Search

Meta de Ermo: entregar obras paralisadas até 7ª. Festa do Agricultor, 5ª Arrancada de Tratores e 30 ano de Emancipação

Na manhã de sexta-feira (23), o prefeito de Ermo, Paulo Della Vecchia (PL), foi entrevistado pela jornalista Natália Silveira no Programa Voz do Sul, na Post TV. Ele falou sobre a troca de partido, sobre as obras paralisadas, sobre a reeleição.  

 

Natália: Prefeito seja muito bem vindo bom dia!

 

PAULINHO: Bom dia Natália, bom dia a todos os telespectadores, ouvintes da Post TV, Programa Voz do Sul. Para mim é uma satisfação imensa estar participando aqui pela primeira vez. Parabéns pelo estúdio novo, aqui vocês estão muito bem equipados, com certeza, com essa responsabilidade de estar levando as notícias aí do nosso estado de Santa Catarina.

 

Natália: Prefeito, como está sendo a preparação para a Festa do Agricultor? Conta um pouquinho para a gente como é que estão esses preparativos…

PAULINHO: O município do Ermo está completando seus 30 anos, quando a gente começou a nossa história lá em 1993, com plebiscito histórico, onde 98% da nossa população disse sim ao progresso, ao desenvolvimento, que a gente tá vivendo nos dias de hoje. Então foram 30 anos de luta e com muito trabalho realizado por todos os munícipes, todos da população, todas as pessoas que conseguiram fazer sua administração, fazer gestão, e a gente vive fazendo isso, focado sempre no desenvolvimento do município. A gente fica muito feliz em estar comemorando 30 anos com essa sétima (7ª) Festa do Agricultor, quinta (5ª) Arrancada de Tratores, então a gente tá focado nesses nestes 80 e poucos dias que faltam para festa e para estar divulgando. Contamos com a Post TV para estar auxiliando a gente, para estar convidando toda a nossa população, a região de Florianópolis para baixo, ou até fora do Estado, para essa gente visitar o município do Ermo pra gente contar um pouco da nossa história. Tem muitas atividades, a festa terá shows nacionais e Arrancada de Tratores, desfile de máquinas. Contamos já com os deputados nos fazendo visita no município, governador Jorginho Mello (PL) já confirmou a presença na festa, não sei se no sábado, 15, ou no domingo, 16, mas vai estar. Então a gente está muito feliz em estar desenvolvendo e levando para o município essa nossa festa de 30 anos e levando sempre o desenvolvimento e o progresso do município.

 

Natália: É interessante que essa é uma festa já tradicional no município e claro, atrai muitos turistas, as pessoas da região. Na verdade acaba fomentando a economia desenvolvendo também o município?

PAULINHO: Com certeza, o município de Ermo está num ponto estratégico. A gente está às margens de uma rodovia que vai ser federalizada logo. Logo a gente vai conversar muito sobre isso. A questão da BR-285, que vai trazer esse movimento, movimento muito importante para o município do Ermo, e as pessoas falam muito que vai cortar o município e vai cortar, vai passar pelo centro, então a gente quer aproveitar esse movimento, onde tem movimento tem desenvolvimento. A gente quer aproveitar tudo que é bom e que uma Rodovia movimentada vai trazer de benefício para o município do Ermo, com isso, beneficiar e valorizar os nossos agricultores do município, que tem um DNA agrícola […] a gente tem uma vocação Industrial que tá aparecendo, que a gente tem que aproveitar muito, que a gente está estudando. Logo, logo, a gente vai tá dando notícia do que está e vai estar acontecendo no município nos próximos anos; mas, a gente fica muito feliz em estar realizando no ano de 2023. A nossa festa de 30 anos de município e a sétima festa da agricultura.

 

Natália: Exatamente sobre a questão de Exposição, a gente já tem aí várias empresas no ramo da agricultura porque hoje tudo é voltado para agricultura nos nossos municípios do Sul!

PAULINHO: Então, várias cooperativas, empresas do agronegócio que querem expor seus produtos no município já estão vendo e aí tendo essa visão que o município vai crescer muito, a partir da festa. A gente está muito feliz em estar levando essa sétima festa do agricultor e valorizando muito agricultura, a questão dos tratores. Quando a gente fala em Arrancadão de Tratores com mais de 200, 300 tratores, quando a gente fala em desfile de máquinas chegando quase há 400 máquinas agrícolas no município. Nós até pensamos de repente a festa já é tão grande e de repente tirar o desfile de máquinas no domingo, mas, o pessoal quer desfilar. Estão lá preparando sua máquina, preparando seu trator, preparando sua carreta para no domingo desfilar, concorrer a prêmios, valorizar o município. A gente fica muito feliz em estar beneficiando todos os nossos agricultores ermenses.

 

Natália: Prefeito está aberta a comercialização para a exposição dos estandes para quem quiser participar, como é que está funcionando isso?

PAULINHO: Então Natália, a gente tá começando a comercialização logo, logo, eu acredito que, em menos de 10 dias, a gente vai estar tudo pronto, com a licitação da estrutura, vai estar pronto com os espaços, o mapa onde a gente tem os melhores espaços. A procura já é grande, a gente já tem muitas empresas agendadas, empresas do agronegócio, de veículos, do comércio da região. A gente quer beneficiar, quer valorizar muito também os nossos comerciantes do município, que vão, com certeza, ter um privilégio dentro da festa, para estar mostrando para a região o que o município de Ermo tem de melhor, e, com isso, a gente levar o nome do município aí pra frente, então a gente, em menos de 10 dias, já vai estar procurando as empresas que já estão procurando a administração para a gente estar fazendo de maneira legal, de maneira correta, com responsabilidade essa questão de comercialização de espaços na festa do município.

 

Natália: A programação também vai ser extensa, com show nacional também. Já tem sido tudo preparado para melhor receber esse público?

PAULINHO: Com certeza esses dias passam muito ligeiro né. Graças a Deus a gente começou a pensar na festa no final do ano passado para ter uma programação de maneira responsável, principalmente na questão financeira. O município é pequeno, não tem tantos recursos, mas a gente tá buscando aí parcerias com o Governo Estadual, com o Governo Federal, para promover a festa. A gente tá conseguindo o resultado positivo, é uma programação eclética. À partir do dia 7 de Julho a gente já tem a escolha da nossa rainha, das nossas princesas, a gente tá trabalhando com as meninas. A gente fez um passeio em Gramado, demos esse presente para elas, então elas estão se preparando porque elas vão ser responsáveis por levar o nome do município nos convites até o dia da festa. Nos dias 14, 15, 16 e 17 de setembro, a gente tem várias atrações culturais shows nacionais. A gente começa a festa na quinta-feira já com a reunião da Amesc, show religioso na sexta-feira, 15, show do Nenhum de Nós, que é uma banda de pop rock aí do Sul, que é muito bem valorizada, onde vai o show levar um público muito grande. No sábado a gente tem o show nacional com César Menotti e Fabiano, já pensando no agricultor, que é um ritmo sertanejo que valoriza muito, identifica muito o que é a agricultura, o que é o homem da Terra. E no domingo o encerramento com várias atrações, com arrancada de tratores no sábado, 16, Arrancadão de Tratores no domingo, 17, e encerramento de atividade artística com show do Grupo Tradição.

 

Natália: Falando um pouquinho sobre esse evento do dia 7, vai ser o desfile da soberanas né. E claro, vai ser um evento específico aí para apresentar, essas candidatas à população. Como é que vai funcionar, tem também a distribuição de tickets, ingressos como é que vai ser isso?

PAULINHO: A gente tá muito feliz né, quero dar os parabéns para as nossas meninas para suas famílias que apoiaram que acreditaram no evento, com 12 meninas, que estão se preparando, estão desfilando é se preparando com postura para representar o município de Ermo. Então, a gente está com o pessoal da CCO lá treinando, as meninas já conhecem da história do Ermo. Tem o regulamento que previa idades de 15 a 23 anos, então a gente tá com as meninas lá e super felizes. A gente vê que elas estão aproveitando. É o que a gente quer que elas façam, com empolgação, com felicidade, e elas estão aproveitando ao máximo isso. No dia 7 de Julho, numa sexta-feira a gente vai ter o evento animado pela Banda Mistura Fina e a escolha da Rainha e das soberanas da Festa do Agricultor do município do Ermo, […] os ingressos serão limitados por questão de segurança. A gente tem que pensar muito em segurança depois do que aconteceu de errado aí no passado, a gente não quer correr esse risco no município. Então os órgãos de segurança já nos alertaram para fazer limitado. Cada candidata vai ter o número de ingressos, vai ter um número de ingressos na Prefeitura. Quem quiser ir lá é só levar o documento e pegar o seu ingresso de graça, não vai ser cobrado nada, mas com responsabilidade de segurança para a gente fazer um evento muito bom.

 

Natália: Mudando um pouquinho de assunto. Como é que está a questão das obras em Ermo. A gente sabe que alguns prefeitos tem reclamado pelo fato das obras tão faladas do pix não terem sido pagas. Como é que tá essa situação em Ermo, tem obra paralisada? Como é que tá isso então?

PAULINHO: A gente tem nove obras paralisadas desde novembro do ano passado, os recursos não caíram na conta, tem uma preocupação não só do município de Ermo, mas todos os municípios aqui da Amesc, principalmente, que a gente conseguiu os recursos, os famosos pix, que foi tudo de maneira legal, então a gente recebeu uma parcela, recebeu duas parcelas, tem obras que das quatro, vieram três parcelas, faltam pouco recurso. E essas conversas mais próximas com o Governo do Estado são de maneira positiva. O governador Jorginho já veio três vezes na Amesc, que a gente tem que dar valor a isso e veio duas vezes no município de Sombrio, uma vez aqui no município de Araranguá. A gente fica muito feliz, notamos a diferença. Das três visitas, a primeira e a segunda mais segura, mas a terceira já com uma maneira mais positiva e o governador já sinalizou que vai depositar, ele conversou com cada prefeito para ver o que é mais importante no seu município. Também tem as suas obras no total de 3 milhões e meio, então o governador sinalizou 2 milhões e meio, é quase 80% das obras, que vão continuar. Só que, infelizmente, a gente tá preocupado com o dinheiro. Não caiu na conta né, então o governador já faz mais de um mês que veio aqui anunciar, a gente sabe como é que funciona a questão de transição do Governo do Estado. O governador Jorginho Mello vai fazer um bom mandato, não temos dúvida disso, mas já estamos na metade do ano, a gente ficou preocupado. Então a gente conversa, essa semana mesmo eu tive lá com o secretário (Estener) Soratto, da Casa Civil, e ele deu um sinal positivo, que provavelmente na próxima semana o dinheiro já vai estar na conta da Prefeitura. Aí, de maneira segura, de maneira responsável, para a gente continuar fazer as obras. Então a gente quer dar os parabéns aí para o governo do estado que conversou com cada prefeito, viu as demandas, eu acho que assim tem que fazer gestão com responsabilidade.

 

Natália: Destas obras que estão paralisadas e que estão em andamento também, o que que o senhor pretende entregar e até o final de 2024, o que que vai ficar também para 2025?

PAULINHO: Sim Natália, nós temos um planejamento já, com certeza a gente quer fazer a nossa Festa do Agricultor, entregar na festa e comemorar os 30 anos de história do município, de emancipação, entregando as obras, então essas nove obras com certeza a gente consegue terminar, dar uma adiantada nelas até Setembro para entregar. A gente tem inauguração do campo de futebol agora no mês de Julho, tem entrega da revitalização do museu, muita pavimentação, Posto de Saúde no Morro do Soares. A gente está aí com nove obras, inclusive já estamos conversando com as empresas para retomarem as obras porque são seis, sete meses que as empresas pararam e a gente fica muito preocupado. Então, a gente fica muito preocupado, a gente tá focado em pressionar e conversar com o governo para voltar logo até o final de junho, começo de julho, a gente estar retomando as obras para estar entregando nosso população e pensando no futuro. A gente tem, como eu falei antes, uma vocação Industrial no município, que cresceu muito nos últimos três, quatro anos. Nós tínhamos um movimento econômico num município com 2.300 habitantes e empresas dentro do município aí faturando um bilhão de reais. Então a gente fica muito feliz e já enxergando um pouco o futuro, adquirimos o terreno para nossa área industrial. É um projeto com 31 lotes para trazer as empresas para o município pensando na 285, que vai passar às margens, rodovia federal, pensando que estamos há quatro cinco quilômetros da BR-101, então as empresas vão enxergar isso que o município, tem um espaço para acolher as empresas da região as empresas de outros de outros estados que queiram investir no município do Ermo. A gente tá planejando junto com a nossa área industrial para daqui a pouco começar a pensar numa Secretaria de Indústria e Comércio, favorecer o comércio aproveitar muito esse movimento, porque onde tem movimento tem desenvolvimento. Como eu falei tem dinheiro passando na nossa Rodovia né cortando o município, tem muita gente que quer deixar esse dinheiro aí beneficiando a nossa população.

 

“A gente tá planejando junto com a nossa área industrial para daqui a pouco começar a pensar numa Secretaria de Indústria e Comércio, favorecer o comércio aproveitar muito esse movimento, porque onde tem movimento tem desenvolvimento”.

 

Natália: A questão do Governo do Estado o senhor citou o governador Jorginho Melo e o prefeito mudou de partido né, deixou o MDB e foi para o PL, está no partido do governador. Como é que foi essa mudança, como é que foi essa transição também?

PAULINHO: Então Natália, sempre quando eu falo desse fato, dessa oportunidade que aconteceu na minha vida (DE SER PREFEITO), eu falo primeiramente que foi o partido que eu estava, o MDB. Foram 24 anos de filiação e era filiado desde os 19 anos, onde meu pai (DONATO) foi por duas vezes vice-prefeito do município, e foi o partido que me deu a maior honra na política, conquistamos a vitória em 2020 e fiquei muito feliz e agradeço muito do meu partido que está lá junto com a administração, focado e não perdeu o espaço. Eu tive esse convite aí da deputada Júlia Zanatta (PL), depois logo veio o governador Jorginho Melo (PL) fazer esse convite. Aí eu pensei porque não aceitar um convite do governador, da deputada Federal que sempre tá acompanhando e a gente sempre pensando em diminuir essa distância entre município e Governo do Estado. Então a gente tem que pensar, aproveitar ao máximo, estar com quem tem bom boas intenções principalmente com o município do Ermo, e eu aceitei o convite de imediato. Marcamos a filiação, a abonação da ficha, que ocorreu no dia 29 de Maio. E estou muito feliz por estar junto com o governo do estado, diminuindo essa distância, abrindo as portas para o município buscar desenvolvimento, buscar projetos, buscar recursos, que é o que a gente precisa, é o que a gente tem que fazer enquanto gestores do município. […] a gente vai para Florianópolis, a gente consegue uma porta aberta, de repente, uma novidade. Outra, a gente sempre vai buscar abrir as portas do município, vereadores, secretários e população em si, ver as demandas que o município precisa. A gente sabe, por mais que o município é pequeno, mas, a gente precisa buscar recursos, tem muita coisa para fazer e às vezes, as pessoas falam assim que o município não precisa de mais nada, não precisa de muita coisa, tem que crescer muito ainda. E nós, só temos 30 anos, a gente quer uma vida perene e com responsabilidade.

 

Natália: O senhor foi eleito pelo grupo formado pelo MDB, PP, PSD e PSL e agora conta com o PL. Como tem sido essa conversa com esses partidos aliados para tentar a reeleição?

PAULINHO: Natália, a gente já fala no Projeto 2024, não tem porque a gente correr disso, claro que o município tá andando bem, a maioria, os cinco partidos que estão hoje na administração estão cientes que a gente vai sentar, vai ver qual é o melhor projeto para 2024. Se é o meu nome, se é o nome do vice-prefeito (BAFINHO-PP), a gente vai continuar a mesma coligação, agora com o PL, que não fazia parte da administração, PL era oposição. Então a gente conseguiu, além de estar junto, trazer o PL junto, o prefeito, no meu caso, estar filiado ao PL, fortalece ainda mais o partido, mas a minha intenção aí não é só fortalecer o partido, é fortalecer o time, fortalecer toda a coligação; são cinco partidos, a gente tá aberto para conversas com os outros partidos que queiram fazer parte do projeto 2024. Eu acho que a gente tem que ter consciência que o município ganha muito com um projeto único. Então, por mais que seja o sonho de todo administrador, de todo gestor público, mas a gente tem que sentar e ver o que é bom para todo mundo, então essas conversas seguem logo após de Setembro. Após a festa a gente vai começar a abrir chamar os partidos que não fazem parte da administração, os vereadores que estão lá trabalhando firmes pelo desenvolvimento do município, fazer uma conversa consciente maduram que é o que o município precisa e, sentar juntos ver qual que é o melhor projeto para 2024.

 

Natália: Mas o seu nome está disponível aí para reeleição?

PAULINHO: Com certeza. Um mandato de prefeito não são só quatro anos, são oito anos. Então, com certeza o nome está à disposição, a gente já fala abertamente, não tem segredo nenhum para ninguém, o nome tá aberto, com certeza também tá aberto para conversas com outros partidos para a gente focar no desenvolvimento no bem-estar da nossa população e do município.

 

Natália: Prefeito muito obrigado pela tua participação aqui, é um prazer te receber sempre na Post TV, estamos sempre de portas abertas aqui para poder trazer informação sobre o Ermo, sempre muito importante. Muito obrigada, parabéns pelo trabalho à frente da gestão.

PAULINHO: Obrigado Natália. Sempre é uma satisfação imensa levar as informações do município, tudo que vai acontecer. Espero poder vir mais vezes, agora a primeira vez, a gente participar da transmissão ao vivo, então da próxima vez a gente já vai estar levando as notícias da escolha da Rainha, da nossa Festa do agricultor, as obras que vão ser retomadas, tudo que tá explodindo de informações no município, a gente vai estar aqui com vocês. Muito obrigado e fiquem todos com Deus.

 

Entrevista completa no link: https://youtube.com/live/WoDtHKZuiDM?feature=share