Search

Câmara debate abertura e fixação da Barra do Rio Araranguá

Vereador, Samuel Nunes (PSD), discutiu assunto na Câmara de Araranguá com plenário lotado na sessão de quarta, 19, 

Um tema bastante polêmico discutido há várias décadas volta à tona na sociedade local: a abertura e fixação da Barra do Rio Araranguá. Sem respostas concretas, principalmente, para as comunidades ribeirinhas quanto à obra que atenda as reais necessidades do município, o vereador, Samuel Nunes, aprovou na sessão de quanta, 19, uma indicação pedindo a retomada das discussões sobre o assunto e a efetiva abertura e fixação da barra.

Com a presença de representantes da colônia de pescadores, moradores do Morro dos Conventos e Ilhas, lideranças comunitárias e associações de surfistas, o vereador defendeu seu pedido em plenário.

“No estudo para a fixação da barra do Rio Araranguá é informado que o assoreamento natural do rio, devido ao transporte dos sedimentos pelas correntes marinhas agrava problemas de enchentes, a abertura de forma artificial, tem como finalidade aumentar sua vazão e diminuir o nível das águas nas regiões situadas mais baixas da bacia hidrográfica. Outro aspecto que justifica a obra pretendida diz respeito à navegação. Considerando que o acesso ao mar através da foz do rio Araranguá, nas condições atuais, está sujeito às variações constantes na profundidade da barra e às intensas circulações de ondas, somente pequenas embarcações conseguem fazer a travessia. A abertura e fixação da barra do rio Araranguá, trará desenvolvimento social, turístico e econômico não só para as regiões ribeirinhas mas para toda a região do Vale do Araranguá”, argumentou na tribuna.