Search

Aliado preferencial do União Brasil é o PSD, diz Gean Loureiro

Em entrevista à Post TV na manhã desta quarta-feira (14), aos jornalistas Natália Silveira e Everaldo Silveira, o presidente do União Brasil, Gean Loureiro, falou da agenda que o partido cumpre no sul do estado, e que inicia na quinta-feira (15) e encerra sábado (17) em um encontro regional no município de Maracajá

 

Araranguá

 

Natália Silveira – Presidente… tem roteiro do União Brasil aqui pela Região Sul. Eu queria que você contasse um pouquinho para gente o tem sido preparado?

GEAN LOUREIRO – O União Brasil não faz organização partidária apenas em ano de eleição. A gente trabalha permanentemente né. Isso faz com que agora em 2023 a gente tenha como principal meta de organização partidária a preparação para as eleições municipais. Nós estamos formando as executivas municipais do partido em todo o Estado de Santa Catarina. Já publicamos mais de 100 portarias com executivas formadas em diversos municípios do Estado. Nossa meta é chegar até o final do ano com partido organizado em 200 municípios catarinenses. Para isso, o partido leva consigo toda a sua estrutura Legislativa, seus deputados estaduais, seu deputado federal Fábio Schiochet, que é o primeiro vice-presidente e sempre acompanha esses roteiros e que é o nosso representante nacional do partido. Nossos deputados estaduais Jair Miotto, Marcos da Rosa e Sérgio Guimarães, estão participando desses roteiros. Isso permite que a nossa base partidária conheça os nossos representantes legislativos, entenda as nossas posturas políticas e a expectativa da construção partidária. A gente já fez isso em várias regiões do Estado, nós já fizemos no meio Oeste Catarinense, no Vale do Itajaí. Agora estamos partindo para o sul do estado, e daqui há duas semanas para o Norte. Vamos fazer o Oeste e Extremo Oeste de Santa Catarina. Nesse roteiro nós passamos por vários municípios, como vai ser o caso do Sul. São roteiros de 3 dias de duração, nós começamos na quinta e vamos até o sábado, e isso permite que a gente visite aí no Sul três microrregiões […] definindo também estratégias para as eleições municipais, organização de nominata de vereadores para disputar a eleição a prefeitos e vice-prefeitos. A gente está organizando. Nós temos uma meta de eleger pelo menos 20 a 30 prefeitos em Santa Catarina vamos lançar em torno de pelo menos 60 nomes.

 

Everaldo Silveira – […] Estou […] acompanhando a movimentação aqui do União Brasil aqui em Araranguá. Depois da formação desse União Brasil a partir da fusão Democratas/PSL, o partido não tinha vereador na Câmara aqui de Araranguá […] a executiva que existia então ficou paralisada e agora um grupo está assumindo esse papel, o grupo liderado pelo vereador Killa Ghellere, enfim, e que deve trazer três vereadores. Tem uma discussão aqui para que isso aconteça […] o que que vai sair dessa reunião? Já vai sair uma Executiva montada com Kila presidente e os vereadores acertando para transferir em março?

GEAN LOUREIRO – Para os municípios, Araranguá não é diferente, o União é um partido simpático um partido, sem rejeição da população, que tem propostas muito claras para o Brasil. Isso reflete na política municipal e isso vem trazendo novas lideranças. Araranguá é um caso. O partido é uma nova estrutura a ser formada. O ex-vereador Kila é uma das grandes lideranças desse grupo até a data da eleição efetiva, com pelo menos três representantes na Câmara Municipal. Para isso, a gente vem formando um time de pré-candidatos a vereador e preparando uma participação numa eleição majoritária. […] tá muito cedo ainda para uma composição, para se discutir o que pode ser realizado, mas, a expectativa é preparar o União Brasil para ter uma força política reconhecida no município, com proposta para Araranguá. Participar na majoritária né, se for viável, e uma construção muito solidificada para a candidatura a vereador nesse sentido. Na sexta-feira (16) nós devemos definir já a nova executiva de Araranguá. A gente sabe que os vereadores vão esperar aí a janela partidária de mudança de partido (março de 2023), mas, nós temos uma expectativa muito clara, com três vereadores, com o Diego Pires, que lidera esse processo, dos seus assessores, novos candidatos a vereador que vão participar do processo. A gente tá conversando, dialogando com eles, trazendo uma proposta onde esse grupo possa ser representativo. Possa se ter uma construção conjunta, e nós da direção estadual vamos dar autonomia necessária para a gente fazer os encaminhamentos políticos aí no município de Araranguá.

 

Everaldo Silveira – […] Inclusive essa discussão dentro do grupo de tentar viabilizar até uma candidatura majoritária já que o Diego Pires, que é um dos vereadores, é do PDT, e vai para o União Brasil, ele não vai ser mais candidato a vereador.

GEAN LOUREIRO – É possível que ele seja um candidato, tenha uma majoritária eventualmente do partido para representar o União Brasil numa composição. A gente sabe que, como falei, a gente tá avaliando ainda o quadro. Nós vamos ter diálogo e conversação, agora quem não respeitar o União Brasil com o tamanho partidário que essa formação vai acabar perdendo possibilidade de uma construção partidária e efetiva, Então, nós queremos é dar força a simbologia. Nós vamos com toda a estrutura partidária até Araranguá para dar respaldo ao Diego, a toda a equipe que tá nessa construção para […] compor uma boa nominata de vereadores.

 

Everaldo Silveira – […] O União Brasil vai ter em Sombrio reunião com a Executiva, onde o partido tem maior expressão […]. na eleição passada, acabou apoiando a candidatura da prefeita Gislaine Cunha, do MDB, e acabou não participando da chapa majoritária. Há um sentimento lá no município de que o partido deva agora brigar pelo menos ser o vice na chapa […].

GEAN LOUREIRO – Teco (Silvério) sempre foi responsável pela região da Amesc. Ele conhece muito bem a política regional, conhece a política local. Nós temos um vereador muito atuante, meu xará lá, né Albino, que realiza um belo trabalho na Câmara Municipal, foi presidente e a nossa expectativa de construção. A nominata é muito forte lá de candidatos a vereador, mas, isso buscando sempre a meta de poder estar participando da chapa majoritária. Então, o passo que consolida uma coligação nossa é a construção do projeto. Como nós, que vamos intervir localmente, dizendo que tem que ser feito? As nossas lideranças locais conhecem a realidade do partido né. O partido não tá condicionado a nada. Eles, nessa construção, então o nosso papel efetivo é um papel de poder dar força política da estrutura e dar condição para que em Sombrio a gente possa ampliar a nossa representação na Câmara Municipal. E se possível construir sim essa participação na chapa majoritária.

 

Everaldo Silveira – Vocês também tem uma agenda em Balneário Arroio do Silva […] o grupo do prefeito Evandro Scaini elegeu uma bancada com cinco vereadores […] que ficaram no União Brasil, mas me parece que não houve uma aproximação maior […] vocês pretendem manter os cinco vereadores […]?

GEAN LOUREIRO – A primeira preocupação é ter um projeto para o município […]. Com a fusão […] eu e o deputado Fábio trabalhamos a quatro mãos […] ele era o presidente do PSL e eu era o presidente do Democratas. […] essa fusão aconteceu no período praticamente quase eleitoral, né foi em março do ano passado. Então, nós vivemos a eleição conhecendo as pessoas. Então a gente agora tá fazendo essa mistura de sangue mais efetiva né. […] A gente quer manter todo o time que tá formado em Arroio do Silva, sabendo da realidade, também ofertar para aqueles que são vereadores uma condição de ter uma nominata na eleição […] para que eles possam ser eleitos no caso daqueles que pretendem se apresentar e ter chance de novos poderem conquistar uma vaga na Câmara Municipal. […] Nesse roteiro, deputado Fábio aproveita e faz entrega de emendas e recursos destinados ao município e a nossa expectativa de poder manter sim. A gente não faz aqui diferenciação do município, de pequeno porte e médio.

 

Everaldo Silveira – Vocês trouxeram agenda ali sábado para Maracajá […] 10:30 da manhã […] que vai reunir as lideranças regionais. […] e que só tem uma vereadora, a Edilaine Nicoleite […] fizeram um evento final em Maracajá para prestigiar também outras regiões próximas?

GEAN LOUREIRO – A gente levou o encontro para Maracajá por questões geográficas que permite uma aproximação regional das pessoas, tem estrutura para poder montar uma reunião de maior porte […] a gente não deixou de estar em Arroio do Silva, como a gente vai estar em Araranguá […] a gente vai ter temas importantes e nem quer fazer uma reunião com grande número de pessoas para demonstrar, uma reunião mais de organização […] definir os melhores nomes para executivas, ter estratégia no município para definir e construir uma boa nominata de pré-candidatos a vereador. É discutir um projeto para cidade para que possamos ter nomes para participar das eleições majoritárias na região Sul do Estado de Santa Catarina, como a gente tá construindo em outras regiões para que tenham o melhor resultado na eleição de 2024.

 

Everaldo Silveira – Olhando agora para 2024 […] quais serão os parceiros principais do União Brasil? […] o senhor disputou como candidato a Governador […] em uma aliança com Patriotas e PSD. […] Quais as parcerias do União Brasil para 2024?

GEAN LOUREIRO – Além do presidente Eron Giordani, que foi o meu candidato a vice-governador na chapa, a gente tem uma relação de amizade. Vocês sabem da minha proximidade com deputado Júlio Garcia que também é da região sul, que representa o PSD. Então nós temos como prioridade poder trabalhar uma construção com o PSD, mas isso não afasta qualquer tipo de outra construção político- partidária. O partido não estabelece condições, nós somos um partido de centro-direita. Temos uma tendência de construir com os partidos que tem o mesmo perfil ideológico. Então, isso é natural, mas possível em determinado local nós vamos ter proximidade com PMDB e outros com PP. […] A política de construção nós temos que levar muito em conta questões regionais e saber respeitar essas questões regionais, mas o principal aliado partidário em Santa Catarina do União Brasil é o PSD, continua sendo. É nesse direcionamento que a gente sempre tenta a princípio.

 

Natália Silveira – Sempre um prazer receber você aqui na Post TV.

GEAN LOUREIRO – Agradecemos o carinho que todos vem preparando nesse roteiro às nossas lideranças políticas […]. Espero que ele possa discutir mais Santa Catarina, mais a região sul, e construir melhores propostas com melhores representantes para que tenham sucesso no pleito eleitoral de 2024. Grande abraço para vocês.