Search

AMESC terá sequência de festas regionais

Grandes shows nacionais e valorização da cultura local são marcas dos eventos

O extremo sul catarinense está cada dia mais em evidência. Entre os fatores positivos que alavancam o destaque da região estão os grandes eventos, que unem grandes atrações nacionais com a valorização da cultura local, e ingredientes como gastronomia típica e ambientes de belezas especiais.

Neste último final de semana de maio São João do Sul realizou a 13ª Festa do Colono e 2ª Feira Agropecuária. As atrações nacionais foram João Neto e Frederico (28) e banda San Marino (27). Durante o evento, de 25 a 28 de maio, ainda houve a escolha das soberanas mirins, o 2º São João Encanto – Festival Municipal da Canção, 2ª Corrida Sertão Running e 1º Concurso da melhor receita típica de rosca de polvilho.

A 30ª Festa do Peixe em Balneário Arroio de Silva acontece nos dias 29 e 30 de junho e 1 e 2 de julho. A escolha da rainha e princesas será realizada na primeira noite do evento. O evento realizado na baixa temporada tem o objetivo de movimentar a economia local, gerando oportunidades. A atração principal está confirmada: Felipe Araújo será o show nacional deste ano. Terá também show nacional com Paulinho Mocelin na noite de quinta-feira (29). Os demais shows e atrações culturais também estão sendo preparados.

A 30ª Festa do Colono de Maracajá e 2º Encontro do Caminhoneiro está marcada para os dias 28, 29 e 30 de julho.

Em Turvo haverá a 25ª Festa do Colono e 17ª Arrancada Catarinense de Tratores, que acontecerá de 10 e 13 de agosto. No dia 10, acontece o show de Chiquito e Bordoneio, já na sexta-feira, dia 11, Marcos e Belutti, no sábado, 12, a festa fica por conta de Mato-Grosso e Matias e o no dia 13, domingo, a festa encerra com a apresentação da banda Dazaranha. A festa ainda trará outros diversos atrativos.

A 7ª Festa do Agricultor e 5ª Arrancada de Tratores, entre 14 e 17 de setembro de 2023, em Ermo, comemora os 30 anos de emancipação do município. Entre as atrações da festa, que terá shows com as bandas Nenhum de Nós e Mistura Fina (dia 15) , César Menotti & Fabiano, Matusa (16) e Grupo Tradição (dia 17), há shows com bandas e cantores regionais, desfile de tratores e máquinas (com premiação), apresentações culturais, exposições, praça de alimentação, encontro de carros antigos, encontro de motos, exibição de balões, entre outras atrações.

O presidente da AMESC, prefeito de Santa Rosa do Sul, Almides Roberg Silva da Rosa, observa que as festas são grandes oportunidades para todo o extremo sul catarinense.

“Além de impulsionar a economia valoriza cultura, gastronomia, turismo e muitos outros fatores. A Associação dos Municípios estará presente nestes eventos. Meleiro realizou o primeiro evento pós-pandemia em 2022 e reiniciamos as assembleias itinerantes do Colegiado de Prefeitos, e agora além da presença de todos os gestores municipais nessa reunião a AMESC se fará presente com stand”.