Search

Emoção, placa, taça, e empate na partida que lembrava a final de 1991

A emoção tomou conta do palco central da Festa de Aniversário de Araranguá, que comemora 143 anos de emancipação político-administrativa.

No palanque oficial de autoridades, o prefeito César Cesa, vice-prefeito Tano Costa, secretários municipais, o ex prefeito e ex deputado estadual Manoel Mota, o ex vereador Ozair Banha da Silva – que era presidente da Câmara de Vereadores e que foi autor da lei que homenageia o professor Nilson Matos Pereira com o nome da Arena Poliesportiva.

Destaque também para família do homenageado, a esposa Neuza Pilenghy Pereira e as filhas, que fizeram parte da homenagem.

“Nunca poderia imaginar que estaria neste dia de hoje inaugurando esta Arena, revivendo a emoção de 1991, quando eu era vice-presidente do Araranguá, e muito menos estar homenageado o professor Nilson, que muitas vezes foi meu conselheiro político. Banha, você marcou um verdadeiro gol de placa quando fez esta homenagem”, disse o prefeito.

O prefeito ainda lembrou de um momento inesquecível da Copa SC de 1991.

“Depois do gol do Paulão nos pênalts, que decidiu a competição, vimos o Manoel Mota dando uma cambalhota atrás da trave”, contou.

Depois dos discursos emocionados, foi a vez das autoridades, amigos, e familiares irem até entrada da Arena para descerramento da placa que homenageia e eterniza o nome do ex goleiro Nilson.

O atual presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Pires, que era diretor de Esportes quando foi iniciado o projeto da Arena, e o atual responsável pela Secretaria de Esportes, Emerson Almeida, também demonstraram a satisfação de participar deste momento histórico.

 

 

Torcedores do AEC fazem a festa

O comerciante e colecionador de camisas do AEC, Flaec Michels, há 10 anos mantém a taça original da taça de 1991 em sua posse. Foi chamado para trazer a peça que está em seu acervo pessoal.

“À época, o empresário Alveri de Sá me repassou a taça para que eu ficassede posse dela”, contou com alegria.

Em um ato carregado de simbolismo foi feita a entrega da taça para o capitão da época da conquista, Itamar Gaúcho.

Antes das 17 horas, o prefeito César Cesar deu o pontapé inicial para a abertura da primeira partida entre o máster do Araranguá Esporte Clube e o Figueirense, que reviveu a final da Copa Santa Catarina de 1991, em que o AEC bateu o alvinegro nos pênaltis (7×6), depois de empate em 1×1 no tempo normal, e levantou a taça.  

A arquibancada da Arena Poliesportiva Nilson Mattos Pereira ficou tomada pelo público para assistir a uma partida histórica, que terminou empatada em 3 x 3.

O Figueirense arrancou na frente, mas o AEC empatou com gol de Edvilson. O AEC ficou na frente do placar com gol de Teio, 2×1, mas nem deu tempo de comemorar e o Figueira empatou em 2×2. Mais uma vez o AEC abriu vantagem com gol de Teio, mas, no final da partida, o Figueira empatou em 3×3.