Search

Melhoria da rede elétrica das escolas; Moisés na oposição a Jorginho; perda no Samae; e muito mais

Parceria Celesc e Acafe para acelerar recuperação da rede elétrica das escolas estaduais

O Governador Jorginho Mello (PL) assinou nesta segunda-feira (17), em Florianópolis, um termo de cooperação técnica para acelerar as melhorias nas redes elétricas das escolas estaduais, e permitir a instalação de aparelhos como lousas digitais e ar condicionado. O acordo inédito entre a Secretaria de Estado de Educação (SED), Acafe e Celesc irá mapear as carências elétricas das escolas estaduais, agilizar a melhoria da infraestrutura e ampliar a capacidade de fornecimento de energia nas unidades.

“Estamos unindo forças para melhorar a infraestrutura das nossas escolas. Essa é uma parceria importante e inovadora, que vai transformar a realidade de muitos catarinenses. Queremos ter os melhores índices educacionais do Brasil e, por isso, precisamos de melhorias pedagógicas e de melhorias estruturais”, comemorou o governador Jorginho Mello.

O evento de assinatura contou também com a presença do Secretário de Educação, Aristides Cimadon, do Presidente da Celesc, Tarcisio Rosa, da Presidente da Acafe, Luciane Ceretta, e da Adjunta da Educação, Patrícia Lueders.

Segundo levantamento da SED, mais de 700 escolas precisam de melhorias na rede elétrica para instalação de equipamentos eletrônicos, essenciais para garantir a qualidade de ensino dos estudantes. Alguns equipamentos estão no depósito da secretaria aguardando instalação.

“Realizamos um levantamento das necessidades das escolas estaduais, e a rede elétrica foi uma das principais carências. Essa parceria com a Celesc e Acafe irá permitir que façamos essas melhorias de maneira mais rápida para atender nossas escolas”, explica Cimadon. O Secretário enfatiza também que essa ação já segue o formato das contrapartidas das universidades do sistema Acafe no Projeto Universidade Gratuita.

Para a presidente da Acafe, Luciane Ceretta, a instituição sempre tem buscado contribuir com desenvolvimento do estado de Santa Catarina ao longo do tempo e uma das formas de fazê-lo neste momento foi identificando as necessidades das escolas estaduais, para então propor soluções.

“Identificamos a necessidade de estruturação elétrica dessas escolas, e assim colocamos as nossas equipes a disposição para elaborar os projetos estruturais. Com isso, vamos cumprindo a nossa missão, que é a pela qual surgimos há mais de 55, 60 anos, de contribuir com o desenvolvimento de Santa Catarina em todas as áreas do conhecimento e nos locais onde a educação e os serviços que as nossas instituições oferecem são possíveis e necessários”, afirma Ceretta.

 

Entenda o acordo de cooperação técnica

O objetivo do acordo é promover a regularização das instalações elétricas e padrões de entrada de energia nas escolas. Na parceria, a SED irá fornecer as informações e apontar as prioridades da rede enquanto os estudantes de engenharia elétrica das universidades farão os levantamentos das demandas e os projetos elétricos de cada instituição. Cabe à Celesc, por meio das gerências regionais, avaliar e aprovar os projetos.

Para o presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, trata-se de uma parceria importante para otimizar os recursos do Estado, agilizando o atendimento às escolas.

“A Celesc tem feito parcerias importantes que promovem o desenvolvimento do Estado em várias áreas. São investimentos junto à indústria, junto aos municípios, juntos às secretarias. E agora, essa parceria com a Educação do Estado, vai proporcionar mais segurança, conforto, desenvolvimento e eficiência para a nossa educação”, frisou ele.

Após o mapeamento feito pela SED e pré aprovação dos padrões de entrada de energia, os estudantes dos cursos de engenharia das universidades participantes irão desenvolver os projetos elétricos. A Celesc irá, então, dar celeridade na análise dos projetos, para que a SED possa licitar as instalações e solicitar as ligações, deixando o processo mais rápido.

 

Moisés faz oposição

O ex governador Carlos Moisés da Silva, presidente do Republicanos em Santa Catarina, está usando as redes sociais para falar das obras paralisadas do governador Jorginho Mello (PL). “Infraestrutura levada à sério”, ironiza em relação ao atual mote do governo.

Moisés fala das obras iniciadas nas transferências especiais (pix) e por conta dos primeiros 20% do Plano 1000.

 

NOTA DE PESAR

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) distribuiu uma nota de pesar para solidariedade à família Darós.

“É com imenso pesar que a direção e os colegas do SAMAE comunicam o falecimento de Roberto Porto Darós, Betinho, de 56 anos. Trabalhando no Samae desde o dia 1º de setembro de 2000, ele era servidor efetivo e padrão da autarquia, onde desempenhou várias funções, sendo ultimamente responsável pelo setor de Patrimônio. Dedicado, competente e dotado de incrível senso humanitário, Betinho deixa como legado seu exemplo de honestidade, amor pelo próximo e determinação. O velório será celebrado nesta terça-feira, dia 18, entre às 7h e 15h, no hall da Câmara de Vereadores de Araranguá – Rua Expedicionário Iracy Luchina, nº 253 – Bairro Urussanguinha. Em seguida o translado seguirá para o Crematório Menino Deus, município de Forquilhinha. O SAMAE presta solidariedade a esposa Valdilene, familiares e amigos por esta irreparável perda. Rogamos para que Deus possa confortá-los nesse momento de grande dor, em que as palavras se apequenam e o espírito busca amparo na fé”.

 

Calendário do Turismo de SC e BR

O Secretário de Turismo e Esporte de Balneário Gaivota, Felipe Santos, se reuniu com a coordenadoria de Turismo da Amesc e pediu retorno do município ao calendário turístico de Santa Catarina e do país. O encontro aconteceu nesta tarde de segunda-feira (17), na sede da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc).

Fellipe se encontrou com os coordenadores de Turismo e Cultura, Helen Becker e Jorge Scandolara, para tratar da reunião sobre o Programa de Regionalização do Turismo (PRT) do Governo Federal e também para conhecer um pouco mais sobre a Instância de Governança Regional Caminho dos Canyons (IGR).  

Na ocasião, Felipe Santos tratou de assuntos relacionados ao turismo do município e região, Calendário Turístico, esportivos e culturais, demandas a serem encaminhadas ao governo do estado e federal.

 

Barroso

O senador Jorge Seif (PL-SC) e o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) farão uma entrevista coletiva na quarta-feira (19), às 10 horas, no espaço destinado a entrevistas do salão azul, em frente ao gabinete da presidência do Senado Federal.

A coletiva de imprensa irá anunciar o protocolo de pedido de investigação conjunta (senadores e deputados federais) do ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Roberto Barroso, por declarações que, segundo Seif, ferem a Lei 1079/50, em seu artigo 39, que prevê os crimes de responsabilidade por parte de membros da Suprema Corte.

Na coletiva, os parlamentares signatários da ação.

Barroso fez uma declaração infeliz durante evento da União Nacional dos Estudantes (UNE), sobre a sociedade ter vencido o bolsonarismo. Pegou mal, já que o ministro será o próximo presidente do Supremo Tribunal Federal.

 

Agressão no esporte

Diante das constantes ondas de violência das torcidas organizadas de clubes de futebol no Brasil, não era de se estranhar que iria logo sair uma tragédia. O caso da morte da torcedora do Palmeiras morta por estilhaços de vidro é mais uma “crônica da morte anunciada”.

 

Agressão na política

Expectativa no meio político para verificação das gravações de vídeo que possam ounão confirmar as ditas agressões ao ministro do STF Alexandre de Moraes e seu filho.

 

Avaliação do mandato

O vereador Jair Anastácio (PT) fica afastado por uma semana para se recuperar de uma cirurgia. Antes disso, no final de semana, reuniu seu grupo político para avaliação do mandato.