Search

Dia D de Combate à Dengue em Sombrio: conscientização e apoio da população

Segundo informações da Diretoria de Vigilância Epidemiológica – DIVE de Santa Catarina, até 25 de março de 2023, foram notificados 22.586 casos suspeitos de dengue no estado, sendo que 4.769 foram confirmados.

Com o estado em alerta, a Prefeitura de Sombrio, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Serviço de Endemias, convida a todos os sombrienses para o Dia D de Combate à Dengue. 

O Dia D tem como objetivo educar e conscientizar a população sobre a importância dos cuidados domésticos e coletivos no combate à reprodução do mosquito transmissor da Dengue, o aedes aegypti.

Na manhã deste sábado, 1, a população pode levar seus materiais sem uso para descarte, para que a Prefeitura dê a eles a destinação correta. O mosquito da Dengue se utiliza de qualquer lugar que possa acumular um pouco de água para depositar seus ovos, assim, é essencial manter os pátios limpos e sem materiais como pneus, latas, vidros, eletrônicos, vasos de plantas abandonados, lâmpadas, e outros.

O Dia D terá início às 8 e se encerra ao meio dia, no Centro Multiuso Deldi Garcia, no bairro Parque das Avenidas.

 

Dicas para combater a dengue

Para evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti, é preciso evitar água parada, mantendo bem tampados tonéis e caixas d’água, acondicionar os pneus em locais cobertos e manter o pátio sempre limpo, sem garrafas ou latinhas com água acumulada. É preciso ainda dar atenção especial às calhas, remover galhos e folhas para que a água não se acumule, encher pratinhos de vasos com areia até a borda e realizar a manutenção de piscinas rotineiramente.