e me vêm as palavras e tu me lês, lês meus versos, minhas crônicas. Tenho sintonia forte com o mar e a lua. Mas todo o céu estrelado tem sua vez. Diria que as estrelas me transportam para bem distante e encontro minha mãe em descanso eterno. Isto me dá saudade. Com sensibilidade, as palavras se ajustam e se distribuem em Belas Artes para você, oh leitor. Jamais esqueça, que a poesia faz bem para o poeta também.

Mesmo que eu tenha mais atração pela Lua, pelos Mares e pelas Montanhas, em tudo há um verso a mais, transfigurando o chamado Divino e do que parece nada, se juntam versos reverentes a DEUS, no cruzamento dos olhos com os espaços celestiais, árvores, frutas, flores, borboletas, estando no universo. Para muitos o silêncio não ajuda ajustar a vida, mas esconde o que o coração gostaria de gritar aos quatro ventos. Versos são os muitos chamados de Deus. Entendeu porque é importante ter sabedoria? É maravilhoso saber ler lindos poemas, pois nos colocam para pensar o que já se fez na vida e o que fazer de forma melhor. A pensar, a poesia nos oferece alternativas boas, dá silêncios meditativos e silêncios reflexivos.