Search

PSDB com Marcos Vieira; Salvaro no PSD; Lale espera Lula abonar a ficha; e mais

EXECUTIVA DO PSDB DE SANTA CATARINA SOB NOVO COMANDO

O deputado estadual Marcos Vieira foi o candidato prefeito Everaldo “Kekinha” dos Santos (PSDB) após a definição de que Doia Guglielmi não iria para disputa. A dobradinha foi com a deputada federal Geovania de Sá, que fez perto de 3 mil na Gaivota, proporcionalmente sua maior votação no Estado. Agora, o grupo de vereadores que trabalhou para Vieira tem um parceiro forte, já que o deputado acabou de ser escolhido para comandar o PSDB com a missão de manter lideranças que querem sair e ainda atrair novas lideranças para o projeto.

Com a morte do deputado federal Marco Tebaldi coube a Geovania, sua vice, tocar o partido. Por conta das eleições de 2022, a deputada se licenciou do cargo e passou o bastão prefeito de Concórdia, Rogério Pacheco, que agora, por contas das eleições de 2024, deixa o cargo.

Marcos Vieira foi indicado e aceitou comandar a bancada tucana em uma Comissão Provisória. O Diretório Estadual deverá ser escolhido até 2024.

 

PSDB DE CRICIÚMA

Durante a passagem da deputada federal Geovania de Sá por Balneário Gaivota para o primeiro Encontro Municipal do PSDB, o deputado estadual Marcos Vieira, ao lado do ex deputado Dóia Guglielmi e do prefeito Kekinha dos Santos, citou a deputada como um dos nomes do partido para disputa da prefeitura de Criciúma. O peso da deputada, que cumpre terceiro mandato, não pode de fato ser esquecido, mas a realidade é que o prefeito reeleito Clésio Salvaro é quem deve definir o destino da sucessão.

 

PSDB DE SALVARO

O prefeito atuou diretamente para levar o PSDB a apoiar Jorginho Mello (PL) no segundo turno das eleições, o que indiretamente acabou beneficiando o partido, já que a deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania) chegou na frente de Geovania nas eleições. Com a eleição de Jorginho, era dada como certa a indicação de Carmen para ocupar a Secretaria de Saúde de Santa Catarina e foi o que aconteceu.

Carmem foi eleita deputada federal na Federação com o PSDB, o que ajudou a garantir aos tucanos 2 cadeiras na Assembleia Legislativa.

Na suplência, Geovania deverá ficar de fora da disputa em Criciúma. Até porque Jorginho Mello deverá estimular o PL a ter candidatura própria em 2024, seja ela com Júlia Zanatta, ou com Daniel Freitas. O xadrez político passa por Jorginho e Salvaro.

 

PSDB SEM SALVARO

Geovania de Sá disse neste sábadi (13) acreditar que o caminho de Clésio Salvaro é mesmo PSD. O partido tem pelo menos 2 nomes com chances de colocar o nome na disputa: os dois Ricardos, o Guidi deputado federal, e o Fabris, atual vice-prefeito.

A ida de Salvaro ao PSD pode auxiliar na manutenção da chapa PSDB/PSD, e até tornar menos turbulenta a disputa interna no ninho tucano.

Se Geovania tivesse sido eleita ninguém tiraria dela o direito de ser a indicada como candidata. Sem ela no páreo, abrem-se muitas perspectivas. A primeira dela é que o vereador Arleu da Silveira, ou mesmo o secretário Acélio Casagrande, primeiro suplente do PSDB na Alesc, possam ir para a disputa. A ida de Salvaro poderá ser condicionada a manter a chapa atual com a mudança dos nomes.

 

ESPAÇO PARA O LALE

No campo progressista, o nome de Jorge Boeira (PDT) perdeu força por conta do baixo desempenho nas eleições de 2022, quando foi candidato a governador. Isto abriu a perspectiva para que Arlindo “Lale” Rocha, ex prefeito de Maracajá, seja o nome para a disputa em CRICIÚMA.

 

LALE E LULA

Pelo que dizem lideranças do PT, o Lale já está com a ficha assinada no PT e na expectativa de que abra-se uma agenda com o presidente Lula da Silva (PT) para que ele abone esta ficha e um ato expressivo para dar a largada para candidatura.

Lale está em Brasília para sustentação processo dissídio coletivo dos ceramistas no TST. Ele disse à coluna:

“Sim, vou mudar domicílio eleitoral e vou filiar ao PT. A possibilidade da candidatura será do processo, mas estou ‘pronto’”, disse.

 

PROJETO UNIVERSIDADE GRATUITA NA ALESC

O governador Jorginho Mello entrega oficialmente nesta terça-feira,16, o Projeto Universidade Gratuita para a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). Participam do ato marcado para as 11h30, o presidente da Assembleia, Mauro de Nadal (MDB(; o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, e o secretário de Estado da Casa Civil, Estener Soratto. A entrega também contará com a presença dos reitores das universidades do Sistema Acafe.

Uma das principais promessas de campanha do governador Jorginho Mello (PL), o Projeto irá democratizar o acesso ao Ensino Superior no estado, contribuindo para o desenvolvimento regional. O objetivo é oferecer até 75 mil vagas gratuitas em nível de graduação aos estudantes catarinenses nas universidades comunitárias. A expectativa do Executivo é que o programa comece no segundo semestre, atendendo cerca de 30 mil estudantes.

 

CISAMESC: NOTA DE ESCLARECIMENTO 

A coluna havia feito questionamento ao CIS Amesc sobre a mais nova decisão. A direção do Consórcio decidiu se pronunciar por nota:

“Uma vez que o CISAMESC vem sendo questionado na mídia acerca do julgamento ocorrido recentemente junto ao Tribunal de Contas do Estado, referente ao Procedimento de Tomada de Contas Especial do ano de 2017, o Conselho de Administração do Consórcio vem, afim de se evitar desinformação, esclarecer que o Acórdão do Tribunal de Contas estabeleceu que a responsabilidade pela devolução ao Consórcio de valores apontados na decisão ao prefeito que estava no exercício da Presidência naquele ano, ao Gerente Executivo da época, e às Empresas que receberam os valores, de forma que essa decisão não declarou qualquer responsabilidade pela devolução aos Municípios Membros, seus Ex-Prefeitos ou Prefeitos atuais. A decisão do Tribunal de Contas está com prazo de recurso aberto, e o Consórcio está acompanhando toda a situação jurídica e colaborando plenamente com as Autoridades Públicas, fornecendo todas as informações e documentos solicitados, aguardando a finalização do Procedimento para tomar as medidas judiciais necessárias para o ressarcimento completo ao caixa do Consórcio”.

Na ocasião o presidente era Zica Cadorin, ex prefeito de Ermo, o gerente Ricardo Ghellere e as empresas foram apresentadas na acusação.

Ricardo Ghellere à coluna disse que irá recorrer da decisão. 

 

REFIS SOCIAL

Araranguá encaminhou para a Câmara um parcelamento dos tributos. Nesta terça-feira (16), o Procurador Geral de Araranguá, Daniel Menezes, fala a Post TV para detalhar o projeto.