Search

Cis Amesc segue em recuperação; liderança de Tiago; Nelson no MDB; oposição de Sombrio; e mais

CIS AMESC mantém reorganização financeira

O CIS AMESC (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) realizou prestação de contas dos meses de março e abril de 2023 aos prefeitos nesta quarta-feira (6). Os índices se mantêm em projeção para quitação dos débitos e um serviço será lançado, o atendimento de locação de ambulância, o que deverá gerar nova receita. 

O administrador do CIS AMESC, Marcos Leandro Gomes, apresentou a prestação de contas. Entre os números a quitação de R$ 4.135.719,35 em dívidas com fornecedores, restando agora R$ 1.352.242,69. 

O presidente do CIS AMESC, prefeito de Santa Rosa do Sul, Almides Roberg da Rosa, agradeceu a parceria dos 13 gestores que tem se dedicado e apoiado para reorganização do Consórcio.

 

Nova liderança no MDB

O deputado estadual Tiago Zilli (MDB) este se consolidando como maior liderança do MDB do extremo sul catarinense. Com isso, tem influenciado na montagem dos grupos que comandam o partido em diversos municípios.

Recentemente participou da articulação que levou ao comando do partido em Balneário Arroio do Silva o ex vereador e ex presidente da Câmara de Vereadores Edélcio Fontanella (MDB). O comando era exercido por Fernando Victor, ligado ao gabinete de Volnei Weber. Houve um consenso para que lideranças ligadas a Tiago trabalhassem a reoxigenação do MDB, que comandou o município em dois mandatos (2001 a 2008), a fim de que o partido voltasse a ter protagonismo nas eleições.

Em 2020 o partido não participou da chapa majoritária e apoiou a chapa Evandro Scaini (Republicanos) /Carlos Scarsanella (Republicanos). Pelo que foi acordado, o MDB mantém-se no apoio do atual governo.

 

A caminho do MDB

Outra articulação que teve a participação de Tiago Zilli (MDB) foi o convite ao vereador Nelson Soares (PDT) para se filiar ao MDB de Araranguá.

Aconteceu na segunda-feira (5) uma reunião do deputado com o vereador e o prefeito César Cesa (MDB) em seu gabinete. O deputado e o prefeito formalizaram o convite a Nelson para ser candidato pelo MDB em 2024, o que foi referendado pelo presidente do MDB, Emerson Almeida na quarta-feira (7).

Começa agora o processo de aproximação, já que o vereador precisa ficar no PDT pelo menos até março de 2024, quando abre a janela para troca de partidos.

Se nada mudar no meio deste caminho, Nelson deverá passar a ser base do governo de César Cesa e Tano Costa (PSD).

Havia nos bastidores a especulação de que os vereadores Paulinho (PSD) e Jair Anastácio (PT) pudessem seguir este caminho do MDB, mas isto não mudaria a correlação de forças na Câmara, que atualmente era de 8 vereadores da oposição contra 7 governistas. Com a ida de Jorginho Pereira (PP) para o PSD e Nelson (PDT) para o MDB, o governo passaria a ter 9 x 6.

A chapa do MDB tende a ser a mais forte para 2024 e que deve eleger a maior bancada.

 

Zé Milton com Peri e Magrão

Nesta quarta-feira, dia 7 de junho, os vereadores José Eraldo “Peri” Soares (PP) e Adriano Magrão (PRTB) estiveram reunidos com o deputado Zé Milton (PP, em Florianópolis, para discutir temas relacionados ao desenvolvimento de Sombrio. Conversaram sobre recursos parados e a necessidade de agilizar liberação para projetos sustentáveis e melhorias em diversas áreas.

Aquisição de uma retroescavadeira, falaram sobre o início das obras de construção da ciclovia da rodovia José Tiscoski, trecho Sombrio, uma vez que o trecho de Balneário Gaivota já se encontra em fase de conclusão.

As eleições de 2024 também estiveram na pauta.

 

Morre presidente da Unimed SC

O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) ocupou a tribuna para homenagear o médico e presidente de Grupo Unimed Santa Catarina, Alberto Gugelmin Neto, que faleceu nesta segunda-feira (5), aos 56 anos. O parlamentar destacou a trajetória pessoal e profissional, e a forma como ele lutou contra um câncer.

Além de médico urologista, Alberto Gugelmin foi professor de Patologia e Fisiopatologia na Universidade do Contestado e palestrante. Seus vídeos com mensagem motivacional sobre a realidade do tratamento do câncer foram vistos por milhares de pessoas.

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, no ano de 1990, com especialização em Urologia, Alberto Gugelmin nasceu em  Rio Negro (PR), mas residiu e trabalhou por toda a vida na cidade Mafra, no Norte catarinense.

No sistema Unimed, foi presidente da Unimed Riomafra por 11 anos, vice-presidente da Unimed Brasil de 2017 a 2021, conselheiro, presidente e vice-presidente da Unimed Mercosul, além de diretor de Mercado e Novos Negócios da Unimed Participações de 2021 a 2023.

Na Unimed Santa Catarina, foi diretor de gestão Operacional e Serviços de 2011 a 2015, e estava no terceiro mandato como presidente da entidade. O Grupo Unimed  Santa Catarina responde pela assistência de saúde de mais de 1 milhão de catarinenses.

 

TRE SC no Encontro Nacional de Segurança nas Eleições

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) ocupou lugar de destaque durante o Encontro Nacional de Segurança nas Eleições, promovido pelo Tribunal mineiro (TRE-MG) no último final de semana (dias 2 e 3 de junho), em Belo Horizonte. Entre as propostas apresentadas em plenária, duas são de autoria do Tribunal catarinense que esteve representado pelo diretor-geral, Gonsalo Ribeiro, e pelo coordenador de infraestrutura e serviços, Gilson Bastos.

O evento reuniu representantes dos Regionais e das forças de segurança do país que atuam diretamente nas eleições (Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Ministério da Justiça, Forças Armadas e Secretaria de Segurança Pública), para discutir experiências vivenciadas e propor melhorias às eleições futuras.

A abertura foi conduzida pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, e pelo delegado da Polícia Federal e secretário de Polícia Judicial do TSE, Disney Rosseti. O ministro defendeu a integração entre instituições como a melhor estratégia para garantir a segurança nas eleições.

Entre as propostas estão elaborar um protocolo para a atuação das forças de segurança nos locais de votação; institucionalizar gabinetes de segurança para pronta resposta com composição mínima normatizada; adotar uma plataforma única em todo o Brasil para armazenar os registros de ocorrências nas seções e aprimorar a habilitação do eleitor na seção eleitoral.

Essa última, de autoria do TRE-SC, visa promover a participação ativa do eleitor na sua habilitação e, desta forma, minimizar possíveis impactos na sua identificação com reflexos na segurança, ampliando a transparência. A ideia consiste na adequação do software da urna eletrônica para que o eleitor ou eleitora possa conferir os seus dados na urna, antes de iniciar a votação. A intenção é apresentar o projeto-piloto da nova funcionalidade na eleição suplementar para prefeito e vice-prefeito de Brusque (SC), em agosto deste ano.

 

Reinstalação da Justiça Eleitoral

No dia 7 de junho é celebrada a data de reinstalação do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina – após o período Vargas –, em 1945. Na ocasião, sob a Presidência do Desembargador João da Silva Medeiros Filho, a circunscrição regional foi organizada nas então 34 Zonas Eleitorais, com um total de 248 mil eleitores. Hoje são 99 Zonas Eleitorais, e mais de 5,5 milhões de eleitores!