Search

Estacionamento rotativo; segurança; trânsito e mobilidade fecham pauta da Câmara em Março

Vereador questiona arrecadação com Estacionamento Rotativo Araranguá

Na última sessão de março, realizada na quarta, 22, na Câmara de Vereadores de Araranguá, o vereador, Diran (PP) conquistou a aprovação em um Pedido de Informações que trata do Estacionamento Rotativo.

No documento que agora segue para a administração municipal, o vereador faz três questionamentos: após o município assumir a gestão do estacionamento rotativo qual o valor da arrecadação bruta mensal? Qual o valor das despesas mensais com o pagamento dos monitores (salários e contribuições fiscais)? Onde vem sendo investido o dinheiro do mesmo?

Na justificativa do pedido, o vereador progressista justifica serem necessárias as informações já que cumpre papel fiscalizador.

“Há alguns anos a prefeitura vem operando o Estacionamento Rotativo Zona Azul, desta maneira se faz necessárias estas informações sobre a arrecadação, o saldo em caixa e a destinação dos recursos arrecadados com funcionamento do mesmo. Sendo que uma das funções dos vereadores é a fiscalização, solicitamos estas informações para passar para os munícipes uma posição concreta quanto ao assunto abordado”, disse.

 

Requerimentos discutidos na penúltima sessão de março na Câmara de Araranguá

Na sessão de segunda, 20, na Câmara Municipal de Araranguá dois requerimentos foram colocados em discussão.

De autoria do vereador, Samuel Nunes, o Samuca (PSD), foi aprovado o pedido para que a Polícia Militar efetue rondas preventivas nas escolas da rede pública municipal e estadual. O documento endereçado ao comandante da corporação, Tenente Coronel Marcelo Zanette, prevê a ronda no horário de entrada e saída dos alunos.

“O vereador justificou o pedido dizendo “para que todos os alunos e alunas tenham mais segurança, durante a entrada e saída das escola”.

Já o vereador, Diran (PP), requereu o comparecimento do Diretor de Trânsito do município, Sandro Xavier, em uma das sessões legislativas para que explique os detalhes das mudanças no trânsito no entorno do conhecido “Trevo do Relógio do Sol”, no bairro, Cidade Alta.

O vereador justificou a importância de seu pedido e que partiu do próprio diretor da pasta. “O Diretor de Trânsito do Município, Sandro Xavier, solicitou espaço em uma das sessões para explanar sobre a nova rótula do Relógio do Sol. Por isso, venho requerer esse espaço, para que este assunto seja esclarecido para os nobres colegas e comunidade”, explicou o vereador, Diran.

Enquanto isso, os vereadores Nelson Soares e Diego Pires, ambos do PDT, solicitaram em requerimento conjunto que seja concedido espaço nas sessões para que representantes da Cooperativa dos Produtores de Leite e Agricultores do Sul de Santa Catarina explanem a situação que a categoria enfrenta. Aprovada a preposição, o presidente da cooperativa, Willian dos Santos, foi convidado.

“A presença do presidente da cooperativa em uma das sessões, se faz necessária para que o mesmo possa explanar a atual situação dos produtores de leite de Araranguá, bem como, as ações realizadas em prol da classe e seu desenvolvimento pela cooperativa” justificaram os vereadores aos demais colegas.

*Indicações*

Ainda durante a sessão, doze indicações foram propostas pelos vereadores à administração municipal. Os pedidos podem ser acompanhados na pauta da sessão disponível em:

https://

www.cmva.sc.gov.br/pautas/sessao_ordinaria/2023/1/0/1415

 

Todas as indicações foram direcionadas a secretaria de Obras e dizem respeito as maiores demandas relacionadas a pavimentação e conservação de ruas como a apresentada pelo vereador, Neno Fontoura que solicita a pavimentação com lajotas e saneamento básico na Rua das Margaridas no Bairro Jardim das Avenidas