Search

Agentes comunitárias e idosos são capacitados em Primeiros Socorros

Curso foi ministrado através de uma parceria entre secretaria de Assistência Social e Senar/SC, visando preparar para situação de emergência

uma parceria entre a secretaria municipal de Assistência Social e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), foi realizado nos dias 12 e 15 de maio um curso de Primeiros Socorros voltado a integrantes da terceira idade e Agentes Comunitárias de Saúde de Jacinto Machado. O encontro ocorreu na sede do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

O curso de Primeiros Socorros teve como objetivo capacitar os participantes para prestar os primeiros atendimentos em situações de emergência, como engasgos, paradas cardiorrespiratórias, queimaduras e outros. Os integrantes da terceira idade e as ACSs são pessoas que frequentemente lidam com situações de emergência e a capacitação pode ser fundamental para salvar vidas.

“Este é um tema muito relevante para todos nós, especialmente para aqueles que lidam com pessoas em situações de risco. Agradeço a todos os envolvidos nesta parceria e, diante do grande interesse que percebemos nos participantes, espero que possamos continuar capacitando mais pessoas para agirem em casos de emergência”, afirmou Regina Patel, secretária municipal de Assistência Social.

Eliete Veronês, agente comunitária de saúde, mencionou a importância do curso para sua atuação profissional.

“Como agente de saúde, lidamos frequentemente com pessoas que precisam de atendimento emergencial. O curso foi muito importante para nos capacitar a lidar com essas situações e prestar os primeiros socorros de forma adequada”, disse.

Dona Lídia Semprebom Borges, de 78 anos, foi uma das participantes do curso e destacou a alegria de novos aprendizados.

“Achei muito interessante aprender a prestar os primeiros socorros. Nunca é tarde para aprender coisas novas e acho que isso pode fazer a diferença em nas nossas vidas”, afirmou.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Senar/SC demonstra o comprometimento da cidade em proporcionar melhores condições de vida e segurança para seus habitantes.