Search

55 ANOS DA CDL; COMPER EM ARARANGUÁ PARA TRATAR DA PONTE; E MAIS

LANÇAMENTO DOS 55 ANOS

A CDL de Araranguá foi fundada em 17 de junho de 1968 e comemora 55 anos de sua fundação pelas mão de Cláudio Roberto Garcia, que agora está com 80 anos de idade. Nos próximos 9 meses haverá uma série de atividades para comemorar o aniversário.

A entidade reuniu na noite desta quarta-feira (22) nova e velha guarda para acompanhar uma apresentação à imprensa do calendário, que inicia dia 3 de Abril com a apresentação da web série “memórias e histórias”, e encerra dia 11 de Novembro com o lançamento do Natal Premiado, no Calçadão de Araranguá.

O presidente Everaldo João recebeu ex presidentes desde o 01 Cláudio Garcia – e foram 33 mandatos, e muitos destes presidentes ainda estão vivos.

Muitas lideranças da sociedade civil organizada participaram do lançamento, prefeito César Cesar (MDB), presidente da Câmara Luciano Pires (Podemos) e da Aciva Edio Kunhasky Jr, formaram a mesa de autoridades.

 

ARARANGUÁ PRECISA DE UM UP

A reunião resolveu “botar o dedo na ferida” em relação a atuação do próprio empresariado local, algumas mudanças necessárias na cultura. Como no caso do excesso de ofertas de vagas para qualificação profissional, que acabam não sendo preenchidas. Ou seja, existe ofertas e falta interesse.

O prefeito César chamou os empresários a fazer investimentos para ajudar no desenvolvimento de Araranguá. Citou o exemplo da hotelaria, que necessita de aporte da iniciativa privada. E falou ainda das burocracias que atrasam a cidade, como no caso do Morro dos Conventos.

Por outro, existem muitas iniciativas por parte do poder público, que ajudam no desenvolvimento.

 

VAI OU RACHA

O prefeito César César (MDB) foi até a capital do estado nesta quarta-feira (22) com uma comitiva de secretários e procuradores para tratar com o deputado estadual Jerry Comper (MDB) – atual secretário de infraestrutura do Estado, deputados Zé Milton (PP), Tiago Zilli (MDB) e Volnei Webber (MDB), sobre a ponte o desfecho das obras da quarta ponte sobre o Rio Araranguá. Ficou acertado que Comper virá pessoalmente a Araranguá para vistoriar a obra na semana que vem ou na primeira semana de abril.

 

GETÚLIO EM OBRAS

Vai iniciar nesta quinta-feira (23) a obra de colocação de galeria pluvial na Avenida Getúlio Vargas, o que levará ao fechamento parcial do trecho entre a rua Expedicionário Iracy Luchina e a Capitão Pedro Fernandes. O acesso ao Supermercado Abimar estará liberado.

Um dado curioso é que um projeto para resolver os problemas de madrodrenagem no centro e adjacências não custaria menos que R$ 100 milhões, ou seja, 10% de toda a arrecadação municipal. Só mesmo com recursos de outras fontes para execução deste investimento.

 

COMUNICAÇÃO DO PREFEITO

O prefeito César Cesa (MDB) fechou com a agência Performance, do jornalista e publicitário Saulo Phitan, para que ele cuide da comunicação pessoal do prefeito. Agência cuida da comunicação do mandato de Tiago Zilli (MDB) e mais recentemente, cuidou da campanha da chapa 1, de Andrei Magagnin, na Cersul.

 

HELIPONTO NO HRA

Foram concluídas as obras do heliponto no Hospital Regional de Araranguá. Na terça-feira (21), uma criança (bebê) foi transportada de Balneário Camboriú para a Unidade de Terapia Intensiva do HRA, e o heliponto mostrou sua importância no atendimento de casos graves, como bem lembrou o diretor Kristian de Souza.

 

POLITICA NACIONAL

 

LULA X MORO

A fala de Lula da Silva (PT), chefe do Poder Executivo, que se referiu ao senador Sérgio Moro (União Brasil) com palavras de baixo calão, merecem ser reprimidas tanto quanto deveriam ser reprimidas as falas dantescas do ex presidente. No entanto, não é possível relacionar a fala de Lula em entrevista com o plano do PCC para assinar Moro. Lula falava sobre o momento em que estava preso, e que uma das motivações para ele lutar para sair da prisão era exatamente a vingança contra Moro. Questão de interpretação.

 

CRIME ORGANIZADO

Em aparte ao discurso do senador Sergio Moro (União-PR), nesta quarta-feira, 22, Jorge Seif (PL-SC) se solidarizou com o colega e com sua família, que foram ameaçados de morte pelo PCC, como também alertou para a facilidade com que o crime organizado vem avançando no país.

 

PERSEGUIÇÃO DO MT A PRODUTORES RURAIS?

Na primeira reunião da Comissão de Agricultura da Câmara, nesta quarta-feira (22), o deputado federal Pezenti relatou, de forma contundente em seu pronunciamento, a perseguição do Ministério do Trabalho a produtores rurais de todo o Brasil, especialmente aos cebolicultores de Santa Catarina.

“O Ministério do Trabalho tem rodado o país em ações que, a meu ver, têm mais como objetivo render manchetes na imprensa, do que combater o suposto trabalho análogo à escravidão. Ninguém é a favor de escravizar pessoas. Uma coisa é trabalho escravo, outra coisa é bom senso para corrigir os equívocos em contratos de trabalho e adequações que precisam ser feitas no alojamento ou no refeitório dos trabalhadores”, explicou Pezenti.

 

INQUIRIÇÃO AOS MINISTROS

A deputada federal Julia Zanatta (PL) e deputada Chris Tonietto (PL-RJ), conseguiram a aprovação na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher do requerimento para que a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, preste esclarecimentos na Câmara, sobre a Portaria 230/23, que trata sobre a “teoria de gênero” na saúde pública.

Zanatta também participou da reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e votou favorável ao requerimento que determinou o dia 28 de março para que o Ministro da Justiça, Flávio Dino, compareça à Câmara, para responder a questionamentos dos deputados sobre os últimos episódios ocorridos no Rio Grande do Norte em relação ao PCC e outras questões envolvendo o atual governo e a segurança pública brasileira.

 

POLITICA ESTADUAL

 

PREVENÇÃO À INFLUENZA AVIÁRIA EM SC

Atendendo a um requerimento do deputado Zé Milton (PP), a Comissão de Agricultura e Política Rural realizou na manhã desta quarta-feira (22) uma reunião para tratar das medidas que vêm sendo adotadas para prevenir a chegada da influenza aviária em Santa Catarina. O debate contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura e Pesca, Valdir Colatto, de representantes de órgãos ambientais e de desenvolvimento agropecuário, de entidades ligadas ao agronegócio e de lideranças municipais.