Search

Como atua a Polícia Científica e quais suas atribuições?

A Polícia Científica exerce um papel importante para a Segurança Pública, principalmente na coleta de provas de crimes cometidos, realização de exames de corpo de delito e outras perícias capazes de contribuir com as investigações da Polícia Civil.

Apesar de ser um órgão atrelado à Secretaria de Segurança Pública é independente das demais polícias. Mas, além de servir como apoio nas investigações, cabe também à Polícia Científica, o papel de confeccionar o Documento de Identidade, que agora é unificado no país, e que consta apenas o número do cadastro de pessoa física, o CPF.

Para explicar estas demandas e atualizar sobre as mudanças na confecção da nova identidade o perito criminal, Roni Coelho Rossi, participou da sessão de quarta-feira, 05, na Câmara de Araranguá. O convite foi feito pelo presidente da casa, vereador, Luciano Pires.

“Muito Importante entendermos a classificação das polícias e nos colocarmos à disposição para suas atuações na comunidade”, comentou o presidente.

Usando o plenário, o perito explicou a importância do novo documento, inclusive, para as investigações criminais e tornar mais segura a identificação dos brasileiros.

“O cidadão poderá ter o documento de forma digital, e os dados dos estados se comunicarão a partir de agora. Nos países do Mercosul a nova identidade vai valer como passaporte e a primeira via é gratuita”, explicou.

A parceria da Polícia Científica com o Legislativo municipal se consolida com a atuação do Balcão da Cidadania, que servirá como mecanismo para agilizar o atendimento dos araranguaenses. Àqueles que se dirigirem ao balcão na Câmara poderão solicitar a data para a confecção do documento que os servidores terão acesso online dos agendamentos.

“O Balcão do Cidadão é uma boa ferramenta para auxiliar. Muitas vezes a demanda é tão grande que não conseguimos agendar no momento. Desta forma, o serviço oferecido pela casa será muito bom para quem procura informação”, analisou o perito.

A Polícia Científica está localizada na Rua Regimento Barriga Verde, número 819, em frente ao prédio do antigo Detran, no centro de Araranguá.