Search

Barão segue na presidência do PDT de Araranguá

A previsão de turbulências na reunião da Comissão Executiva do PDT não se concretizou especialmente pela ausência do vereador Diego Rosa Pires. Com a definição do atual presidente Airton “Barão” de Oliveira de se manter na presidência do partido- emboraa informação ainda seja extraoficial, o PDT pode até ficar sem vereadores.

A mudança na presidência já havia sido anunciada pelo próprio vereador Diego Pires, que deveria assumir o comando do PDT, especialmente depois que ele se dispôs a colocar o nome como candidato a deputado federal em 2022. Diego fez 3084 votos em Araranguá, maior votação entre todos os candidatos. Mas, a presidência, ao menos por ora, não deverá mudar.

A eleição de 2022, por outro lado, também dividiu o Podemos. Luciano Pires trabalhou na campanha deputado estadual de Rodrigo Minotto (PDT) quando o partido não concordava com a determinação do presidente Camilo Martins de levar o Podemos para o time de Carlos Moisés (Republicanos). Isto provocou uma revoada do time do então presidente Aquiles “Kila” Ghellere, que ficou apenas com Luciano Pires porque este é detentor de mandato.

Nesta nova composição, tudo se encaminhava para a junção ao PDT dos dissidentes do Podemos e mais o vereador Samuel “Samuca” Nunes, dissidente do PSD. Nesta composição o PDT ficaria com a maior bancada na Câmara junto com o PP, ambos com 4 vereadores cada.

A resistência de Barão põe fim a estas negociações, e o grupo de Kila passou a buscar outro espaço, que deve ser mesmo o União Brasil.

 

Caminho é o União

As tratativas já estão bem adiantadas para que o grupo adentre ao time de Gean Loureiro, o União Brasil. Hoje sem vereadores, o partido pode passar a ter 4 em março de 2024, na janela partidária: Diego Pires (PDT), Nelson Soares (PDT), Samuca (PSD) e Luciano Pires (Podemos).

 

Fator ideológico

O fato de o PDT estar na centro-esquerda é um dos motivos para que haja dificuldades em composição com o PL, por exemplo. Se o grupo estiver no União Brasil, poderá compor tanto o MDB do prefeito César e PSD de Tano Costa, quanto com PP e PL em uma chapa de oposição.

Além do mais, não é segredo para ninguém que os santos do prefeito César Cesa e do presidente Barão não se batem. Ou seja, estar no PDT hoje é quase uma garantia de estar na oposição em 2024.

 

Fator 2024

A mudança na regra das candidaturas pode influenciar na decisão dos partidos, que poderão lançar candidatos na proporção do número de cadeiras mais 1 candidato. Em Araranguá, os partidos poderão lançar 16 candidatos por partido – pode ser 11 homens + 5 mulheres, ou o inverso, o que irá tornar a eleição muito disputada e com legenda alta a ser preenchida. Além disso, existe a cláusula 80/20. Tem que atingir 80% da legenda para poder se eleger na sobra.

 

Podemos em novas mãos

O Podemos também deverá surgir pelas mãos de Anísio Premoli, que foi candidato a vice-prefeito em 2022, e que deixou o PDT.