Search

Vereadores aprovam moção em favor das Universidades Comunitárias

A presidente Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, participou da penúltima sessão de junho, realizada na segunda, 19, na Câmara Municipal de Araranguá.

O convite foi feito por intermédio da vereadora, Lena Périco, que teve aprovação em dois pedidos: um requerimento para que a reitora usasse o plenário para defender as instituições de ensino superior associadas, e uma Moção de Apoio às Universidades Comunitárias endereçada ao governo estadual.

Na justificativa da moção, a vereadora, solicita que o governador, Jorginho Mello, mantenha a decisão política de manter o Programa Universidade Gratuita.

“Pedimos que os recursos públicos provenientes das Bolsas de Estudos do Estado de Santa Catarina sejam destinados à Instituições de origem pública, as quais revertem todo valor recebido em ações e serviços para a sociedade, direcionando-os para o desenvolvimento institucional e transferindo-os finalmente para a comunidade na forma de melhoria da qualidade de vida, inclusão social e construção da cidadania”, alegou.

Diante de dados que foram expostos em um telão para os vereadores, com o objetivo de mostrar o atendimento da Unesc no Vale do Araranguá, a reitora defendeu a parceria do governo do Estado com as instituições que representa.

“Essa defesa é muito fácil, pois os números se justificam por si só. Instituições que estão ao lado da comunidade com ações que vão muito além do ensino e perpassam questões sociais, de saúde, cultura, meio ambiente e tantas outras, que reinvestem seus recursos ao bem destes mesmos projetos, não precisam de mais explicações. Elas merecem a atenção, a diferenciação e o respeito que estes resultados, incluindo os bons índices do estado, mostram a todos nós”, disse, Luciane.