Search

Segurança nas escolas: a importância da parceria entre polícia, pais e escolas

Após o trágico ataque a uma creche de Blumenau, que vitimou quatro crianças, o debate acerca da importância da segurança nas escolas de todo o país se intensificou e governos de todas as esferas buscam soluções para evitar possíveis ameaças aos estudantes e professores.

Na tarde desta terça-feira (18), na Câmara de Vereadores de Sombrio, a Secretária de Educação, Rita de Cássia, diretores de escolas públicas municipais, estaduais, centros de educação infantil e escolas particulares, filantrópicas e federais se reuniram com o Capitão Marcelo Faber, comandante da Polícia Militar de Sombrio para debater ações de segurança.

O principal objetivo da audiência foi informar aos presentes as ações da Polícia Militar para tornar o ambiente escolar mais seguro e buscar formas de realizar um trabalho preventivo e trabalhar em conjunto.

Na reunião, o Capitão informou acerca das ações de segurança nas escolas, dentre elas, identificar pontos de vulnerabilidade e encaminhar os relatórios aos responsáveis, o reforço do policiamento no entorno das escolas e o monitoramento das redes sociais. O destaque fica para a adoção de protocolos internacionais de segurança de prevenção de crimes relacionados às escolas que estão sendo adotados e adaptados à realidade local.

Os diretores expuseram suas opiniões, temores, tiraram dúvidas e foram tranquilizados quanto às possíveis ações violentas divulgadas em grupos de redes sociais, as fake news, grande preocupação para os gestores e diretores.

Marcelo Faber revela que não há nada de concreto em vista e que as atitudes preventivas estão sendo tomadas pela PM.

A orientação é que todos se mantenham atentos e que qualquer situação suspeita seja comunicada às autoridades competentes. O Capitão Faber salienta a importância da parceria da família na segurança do ambiente escolar, em saber o que os filhos levam na mochila.

No município de Sombrio, desde o ano de 2021, todas as escolas municipais e Centros de Educação Infantil – CEIs contam com serviços de vigilância e segurança, para proteger o acesso de estranhos ao ambiente escolar e agir em caso de alguma tentativa de ataque ou ameaça grave.