Search

Alesc debate segurança nas escolas; Turvo retoma obras; reassume presidente do MDB de Turvo

Propostas da comunidade para segurança escolar são destacadas pela deputada Paulinha em audiência pública

Moradores da região serrana apresentaram em audiência pública na quinta-feira (1º) as propostas e opiniões sobre a segurança escolar das escolas. O encontro organizado pelo Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar em Lages teve a participação de estudantes, pais, educadores, parlamentares, representantes dos Poderes, entidades de classe, entre outros setores.

“Mudar a cultura escolar, priorizar a saúde mental e ter equipes multidisciplinares na escola. Essas são algumas das sugestões que anotamos e vamos levar adiante, já que essa é uma fase de um trabalho muito grande que está sendo coordenado pelo presidente Mauro de Nadal. Nós estamos fazendo um trabalho muito sério, nunca antes realizado em Santa Catarina”, destacou a deputada estadual Paulinha.

 

A audiência ainda teve a participação do professor Stacy Scott, da Universidade de Boston, que desenvolveu estratégias para enfrentamento da violência escolar no estado de Massachusetts. Ele comentou que o enfrentamento da violência inclui desde o funcionamento das portas das escolas até a melhoria da comunicação dentro do ambiente escolar.

Próximo audiência regional em Chapecó

O encontro em Lages foi o terceiro da série de audiências públicas regionais organizadas pelo comitê. O propósito dos encontros é ter a participação da comunidade com sugestões e apontamentos, contribuindo com a elaboração de um plano de ação pela segurança escolar. A próxima audiência será em Chapecó, nesta sexta-feira (2), e depois em Criciúma (15) e Florianópolis (16).

 

Prefeitura de Turvo retoma obras na comunidade de São Peregrino

A Prefeitura de Turvo retomou nesta quarta-feira (31) as obras na comunidade de São Peregrino, localizada no interior do município. Após um período de paralisação devido à manutenção de uma máquina do consórcio intermunicipal de pavimentação, as atividades foram reiniciadas com um investimento inicial de R$ 425 mil.

A obra, que estava parada há alguns meses, foi retomada após a conclusão dos reparos na máquina responsável pela pavimentação. O valor destinado para essa obra estava reservado desde novembro, mas a falta da máquina em condições adequadas impossibilitou a continuidade dos trabalhos.

Nesta primeira fase, serão pavimentados aproximadamente 1.300 metros da via, atendendo a uma demanda antiga dos moradores da comunidade de São Peregrino. Após a conclusão desse trecho, havendo um novo repasse do Governo do Estado, o município pretende concluir a pavimentação, cobrindo toda a extensão da via.

O prefeito Sandro Cirimbelli (Progressistas) realizou uma vistoria nas obras na manhã desta quinta-feira (1), demonstrando o comprometimento da administração municipal.

“Essa iniciativa trará melhorias para toda a comunidade, é um pedido antigo, um sonho que está se tornando realidade. Temos o compromisso da prefeitura em investir em infraestrutura. A conclusão dessa pavimentação beneficiará não apenas os moradores da comunidade, mas também facilitará o acesso a outras áreas rurais da região”, afirmou.

 

Edson Pisca reassume comando do MDB em Turvo

Após oito meses licenciado da função de presidente do partido, Edson Pisca, ex vice-prefeito de Turvo e atual chefe de gabinete do deputado estadual Tiago Zilli, volta ao comando da sigla no município.

Pisca reassumiu oficialmente a função, ontem, dia 1º de junho, onde se reuniu com lideranças para traçar estratégias que visam o crescimento do MDB.

“Estive licenciado do cargo durante esse período para me dedicar ao pleito eleitoral de 2022, onde conseguimos com muito esforço e trabalho de todos os companheiros do MDB do Sul, eleger o representante da nossa região na Assembleia Legislativa. Agora a missão é unificar o partido em Turvo e também atuar nas bases, ouvindo e dialogando com os filiados para fortalecer e eleger o novo diretório que será eleito em breve,” explicou

Edson Pisca antecipa que irá trabalhar forte para o fortalecimento da sigla no município. “É uma grande honra, sem dúvidas, mas também um grande desafio estar à frente do partido que é o maior do Estado e também um dos mais consistentes do país. Aceito o desafio com muito carinho e certeza de que temos muito trabalho pela frente para que a essência do nosso partido seja sempre mantida. Estamos juntos com o diretório estadual estruturando o futuro do partido aqui em Turvo e temos muitas lideranças empenhadas nesta nova fase do partido,” afirmou.