Search

Cancelamento da festa de Ermo; Samu recebe ambulâncias; vices assume no Arroio; e mais

Decisão da Justiça provoca cancelamento da Festa de Ermo

Infelizmente a polarização política chegou às festas regionais. Primeiro, foi a interferência do Poder Judiciário, ao suspender os efeitos do concurso escolheu a rainha e as duas princesas da sexta edição da Festa do Agricultor e quarta edição da Arrancada de Tratores de Ermo. A decisão sustenta que a participação do deputado estadual Jessé Lopes (PL) prejudicou a candidata trans, porque ela havia manifestação pública anterior.

Deputado Jessé Lopes escreveu em sua conta do Instagram: “Lamentamos a decisão da juíza em suspender o concurso de Ermo/SC. Ermo e, muito menos, as lindas meninas vencedoras, merecem passar por este constrangimento por conta da imposição ideológica dessa turma que moveu a ação”.

Penso que a decisão de evitar que Jessé participasse do corpo de jurados teria que ser anterior, e não depois de feita a escolha, porque, se de fato a participação do deputado prejudicou Luiza Maciel Inácio, a decisão judicial prejudica um município, uma festa, três meninas e suas famílias – a rainha Raíssa Miguel, da comunidade de Morro do Ermo; a 1ª princesa Kailani Piazzoli de Moraes, da comunidade Centro-Sul; e a 2ª princesa Ana Cristina de Souza Borba, da comunidade de Morro do Soares.

Ninguém pode negar que a decisão da Comissão Central Organizadora (CCO) de cancelar a Festa foi extrema, mas não parecia que havia outra decisão a tomar.

 

Araranguá com 03 ambulâncias novas

O Governador Jorginho Mello (PL) e a Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, entregarão, nesta segunda-feira, 24 de julho, 21 novas ambulâncias para atender à população catarinense. Os veículos foram adquiridos com recursos da Bancada Catarinense e do Ministério Público do Estado.

Doze ambulâncias serão direcionadas à renovação da frota do SAMU 192 em doze municípios, distribuídas da seguinte forma: 03 (três) Unidades de Suporte Avançado (USA) para Araranguá, Balneário Camboriú e Chapecó; 09 (nove) Unidades de Suporte Básico (USB) para os municípios de Bom Retiro, Bombinhas, Blumenau, Criciúma, Fraiburgo, Itapoá, São Lourenço do Oeste e Seara.

 

Carlos novamente prefeito

O vice-prefeito assumiu temporariamente a gestão municipal de Balneário Arroio do Silva, Carlos Augusto Scarsanella (Republicanos) fica à frente da Administração Municipal pelos próximos dez dias.

A posse aconteceu sexta-feira (21) quando aconteceu a transmissão de cargo. A transmissão temporária do cargo se dá em virtude de licença sem remuneração de Evandro Scaini (Republicanos) pelo período de dez dias – com início no dia 21 e término em 30 de julho.

O ato aconteceu no gabinete com a presença dos secretários municipais, vereadores, familiares, amigos e servidores públicos. Até Márcio Tubinho (PP), de Araranguá, passou por lá.

 

Termo de cooperação CASAN/SCGÁS

A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) e a SCGÁS (Companhia de Gás de Santa Catarina) vão assinar nesta segunda-feira (24) um Termo de Cooperação. A assinatura será celebrada em uma solenidade no Auditório Azul do Tribunal de Contas de Santa Catarina, a partir das 10 horas da manhã.

O Termo vai vigorar por cinco anos e seu objetivo principal é realizar uma troca de informações sobre os mapas subterrâneos das redes das duas Companhias, para agilizar obras e prevenir danos. O acordo também prevê treinamentos e planos de prevenção de acidentes para garantir a segurança dos colaboradores das empresas.

O diretor-presidente da CASAN, Laudelino Bastos, e o diretor de operação e expansão, Pedro Joel Horstmann, vão estar presentes no local para concretizar a assinatura e responder aos questionamentos da Imprensa.

O Diretor Presidente da SCGÁS, Otmar Müller, também fará parte da solenidade, juntamente com Fábio Norcio, Diretor Administrativo Financeiro da distribuidora.

 

Morro/Arroio

Falta pavimentar uma pequena ligação entre os balneários Morro dos Conventos e Balneário /arroio do Silva para completar o trecho que tem asfalto até a Praia de Paiquerê.

O farol do Morro também está em obras para receber passeios no sentido sul/norte. Trata-se de passeio em ambos os lados da via de acesso ao mirante do Morro.  

 

Seminário Regional de Enfrentamento a Violência contra a Mulher

O 2º Seminário Regional de Enfrentamento a Violência contra a Mulher foi confirmado pelas esposas de prefeitos e vices da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) durante a reunião realizada neste mês de julho, em Morro Grande.

No encontro realizado na Pousada Saltinho, em Morro Grande, foi confirmado o Seminário Regional de Violência contra a Mulher que terá como público-alvo as mulheres do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), clubes de mães, ONGs, Delegacias e demais órgãos envolvidos no tema.

Também houve a sugestão do grupo em realizar palestras nos 15 municípios nos grupos da melhor idade e clube de mães sobre o controle e a importância das consultas médicas agendadas nos municípios e faltas nas consultas.

Também neste encontro foi fortalecido o interesse em fomentar o turismo no extremo sul, por meio do incentivo de que os grupos municipais realizem seus passeios em pontos turísticos da região Caminho dos Canyons.

E neste roteiro de valorização regional, o próximo encontro foi definido para ocorrer no dia 13 de setembro em Jacinto Machado.