Search

Sombrio terá Dia do Grafite sobre diversidade e inclusão

Jovens do projeto Comunidades Criativas presenteiam a Casa de Cultura de Sombrio com arte exclusiva sobre Diversidade e Inclusão; iniciativa tem apoio da CCR ViaCosteira e Instituto CCR

O Dia do Grafite na Casa de Cultura, em Sombrio (SC), acontecerá hoje sexta-feira (28/04) e reunirá jovens participantes do projeto Comunidades Criativas. A garotada contará com a monitoria de Ricardo Herok, grafiteiro profissional da região sul catarinense, e juntos presentearão a Casa da Cultura com uma arte única no muro da instituição. Por meio da arte do grafite, poderão expressar seu entendimento sobre Diversidade e Inclusão, tema central do Comunidades Criativas que percorre 22 instituições sociais em 21 cidades brasileiras. Em Sombrio, o projeto tem o apoio da CCR ViaCosteira e Instituto CCR.

O desenho vencedor, de autoria do jovem Samuel Valencio, será a inspiração para o grafite coletivo.

“O desenho retrata duas pessoas unidas justamente por sua diversidade, enfatizando um manifesto por tolerância e respeito”, comenta Allan de Amorim, responsável pela produção do Comunidades Criativas

Sobre o projeto Comunidades Criativas

O Comunidades Criativas é um projeto cultural com interface educacional que utiliza o grafite como meio de expressão para que as comunidades envolvidas reflitam sobre a Diversidade e a Inclusão. Com esta missão, o projeto percorre 22 instituições de 21 cidades brasileiras. A iniciativa é exclusivamente dirigida ao interesse público, já que os participantes são obrigatoriamente pessoas atendidas por associações ou entidades com fins sociais dos mais diversos perfis e abrangências.

As cidades atendidas pelo Comunidades Criativas são: Salvador (BA), Lauro de Freitas (BA), Camaçari (BA), Cabo Frio (RJ), Rio Bonito (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Imbituba (SC), Sombrio (SC), Içara (SC), Garopaba (SC), Barueri (SP), Osasco (SP), Carapicuíba (SP), Caieiras (SP), Cajamar (SP), Franco da Rocha (SP), Guarulhos (SP), Ubatuba (SP), Taubaté (SP), Tatuí (SP) e Itapetininga (SP).

O projeto tem cinco etapas cronológicas: Oficinas de orientação: encontros presenciais ou virtuais sobre o tema Diversidade e Inclusão, onde são discutidas questões de cidadania e, por exemplo, a diferença entre pichação e grafite. Produção das ilustrações: os participantes são desafiados a representarem a sua visão sobre o tema por meio de ilustrações. Seleção e Voto Popular: as ilustrações passam por uma triagem da organização do projeto e as finalistas seguem para votação popular online. Além dos participantes, familiares e a comunidade poderão votar e interagir nas mídias sociais. Dia do Grafite: a ilustração mais votada será reproduzida em muro da instituição pelos próprios participantes com a monitoria de um grafiteiro profissional de cada cidade. Livro: produção gráfica e editorial que reúne as 22 ilustrações grafitadas nos muros das 21 cidades participantes. Exemplares do livro Comunidades Criativas são distribuídos gratuitamente para as instituições participantes.