Search

Soratto no Fórum Brasileiro de Líderes em Energia; e Chiodini na CPI da Americanas

Fórum reúne principais lideranças do setor de energia elétrica do Brasil

Secretário da Casa Civil, Deputado Estêner Soratto, esteve no evento que discutiu as inovações e desafios do futuro do ramo.

As principais lideranças do setor de energia elétrica do Brasil estiveram reunidas nesta quinta (1º) e sexta-feira (2), no Fórum Brasileiro de Líderes em Energia. No evento, foi debatido o futuro dos investimentos nas diversas matrizes que o país possui para a produção e os desafios que devem vir pela frente.

Representando o Governo de Santa Catarina e o Governador Jorginho Mello, o Secretário da Casa Civil, Deputado Estêner Soratto, esteve no evento para que as soluções discutidas possam ser aplicadas no Estado.

“Os modelos para o futuro da geração, transmissão e distribuição de energia serão diversificados cada vez mais, além disso, foi muito debatido sobre as soluções para os desafios que o setor deve enfrentar. Agora, volto para Santa Catarina e levo essas informações para discutir e aplicar em nosso Estado”, disse.

Outro tema bastante discutido nos painéis foi a energia elétrica gerada a carvão, que teve a lei de Transição Enérgica Justa aprovada em 2022, após forte pressão por lideranças do Sul de Santa Catarina.

“O mundo busca fontes de energia renováveis e sustentáveis, mas já tivemos exemplos no Brasil nos últimos anos que é preciso manter as usinas carboníferas para a segurança energética do país. Além disso, precisamos analisar o impacto positivo desses complexos em toda a comunidade por meio da economia e geração de empregos. Apenas no Complexo Jorge Lacerda, que fica em Capivari de Baixo, mais de 20 mil famílias de todo o Sul do Estado são empregadas de forma direta e indireta”, explicou o Secretário.

Hoje, o Brasil tem mais oferta de energia elétrica do que demanda, por isso, é preciso buscar novos meios para o uso dessa oferta. Uma das soluções propostas foi investimento para a ampliação do uso de carros e transporte público elétricos. Além disso, os debatedores explicaram a importância da realização de um alto investimento na ampliação e modernização das redes trifásicas, principalmente no interior do país. O argumento é que quando um empresário vai investir, o primeiro ponto a ser visto é a qualidade da energia.

“O Brasil vai crescer por meio da energia elétrica de qualidade sendo levada para o interior, ela precisa estar lá para ocorrer os investimentos e a industrialização”, disse o Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.

Nomes importantes de órgãos regulares também marcaram presença no Fórum, como o Diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica, Sandoval Feitosa e Secretário do Ministério de Minas e Energia, Efrain Cruz, além de representantes da Alphainfra, Petrobras e Engie.

Foto: FHILLYPE COSTA/SCC

 

Chiodini anuncia que oitivas da CPI da Americanas devem iniciar na próxima semana

A Comissão publicou nesta sexta-feira (02), a lista com as primeiras convocações e convites de depoimentos e informações a serem coletadas em Audiência Pública. Segundo o relator da CPI, o deputado Carlos Chiodini (MDB/SC), entre os nomes já confirmados, está o do Administrador Judicial, Sergio Zveiter.

“Na construção do nosso Plano de Trabalho, eu especifiquei uma ordem nessas oitivas para que seja mais fácil o entendimento, por isso, optei por fazer uma audiência pública, que deve dar uma linha de raciocínio para o início deste trabalho”, explica Chiodini.

 

Convidados para a Audiência Pública:

AURÉLIO VALPORTO, Presidente da Associação Brasileira de Investidores – ABRADIN – (a confirmar)

BRUNO REZENDE, Administrador Judicial, Sócio Fundador da Preserva-Ação Administração Judicial – (confirmado)

SERGIO ZVEITER, Administrador Judicial, Escritório de Advocacia Zveiter – (confirmado)

SERGIO NOBRE, Presidente da Central Única dos Trabalhadores – CUT – (a confirmar)

ANTÔNIO FERNANDES DOS SANTOS NETO, presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros – CSB – (a confirmar)

Colegiado apura possível fraude contábil na empresa, que tem dívida anunciada em mais de R$ 42 bilhões e os trabalhos devem ser concluídos em até 120 dias, mas é possível prorrogar a continuação por outros 60.

A próxima reunião da CPI está agendada para o dia 06 de junho, terça-feira, às 15h, e será deliberativa com votação de requerimentos e audiência pública para oitiva dos convidados.