Search

MDB de Araranguá define comando dia 15; Leite comanda PSDB em crise; Amrec em ebulição; e mais

SEMANA DE ELEIÇÕES NO MDB DE ARARANGUÁ

No próximo dia 15 de Abril, no Sítio Pura Brasil, em Araranguá, acontece a eleição do novo comando do MDB, que hoje é comandada pelo prefeito César Cesa como presidente e o secretário de Planejamento Emerson Almeida como vice presidente.

A escolha do novo Diretório atende a orientação do MDB estadual, seguida pelo MDB estadual, hoje comandado pelo deputado federal Carlos Chiodini.

Emerson Almeida deverá ser definido como presidente do MDB e os demais cargos da Executiva serão definidos ao longo da semana.

 

NINHO TUCANO EM EBULIÇÃO

O PSDB nacional está em guerra por espaço entre os grupos os políticos do governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o ex governador de São Paulo, João Dória e o ex governador Rodrigo Garcia. Era de se esperar que Leite, governador reeleito, se transformasse na maior liderança tucano. Ele se elegeu junto com os governadores Raquel Lyra, em Pernambuco, e Eduardo Riedel.

O problema é que a decisão de João Dória nas eleições de 2022 o deixou sem força nas internas. Ele renunciou ao cargo de governador para concorrer à presidência da República, mas acabou preterido pelo comando do PSDB, então comandado pelo deputado Bruno Araújo. Os tucanos preferiram apontar a senadora Mara Gabrilli como vice de Simone Tebet (MDB).

João Dória, de grande nome dos tucanos, passou a um líder rejeitado, e os tucanos acabaram reduzindo de tamanho nas eleições. Apenas 18 deputados federais eleitos em 2022 fizeram com que a bancada tucana reduzisse o poder, coisa que não era comum desde 1989, quando foi fundado o partido pelo time de André Franco Montoro, Fernando Henrique, Aloysio Nunes Ferreira e Mário Covas.

 

A PERDA DE SÃO PAULO

Agora, no momento da reconstrução dos tucanos, o grupo de Eduardo Leite está em um cabo de guerra com Dória e Garcia, que era vice governador no momento da renúncia do então governador de São Paulo. Garcia disputou a reeleição e ficou fora do segundo turno em São Paulo, quando Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) derrotou o ex prefeito Fernando Haddad (PT).

Os tucanos perderam o comando do estado de São Paulo, depois de 28 anos, elegerem Mário Covas, Geraldo Alckmin, José Serra e João Dória desde 1994.

 

SEMANA DE INAUGURAÇÃO

A equipe da Post TV está trabalhando para a inauguração do estúdio de podcasts, na Cidade Universitária, em parceria com a Weber Empreendimentos. Será dia 14 de Abril.

 

RESTAURAÇÃO

O Calçadão de Araranguá receberá um presente. A Simon Empreendimentos irá restaurar a fachada do prédio onde funcionava o Cine Roxy.

 

RACHA NA AMREC

Sob o comando do prefeito Noi Coral (PP), de Morro da Fumaça, a Amrec pode deixar de ter 11 filiados e passar a ter 6. Isto porque 5 municípios – Criciúma – PSDB, Forquilhinha – PSD, Nova Veneza – PSDB, Sileropolis – PSDB, e Cocal do Sul – MDB, abriram dissidência. Os 5 prefeitos tendem a montar um novo consórcio de saúde. Os municípios da Amesc associados ao Cis Amrec não estavam de acordo com a mudança na direção do Consórcio e devem permanecer no grupo.

 

AMIGOS DO MITO

Depois de ter colocado o filho 04 de Jair Bolsonaro (PL), Jair Renan Bolsonaro, em um cargo de assessoria com salário de R$ 9,5 mil, o senador Jorge Seif (PL) volta a demonstrar o quanto é grato ao ex presidente por ter sido eleito em Santa Catarina. Colocou no gabinete o namorado da filha mais velha da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Igor Matheus Modtkowski ocupará a função de motorista, com salário de R$ 3,9 mil.