Search

Melhorias para Maracajá; Inovação em Araranguá; leitos infantis; Ronaldinho de volta; e mais

Comitiva busca investimentos em esportes e água para Maracajá 

Na quarta-feira (24) uma comitiva de Maracajá esteve na Assembleia Legislativa para destravar temas que estão no radar da população, como a necessidade de oferta de água pela Casan, e ainda a ampliação do Ginásio. 

O prefeito Anibal Brambila (PSD) levou junto dele o presidente da Câmara João Rocha (PSDB), ex presidente Valmir Carradore, o Boca (MDB) e o ex vereador e ex prefeito Prezalino Ramos, o Preto (PSD). A comitiva esteve com os deputados Júlio Garcia (PSD), Mário Motta (PSD), Tiago Zilli (MDB) e Marcos Vieira (PSDB).

Vieira e Zilli devem apresentar emenda de R$ 300 mil cada para ampliação do Centro Esportivo Antônio da Rocha, onde ocorre a Festa do Colono, as competições esportivas e tantos outros eventos. 

A agenda dos vereadores Valmir Carradore e João Rocha era na Casan para cobrança da ampliação da rede até à comunidade do Cedro e a construção de um reservatório no centro, no Morro Maracajá, ao lado do Colégio Manoel Gomes Baltazar. Ambas demandas estão no cronograma de investimentos da Casan. O reservatório irá garantir autonomia de 12 horas de abastecimento de água. Um terreno será adquirido pela Casan para instalar esse reservatório.

A Casan informou estes investimentos na sexta-feira (19), durante a passagem do governador Jorginho Mello (PL).

 

 

Hub Costa Serra Mar 

A segunda reunião para a implantação do Centro de Inovação de Araranguá na Cidade Universitária, que aconteceu na quarta-feira (24), contou com a presença de importantes atores do setor de inovação. 

A expectativa é que o aval do Governo do Estado e a aproximação com a Aratec possa criar o ambiente favorável para que este Centro de Inovação seja instalado na Cidade Universitária onde foram investidos quase R$ 100 milhões em infraestrutura e melhorias para o bairro. 

O local tem como ponto positivo a instalação que atende a Unisul e o Colégio Dehon, o que permite ter num mesmo ecossistema inovação e ciência.

 

Aumento dos leitos 

O Governo do Estado quer garantir o atendimento pleno aos pacientes pediátricos e está organizando para os próximos dias a abertura de 32 leitos de UTI infantil. O anúncio foi feito pelo governador Jorginho Mello (PL) por causa do aumento de casos de doenças respiratórias, com sobrecarga no sistema de saúde. Na Grande Florianópolis serão 12 leitos de UTI neonatal, no Vale do Itajaí serão 20 leitos. No segundo momento, quando chegar a 80 UTIs pediátricas – 8 para o Hospital Regional de Araranguá, e 10 no Hospital Dom Joaquim, em Sombrio. 

 

Marquito, do Psol

O deputado estadual Marquito (Psol) cumpre agenda nesta sexta-feira (26) em Araranguá. Estará no hall da UFSC, 14h30, uma Roda de conversa sobre agroecologia, saúde e tecnologias sociais. À noite, 20 horas, no Auditório do Sinte, acontece uma reunião ampliada com o tema Frente Parlamentar das Juventudes. Pela manhã, entrevista a Post TV.

Através do Mandato Agroecológico, Marquito propôs e aprovou leis inovadoras que se tornaram referências no Brasil e no mundo – como a Lei dos Direitos da Natureza, apresentada durante a Assembleia Geral da ONU em abril de 2022. 

 

Ronaldinho de volta

Com o ex-prefeito Ronaldo Pereira como presidente, o Progressistas de Balneário Gaivota se prepara para a eleição de 2024. A Convenção do PP acontece no final de junho e Ronaldinho deverá assumir o comando do partido. Ronaldo assume no lugar do empresário Carlinhos Cabreira Gomes, que foi o candidato derrotado por Everaldo Kekinha (PSDB) em 2020.

Se alguém tinha dúvidas de que Ronaldinho estava interessado em voltar ao processo político, inclusive como potencial candidato, parece que isto não existe mais.

 

Nome para o Legislativo

Na última sexta-feira (19) o PP de Sombrio fez uma reunião na residência de Diomar Santana (Didi) para sua filiação, família e amigos. Didi se colocou à disposição como pré-candidato a vereador. 

Agradeceu ao presidente Nano Freitas e ao ex-vereador Vilmar Daminelli, responsáveis pelo convite. O partido se organiza para as eleições e o vereador Peri Soares aparece como possível nome para disputar a eleição contra a prefeita Gislaine Cunha (MDB).

 

Nome do Novo

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), confirmou a participação neste sábado (27) do 4° Encontro Estadual do Partido Novo. Ele fala ao meio dia com a imprensa em uma coletiva, no ExpoCentro de Balneário Camboriú. O nome de Zema figura ao lado de Michelle Bolsonaro (PL) e do governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos

 

Universidade Gratuita? 

O deputado estadual Matheus Cadorin (Novo) está questionando o projeto do governador Jorginho Mello (PL), que está na Assembleia Legislativa. O fato é que não se trata de gratuidade já que os beneficiados terão que dedicar 5 horas de trabalho por dia proporcionais ao tempo de universidade.

Outro ponto que está em debate é a questão do benefício às universidades públicas e sistema Acafe.

 

Despedidas da família 

Está marcado para dia 27 de Maio o sepultamento do ator araranguaense Jeff Machado, assassinado no Rio de Janeiro. 

 

Fontanella de volta

O ex vereador e ex presidente da Câmara de Balneário Arroio do Silva, Edélcio Fontanella, assume o comando do MDB no município. Assume na vaga de Fernando Victor com a missão de tentar fazer o partido voltar ao protagonismo do município que comandou por 2 mandatos. 

 

2 Vagas do TSE

A ministra Carmem Lúcia assumiu como presidente e Cássio Nunes Marques como vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O presidente Lula da Silva (PT) fez a nomeação de 2 novos ministros para oTSE, Floriano de Azevedo Marques Neto e André Ramos Tavares, aliados do ministro Alexandre de Moraes, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente irá indicar o advogado Cristiano Zanin, seu advogado, como ministro do STF. 

 

CPMI do 8 de Janeiro

Foi instalada a Comissão Parlamentar Mista (CPMI) sob a presidência do deputado federal Arthur Maia (União Brasil) e a vice-presidência da senadora Eliziane Gama (PSD) – ambos eleitores de Lula em 2022. A Comissão irá investigar os atos de vandalismo na capital federal que atingiram os 3 poderes. Destaque para a participação do senador Esperidião Amin (PP), que falou sobre as possíveis “omissões do Governo Lula” para impedir a invasão de Brasília.