Search

Ministro Wellington em contato com a Amesc; obras para Sanga da Toca; julgamento suspenso

MINISTRO DO MDS FEZ CONTATO DIRETO COM OS PREFEITOS

No final da tarde desta quarta-feira (21) prefeito Elisandro Fanica Machado (PP), de Praia Grande, recebeu a notícia de que o Governo Federal reconheceu a situação de emergência em no município e liberou aproximadamente R$ 600 mil reais em ajuda humanitária (kits de alimentação, limpeza e higiene pessoal) e suporte logístico para a distribuição desses materiais. Pelo jeito a Defesa Civil foi ágil.

No domingo à noite o gabinete do Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, pediu apoio do gabinete do vereador de Araranguá, Jair Anastácio (PT), para conversar com os prefeitos de Santa Rosa do Sul (e presidente da Amesc) Almides Roberg da Rosa (PSDB); de Jacinto Machado, João Batista Gaiola Mezzari (MDB); de Meleiro, Eder Mattos (PL); e de Praia Grande, Fanica (PP).

O próprio ministro fez contato com os prefeitos pelo Whatsapp. “Prefeito Almides, aqui é Wellington Dias, do MDS, imagino as dificuldades que estás enfrentando! Assim conte comigo e equipe do MDS e o governo do Presidente Lula para trabalharmos juntos pelo povo de Santa Rosa do Sul! Abs, disse.

Almides respondeu:

“Muito obrigado ministro pela lembrança neste momento tão difícil que a nossa região do Extremo Sul Catarinense da nossa querida AMESC está enfrentando. Estaremos em Brasília no dia 27/06 ao dia 29/06, se possível o senhor abrir uma agenda para os prefeitos da nossa região, assim poderemos levar as demandas que irão ser muito importantes para a recuperação dos municípios da nossa região. Desde já agradeço por estar lembrando de uma região que tem na força da Agricultura Familiar a maior renda dos nossos municípios. Contamos com o amigo e aguardamos a agenda!”, finalizou Almides.

A Defesa Civil Nacional também chegou ao município de Praia Grande nesta quarta-feira (21) para avaliar os danos.

 

OBRAS NA SANGA DA TOCA

O prefeito de Araranguá, César Cesa (MDB), assinou nesta quinta-feira (22) a Ordem de Serviço para pavimentação com lajotas da Rodovia ARA-217 (Bento Lúcio Prudêncio), com área de 3.662,90m², no bairro Sanga da Toca. A empresa Pavimentação Bauer é responsável pela construção.

No mesmo dia, outra boa notícia para Sanga da Toca, comunidade que aguardava a construção de uma capela mortuária. O prefeito Cesar assinou Ordem de Serviço que autoriza a empresa Melcon Construção Civil a iniciar a obra, na estrada geral do bairro.

 

DÉCIMO TERCEIRO

De acordo com o calendário da Secretaria de Finanças, comandada por João Inácio Barbosa, a primeira parcela (50% do valor do vencimento do 13º salário) para os servidores públicos de Araranguá será paga dia 14 de julho. Serão beneficiados com a antecipação desta parcela 1.066 servidores municipais, além de 324 funcionários contratados via CIS AMESC. Expectativa de mais de R$ 2 milhões injetados na economia local. A Administração projeta pagar a segunda parcela em dezembro.

 

INAUGURAÇÃO

Nesta sexta-feira (23), às 16 horas, a acontece a inauguração da nova sede da Secretaria de Saúde e da Policlínica Municipal, em Balneário Arroio do Silva, na Rua Guanabara, nº 490, próximo a Delegacia Civil.

 

JULGAMENTO SUSPENSO NO TJSC

ADI movida pelo MPSC começou a ser apreciada pelos desembargadores na quarta-feira (21). O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) começou o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) movida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) que questiona o artigo 1º da Emenda Constitucional 81, de 1º de julho de 2021, que instituiu as transferências especiais de recursos aos municípios pelo Governo do Estado. O relator da ação, desembargador Dinart Francisco Machado votou pela inconstitucionalidade da regra e propôs a modulação dos efeitos do julgamento, mantendo válidas as transferências já realizadas, mas vedando novas. Em razão do pedido de vista coletiva (todos os julgadores), o presidente da sessão, desembargador Altamiro de Oliveira, determinou a suspensão do julgamento, que retoma dia 5 de julho.

 

TAXA DE JUROS

As reações foram fortes do mercado por causa da manutenção da taxa de juros em 13,75% na reunião desta quinta-feira (22) do Conselho de Política Monetária do Banco Central, o Copom.  Chiou o presidente Lula (PT), chiou o ministro da Fazenda Fernando Haddad. Até o presidente do Sebrae, Décio Lima, disse durante reunião ordinária do Conselho Deliberativo Nacional, que esta política é injustificável diante de uma inflação sob controle.

“Falta sensibilidade com os pequenos empresários e empreendedores do país. Tem dinheiro para emprestar no mercado, mas se os pequenos forem pegar emprestado com essa taxa atual, vão falir, será uma questão de tempo. Assim, penso que o BC está jogando contra a retomada do crescimento do país”, indignou-se o presidente do Sebrae.

Pesquisas do Sebrae mostram que, por conta da alta taxa de juros praticada no Brasil, nos meses de abril e maio deste ano, 73% dos empreendedores não buscaram empréstimos.

 

RESQUÍCIOS DA LAVAJATO

O mundo dá voltas mesmo. Depois de 10 anos como advogado de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o advogado Cristiano Zanin foi indicado para ser ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Noutros tempos Zanin estava lá em frente ao juiz federal Sérgio Moro defendo Lula na Operação Lavajato e agora está no lado inverso. Moro era favorito a chegar ao STF, mas Zanin acabou liberando Lula para ser solto, ser candidato a presidente e depois ele próprio ser ministro.

 

OUT DOORS PRÓ-DIREITA

Pra quem estava acostumado a ver outdoors de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), agora pode passar a ver peças em prol da Direita. O deputado estadual Ivan Naatz (PL) colocou uma campanha nas ruas de Blumenau com a finalidade de ampliar o espaço da direita, em especial do PL, nas eleições de 2024. O objetivo é fortalecer o PL na região.

 

OUTRAS NOTAS

  • A presidente da Marcilei Vignatti, União Catarinense de Vereadores de Santa Catarina (Uvesc), participou de reunião nesta noite de quinta-feira (22) na Câmara de Vereadores;
  • O deputado federal Ismael dos Santos (PSD) destacou o trabalho contra às drogas realizado em Santa Catarina – Projeto Reviver, durante a instalação da Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento às Drogas, na terça-feira (20). Lembrou ainda da tragédia de Blumenau;
  • Uma ação movida pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) permitiu regularizar o edifício onde funciona a Unidade Administrativa Deputado Aldo Schneider, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). O caso foi julgado pelo Tribunal de Justiça (TJSC) e o acórdão foi publicado.
  • Evento na noite de 21 de junho no Campus de Sombrio foi realizado para comemorar o aniversário de 15 anos da instituição.