Search

LDO na Alesc; Sindicato na Câmara de Araranguá; balanço das eleições do MDB; e mais

Protocolado na Alesc Projeto de LDO de Santa Catarina para 2024

O Governo de Santa Catarina protocolou na última sexta-feira (14), o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2024, que estabelece as metas e prioridades do Poder Executivo na gestão do governador Jorginho Mello (PL).

“A LDO já demonstra a responsabilidade que o Governador tem com o dinheiro do contribuinte”, disse o Secretário de Estado da Casa Civil, deputado estadual Estêner Soratto.

De acordo com o Artigo 120 da Constituição do Estado, a LDO, além de definir as metas e prioridades, também tem o dever de orientar a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), organizar possíveis alterações na Legislação Tributária e estabelecer a política de aplicações das instituições financeiras de fomento.

Agora, será definido o cronograma para a tramitação da proposta na Assembleia Legislativa, com os prazos para a apresentação de emendas e do parecer conclusivo, além do relator do projeto. A LDO deve ser votada antes do recesso dos deputados estaduais, assim como prevê o regimento interno da Alesc.

 

Melhoria no terminal de passageiros do Aeroporto de Jaguaruna

O terminal de passageiros do Aeroporto Humberto Ghizzo Bortoluzzi receberá algumas melhorias em sua estrutura, como a troca da cobertura da sala de espera, para resolver problemas de vazamentos e infiltrações. A necessidade desta reforma foi uma das constatações do secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins, durante visita de reconhecimento ao aeroporto, realizada nesta segunda-feira, 17. Recentemente o sistema de ar condicionado já recebeu investimentos e está em funcionamento.

“Estamos seguindo uma determinação do governador Jorginho Mello (PL), visitando os equipamentos de logística do estado, realizando um diagnóstico e nos aproximando das comunidades que utilizam estas estruturas”, relatou Martins.

Na agenda de Jaguaruna, o secretário foi recebido pelo vice-prefeito, Henrique Boaventura, presidentes das associações Empresariais de Tubarão, Gean Carlo de Bom da Silva e de Jaguaruna, Cloudo Rocha, gestores da RDL, que administra o aeroporto, e empresários locais.

O aeroporto deve dobrar em breve a quantidade de voos diários com o início da operação da VoePass, conectando Jaguaruna com Congonhas. Atualmente já operam a Azul, com voo para Viracopos, e a Latam, com voo para Guarulhos.

 “Durante a visita também constatamos a necessidade de uma outra obra estrutural, para ampliação da área operacional das bagagens dos passageiros. Novos estudos, com projetos e orçamentos serão feitos para avaliar como esta reivindicação será atendida. Juntamente com o processo de concessão do Aeroporto que deverá passar por novas avaliações, sempre ouvindo os líderes locais”, concluiu o secretário Beto Martins.

 

Municípios catarinenses na Zona Franca da Uva e do Vinho

A deputada federal Júlia Zanatta (PL) apresentou emenda ao PL 1378/19, em defesa da valorização dos produtores de uva e vinho de Santa Catarina. O projeto, que prevê a criação da Zona Franca da Uva e do Vinho, já estava em tramitação na Câmara, mas contemplava apenas cidades do Rio Grande do Sul, deixando as catarinenses de fora.

Com a emenda apresentada pela parlamentar, pelo menos 27 municípios catarinenses também farão parte do projeto. Entre eles está São Joaquim que, em 2022, conquistou três medalhas na Decanter World Wind Award (DWWA), conhecida como o “Oscar do Vinho”.

 “A produção de uva e vinho fomenta o turismo e a economia regional e leva o nome de Santa Catarina para o mundo inteiro. Precisamos valorizar os produtores e buscar cada vez mais formas de atrair investimentos para o setor”, afirmou Júlia.

 

PGE e o processo de Júlia contra Jerry

A deputada federal Júlia Zanatta (PL) recebeu ofício da Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) informando sobre a representação da Procuradora Raquel Branquinho Nascimento, coordenadora do grupo de trabalho especializado em violência política de gênero, para a PGR adotar providências sobre a conduta do deputado Márcio Jerry (PCdoB). De acordo com o documento, o deputado será investigado e poderá responder pelo crime de assédio previsto no artigo 326-B do Código Eleitoral.

A parlamentar também informa que, diante das recentes falas do deputado Jerry a acusando de ser criminosa e de praticar denunciação caluniosa e manipular imagens, já está providenciando com a equipe jurídica para processa-lo criminalmente e civilmente.

 “Não posso admitir que o deputado continue me desrespeitando publicamente. O PL já o representou no Conselho de Ética, a PGR está tomando as providências cabíveis e eu irei acionar a justiça contra as acusações que o deputado Jerry está propagando na imprensa e nas redes sociais”, finalizou Júlia Zanatta.

 

SC Gás na região

Otmar Muller foi de fato oficializado como presidente da SC Gás;

 

MDB Vale do Araranguá

O fim de semana foi de convenções do MDB em todo o estado. Em muitos casos foi mantido o presidente que já comandava a Executiva, que, por conta da pandemia, ficaram sem alterações.

Na região da Amesc, o MDB de Araranguá elegeu como presidente Emerson Almeida, que era o atual vice-presidente, com Tadeu Zilli de vice e Alcindo “Negão” Crepaldi como segundo vice.

Balneário Arroio do Silva manteve Fernando Victor na presidência.

Maracajá elegeu Rudi Dassoler como presente

Em Morro Grande, o vice-prefeito Juraci Favarin, o Tatin, fica como presidente.

 

MDB região de Turvo

Neste sábado, mais de 50 filiados compareceram à convenção do Diretório do MDB de Ermo, que contou com a presença do deputado estadual Tiago Zilli, prefeito Paulo Della Vecchia, vereadores Daniel Borges e Clesinho, e elegeu novo diretório, sob condução do presidente Eliomar Costa Helena. O nome de consenso para presidir a nova executiva do partido é Jiovani Nagel Simon, o Jegue, com história de militância e forte ligação com a sigla, irá conduzir o MDB no pleito eleitoral de 2024. No evento, foram realizadas 12 novas filiações abonadas pelo deputado Zilli.]

Em Turvo, a vereadora Cleonice Lima, que era a segunda vice-presidente, passa a ser a presidente em exercício com a licença de Edson ‘Pisca’ Dagostin e depois de Hendel Pescador.

Possivelmente haverá o retorno de um ex prefeito ao partido que desfiliou-se durante as eleições da Cersul em 2019 após o descumprimento de um acordo.

Já em Timbé do Sul, na oposição, o MDB será comandado por Everton “Eto” Pessetti.

Meleiro manteve Rodrigo Porto como presidente.

 

Herval Borges comanda MDB

Reunido no último sábado, 15 de Abril, membros do MDB de Jacinto Machado realizaram a sua convenção para escolha dos novos nomes que compõem o partido em seu diretório, executiva, conselhos fiscal e de ética, e delegados que representam o município a nível estadual. Hailee Cechinel foi eleito vice. Atual presidente, Herval Borges foi reconduzido ao cargo para o próximo biênio.

O MDB também escolheu o time que irá coordenar os trabalhos de preparação para as eleições de 2024.

Presentes os empresários Sander Just e Adriano Rosso, que, assim como os vereadores Laudir Possamai e Enison Recco, além do próprio presidente Herval Borges, foram lembrados como possíveis nomes para a sucessão da atual gestão na prefeitura de Jacinto Machado.

O deputado estadual Tiago Zilli também esteve presente na convenção junto com o prefeito João Batista Mezzari, o Gaiola.

 

Anísio fora do PDT

O ex vereador Anísio Premoli que veio do MDB, depois fez campanha para Rodrigo Turatti a deputado pelo PSL, agora deixa o PDT. Há possibilidade de ida para o Podemos, que era comandado pelo grupo de Kila Ghellere, que deixou o partido. Ele distribuiu uma carta aberta à imprensa no início da noite desta segunda-feira (17).

“Mui respeitosamente dirijo-me aos amigos e toda a imprensa (as) para informar que formalizei junto ao diretório municipal do PDT, o meu desligamento do partido. busquei cumprir uma missão política e partidária pautada na ética, respeito, dedicação e humildade, sempre visando contribuir para uma sociedade mais justa e menos desigual. Durante este período de filiação do PDT, conheci amigos que levarei para a vida toda e, inclusive candidatei-me a vice-prefeito municipal nas Eleições Municipais de 2020. Não houve êxito no pleito, mas em compensação, tive oportunidade de escutar o anseio de inúmeros cidadãos (ãs), assimilar muitas ideias e sugestões e ampliar conhecimento. Este roteiro serviu de subsídio para minha participação nos debates e elaboração do plano de governo, cuja principal finalidade era discutir, elaborar diagnóstico e chegar a conclusões com o objetivo de auxiliar nosso município a proporcionar maior desenvolvimento e melhor qualidade de vida. Encerro um ciclo, ainda não defini meu destino partidário, mas tenham certeza de que, continuo lutando pelo bem estar da nossa Araranguá, em especial do setores da saúde, Educação e segurança pública, no qual tenho identificação e envolvimento, exercendo ou não mandato. Enfim, me manterei fiel aos ideais, aos princípios éticos e morais que me norteiam e conduziram-me junto à vida pessoal, familiar e também à vida pública. Agradeço ao PDT e às pessoas que acreditaram (e acreditam) em mim e nos projetos defendidos”.

 

Reunião do PDT

A reunião da Executiva do PDT nesta terça-feira (18), deverá tratar da saída de Anísio; da possibilidade de entrada dos dissidentes do Podemos; e da possível troca na presidência do partido, hoje com Airton de Oliveira, o Barão.

 

Ordem de serviço no Arroio

A Administração Municipal de Balneário Arroio do Silva realizou nesta segunda-feira (17) a entrega de ordem de serviço que contempla a pavimentação em lajotas de trechos de três ruas da cidade:

Rua Garibaldi – trecho compreendido entre a Rua Criciúma e Rua Tubarão; Rua Guanabara – trecho compreendido entre a rua José Augusto da Conceição e rua dos Pinheiros; Rua Procópio Caetano da Silva – trecho compreendido entre a Avenida Salmi Paladini e rua Guilherme Becker.

O investimento é de R$309.802,95; com R$200 mil de emenda parlamentar do deputado estadual Julio Garcia (PSD). A obra será executada pela empresa J. de Souza Lourenço – EPP. A ordem de serviço foi entregue pelo prefeito Evandro Scaini junto a vereadora Greyce Copetti (PDT).

 

Sindicato reunido com vereadores  

O acordo coletivo, em negociação entre servidores públicos municipais e o Poder Executivo, repercute também na Câmara de Vereadores de Araranguá. No final da tarde desta segunda, 17, representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais – Sindma, estiveram no gabinete do presidente da casa, Luciano Pires, para solicitar apoio dos representantes do Legislativo nas pautas da categoria.

Também participaram da reunião os vereadores, Jorginho Pereira, Douglas Michels, Tico Batista, Samuel Nunes, Diran Drewke, Luiz da Farmácia, Lena Périco, Pulinho Souza, Neno Fontoura, Jair Anastácio e Zico. 

A presidente do sindicato, Simoni Zilli, estava acompanhada de outras servidoras municipais, que relataram entre os pedidos, a necessidade do reajuste salarial de algumas categorias que estão defasadas. 

Ao final, ficou definido duas providências por parte dos vereadores: proposta de um requerimento conjunto em favor dos servidores municipais que dará entrada na sessão de quarta, 19, e a criação de uma comissão de vereadores para acompanhar as negociações.

“Precisamos dar atenção aos nossos servidores municipais que atendem toda a população, e também entender as justificativas do governo. Estaremos sempre à disposição”, disse o presidente.

Na última assembleia a proposta do Poder Executivo de 4% de reposição não foi aceita pelos servidores.

 

Acervo cultural de Araranguá recebe digitalização

O Departamento de Cultura de Araranguá, vem realizando há alguns anos, a digitalização do acervo do Museu Histórico de Araranguá. Este é um processo que serve para a preservação da memória, de registro digital dos documentos.

Segundo a diretora de Cultura, Micheline Vargas, a digitalização tem o intuito de preservar o patrimônio do Arquivo Histórico de Araranguá.

”O acervo passa por minuciosos cuidados, incluindo higienização, catalogação e digitalização”, destaca.

Conforme o responsável pela digitalização, o acadêmico do curso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Elvio Antônio Lessa, atualmente, o arquivo conta com 171.280 documentos digitalizados.

O município convida os araranguaenses e turistas para visitar o Museu Histórico de Araranguá e suas exposições. O museu está localizado na Praça Hercílio Luz, Centro. O horário de atendimento é das 8h às 19h (sem fechar ao meio-dia).

 

Infraestrutura de Praia Grande em debate

No dia 13 de abril, o prefeito de Praia Grande, Elisandro Machado (Fanica), recebeu em seu gabinete uma comitiva composta pelo Coordenador Regional de Infraestrutura Sul, Ademir Honorato, o Assessor da Deputada Federal Júlia Zanatta, Robson Pizzolo, e o Assessor Especial Casa Civil, André Fernandes. O encontro teve como objetivo tratar de questões relacionadas à infraestrutura da cidade, em especial, a Usina de Asfalto do Consórcio Intermunicipal Mampituba (Cima) e as obras de pavimentação da Serra do Faxinal e da Rodovia SC-108.

A Usina de Asfalto do Consórcio Cima é responsável por fornecer o asfalto utilizado na pavimentação das ruas e avenidas de Praia Grande, Passo de Torres, Santa Rosa do Sul e São João do Sul.

Durante a visita, foram discutidas questões técnicas relacionadas ao funcionamento da usina, bem como possíveis ampliações a serem implementadas no serviço prestado.

As obras de pavimentação da Serra do Faxinal e da Rodovia SC-108 são de extrema importância para o desenvolvimento da região, uma vez que irão melhorar o acesso de moradores e turistas aos municípios próximos. Durante a reunião, também foram discutidos os detalhes técnicos das obras, além dos prazos para a sua conclusão.

Além dos representantes do Governo Estadual e da Deputada Federal, estiveram presentes no encontro os vereadores Altemir Bortolin de Jesus (Nego) e Hélio Roque Speck, que acompanharam as discussões e puderam contribuir com sugestões para a melhoria da infraestrutura da cidade.

O prefeito destacou a importância da visita e agradeceu a presença dos representantes do Governo Estadual e da Deputada Federal.